ZTOP+ZUMO 10 anos!

Zumo versus drivers: 1 x 0 (pros drivers)

caça aos drivers para XP pode demorar…

Qual é o seu limite de paciência ao instalar um novo sistema operacional em um computador? Ou melhor, qual seu limite de paciência para caçar na internet os drivers que o fabricante não oferece em sua página oficial de suporte do produto – ou até estão lá, só que em outro hardware similar. Minha saga envolve instalar o Windows XP em um notebook Compaq Presario V6210BR, que veio com uma versão do Mandriva Linux como sistema operacional principal.

A idéia – bem-sucedida, por sinal – era instalar o Windows XP (jazia esquecida aqui em casa uma versão 2002 zerada, novinha em folha e sem NENHUMA atualização. Sim, eu sou um cara corajoso).

Depois de instalar o novo sistema operacional começa a minha paciente saga – e quero levantar a questão de como ficam compradores de PCs populares (de diversas marcas) que instalam um XP (legal ou ilegal) e não conseguem ajuda pra fazer seu hardware funcionar direito, independente do sistema operacional, sem ter vontade de sentar e chorar. Esse é o ponto que quero atingir neste texto.

A instalação do XP aconteceu até que de forma tranquila e rápida. Como eu sabia que esse XP zerado de atualizações seria um problemão, baixei direto o Service Pack 2 do site da Microsoft em outro computador. Instalei um antivírus decente, baixei 94 atualizações do XP depois disso (e pelo menos mais 18 depois até agora), fiz o notebook encontrar a rede wireless sem briga e pronto, o portátil estaria pronto para uso, na teoria.

Na prática, a história foi outra: o XP não reconheceu vídeo, placa de rede, som e inúmeros outros recursos. Como previsto, tive que caçar os drivers na unha (isso não me surpreendeu). Alguns outros, como os do barramento USB e do drive combo, foram reconhecidos automaticamente pelo sistema operacional.

A HP, fabricante do Compaq V6210BR, fez um trabalho razoável para informar o usuário em seu site de suporte. Tem uma seção de drivers e downloads com drivers e software para o Vista, XP e até Windows 2000. Fui direto no do XP. A lista traz:

  • drivers de rede sem fio (Broadcom) e duas versões do HP Wireless Assistant;
  • drivers de teclado, mouse e dispositivos de entrada (incluindo um bizarro driver para sintonizar TV digital em padrão europeu, o que não é o caso de uma máquina feita pro mercado brasileiro);
  • uma atualização da BIOS (a que estava no notebook era mais recente);
  • software de suporte a gravadores com LightScribe, centro de ajuda e suporte e atualização de software HP.

OK, olhando a lista acima faltam três coisas importantes, não? Bingo se você chutou vídeo, som e rede local. Como uma página de drivers do fabricante não fornece essas inforamações direto ao consumidor? Ficaria eu condenado a uma tosca resolução de 800 x 600? Não, é óbvio.

Fui ao Google. Achei um fórum com outros donos de V6210BR com o mesmo problema. Felizmente, a resposta estava lá e me levaria de volta ao site da HP. O driver de vídeo (o chipset e a controladora de vídeo são Nvidia) é o mesmo de outro modelo da HP, o Pavillion DV6110. E ali estava o driver desejado.

Resolver o problema de som foi mais fácil. Voltei à página inicial de suporte do V6210BR e, ao lado, no item “boletins e alertas”, existe um link para download dos drivers de som. Funcionou.

Até hoje cedo, três pontos de interrogação me questionavam quando abria o gerenciador de hardware do XP. Nagano me deu a dica: baixa um driver geral da Nvidia, já que o chipset é deles. Instalei e duas interrogações sumiram – e até a porta de rede local começou a funcionar. Agora um último item de hardware (o co-processador) continua a me assombrar com sua interrogação, sabe-se lá até quando (se alguém souber qual é o driver, por favor, mande a dica nos comentários).

O HP V6210BR está totalmente funcional agora, depois de umas 15 horas dedicadas a formatar, instalar sistema operacional e literalmente caçar drivers.

A crítica aqui não é apenas para a HP. Ela poderia reunir todos os drivers em uma página só, consolidando a informação para seu comprador. Se os fabricantes de computadores pensassem em manter seu cliente feliz, seria extremamente eficiente se eles centralizassem a informação em um só lugar – mesmo que apenas meia dúzia de clientes realmente faça uso deles, sem precisar perder horas e horas caçando drivers. Eu – e a maioria dos leitores deste Zumo também – sei o caminho das pedras para me virar e descobrir os locais certos para download.

Imagine como fica o coitado que comprou um PC popular em 24 parcelas e quer porque quer usar Windows? Se depender dos fabricantes de hardware, ele está frito.

Henrique comenta: Falei com o pessoal da Positivo agora. Todas as máquinas (com Linux ou Vista) vêm com um CD de drivers pro XP. HP, que tal seguir o exemplo?

***

Sobre a máquina, algumas boas considerações. O HP Presario V6210BR tem uma configuração simples e básica (processador AMD Mobile Sempron 3500+ 1,8 GHz, tela de 15,4 polegadas widescreen, 60 GB de HD, 256 MB de RAM, Nvidia GeForce Go 6150, drive combo, wireless e slot ExpressCard). Coloquei mais RAM (só 256 MB ninguém merece!) e a máquina está ótima para navegar na internet, escrever textos, ver fotos e ouvir músicas.

Gostei bastante da tela e do som – depois de estarem em pleno funcionamento, claro. O XP roda bem com 512 MB de memória (facílima de instalar, por sinal). Pacote básico de software: Firefox, iTunes, Windows Media Player 11, DivX Player e pacote Lotus Symphony de escritório (até desnecessário, pois a nova dona quer tentar viver de Google Docs por um tempo). Não usei o note fora da tomada por um longo período, mas tive a impressão de que a bateria vai embora rápido.

