ZTOP+ZUMO

Zumo no IDF 2009

IDF2009_intro

Mais uma vez, este Zumo bota o pé no avião para cobrir a convite da Intel Brasil o IDF 2009 — o maior Geek Fest do planeta (no nosso ponto de vista) — que começa na semana que vem em São Francisco, nos EUA.

O evento irá acontecer entre 22 e 24 de setembro no complexo