Breve resumo de por que fui do Mandriva para o XP: desisti do Mandriva quando pediu senha de administrador ao acessar a rede sem fio, sem que o guia rápido (ou qualquer outro lugar) informasse qual é a senha – caso você não saiba, é Mandriva, descoberta depois de umas cinco tentativas (nota-se que o sistema é muito amigável ao usar o termo “root” em uma máquina com foco em mercado emergente). E o CD do Ubuntu travou várias vezes quando tentei instalar.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Frank Farias

    Henrique,

    Tenho esse Compaq, o topico foi fiel ao meu problema! discordo um pouco com a parte do Mandriva, utilizei ele por uns 5 dias e não tive problema algum… quanto ao co-processador eu não tive problemas com esse dispositivo mas os drivers que eu utilizei, seguindo tambem instruções de um forum, foi do Compaq Presario V6000 CTO Notebook PC.

    Abs!

  • Rodrigo

    isso tb acontece com os da Sony , um verdadeiro martírio ! Isso pq era um Vaio da serie SZ super moderno de fibra de carbono 8 mil reais ! Instalando o Vista ! Acabo q fiquei sem a webcam dele. Centenas de reclamações espalhadas pelo mundo… os caras tiveram a cara de pau de fazer um driver para cada versão do Vista, Business,Enterprise,Ultimate, Home… Isso mostra q a indústria ainda nao sabe respeitar o consumidor oq interessa é vender e dane-se depois.

  • Olá,

    Infelizmente existe uma grande incompatibilidade entre os notebooks Compaq e o Ubuntu.
    Tive a (in)felicidade de configurar pelo menos 10 notebooks Compaq, e para solucionar o problema de travamento segui os seguintes passos:

    No menu de inicialização do cd de instalação pressione a tecla referente a opções de kernel( F3 se não me engano ).

    Adicione as opções noapic nolapic e pressione ENTER

    Sds,

    Alex

  • a.

    a tônica do post foi usuário windows, mas creio que existe a mesma problemática nos computadores vendidos com distribuições linux customizadas para este ou aquele modelo, levando-se em conta que estão baratos por usarem peças mais baratas e com drivers que façam essas peças funcionarem.

    em breve vou confirmar isso, um amigo comprou um desses computadores e pretende mudar a distro para ubuntu. estou receoso de não encontrar ou passar mais ou menos meia vida procurando o drive específico para este ou aquele periférico ou tecla especial ou qualquer coisa que o valha.

  • Thiago

    Post ajudou muito!

    esses caras são tdo folgado n tao nem ai…

    estou tendo mesmo problema com pavillion dv6220br

    nice.

  • Cabelo (Luciano Silveira)

    Esse note é aquele que estavam vendendo por R$ 1299,00 no Submarino? Quanto custou a memoria extra?

  • paulo

    No guia do usuário que acompanha o notebook, tem sim a senha de root escrita lá dentro,
    acho que vc podia ter lido melhor o manual ao invés de usar isso como desculpinha p/ instalar winblows… ou por alguma falha sabe lá aonde o seu saiu sem a senha….

  • Frank, vou procurar os drivers desse compaq que vc. falou. obrigado!

    luciano, sim, é esse mesmo… a memória veio de um saldão da Lenovo comprada pelo Nagano faz um tempinho.

    paulo: pense em liberdade de escolha. eu fiz a minha e respeito quem faz outras 😉

  • Nickolback

    Comigo aconteceu com o meu pc Semp Toshiba. Veio com um Linux que nunca vi na minha vida.
    Tive várias dores de cabeça com ele.
    Tive que usar o programa Everest para encontrar os drivers necessários.

  • Pingback:   Drivers… quando os fabricantes vão aprender? by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Wilson

    Tenho esse notebook, comecei meu martírio ontem, achei os drivers da rede e só. Agora com suas dicas vou ver se consigo arrumar mais alguma coisa. Usei o mandriva por uns 20 dias, achei legal, funcionou quase tudo, só quando precisei do shokwave pra rodar um jogo na net tive que instalar o crossover que é pago e pode ser usado de graça por um mês. Tbém não consegui rodar alguns videos. Por comodidade vou para o xp.

  • Marlon Oswald

    problemas para encontrar driver do co processador
    ond posso encontrar???
    obrigado

  • Oi Marlon,

    Se você estiver realmente procurando o driver para o processador mobile Sempron, ele pode ser encontrados no site da AMD:

    http://www.amd.com/br-pt/Processors/TechnicalResources/0,,30_182_871_11687,00.html

    Procure pelo item “Mobile AMD Sempron Processor Driver Version 1.3.2.0053 for Windows XP and Windows Server 2003 (x86 and x64)” que está lá embaixo, no final da lista.

    Os usuários de Turion podem encontrar drivers e utilitários muito interessantes aqui:

    http://www.amd.com/br-pt/Processors/TechnicalResources/0,,30_182_871_14098,00.html

  • Pingback:   Como você “arruma” o micro? by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Pingback:   Hands-on: HP 2133 mini-note PC by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Naldo Lima

    Eu tenho um notebook compaq presario V6210Br e tive o mesmo problema descrito por você , mas consegui resolver o problema com um amigo que da manutenção em computadores do tipo Desktop mas ele não tinha conseguido instalar o drive de audio, e ai um outro colega foi que descobriu pra mim e hoje ele esta funcionando normalmente e com os drives salvos em meu pen-drive, hoje estou com o windows vista ultimate instalado, mas vou retirá-lo e voltar pra o xp novamente o vista é muito pesado e complicado.

  • Pingback: Hands-on: HP 2133 mini-note PC! « My Weblog()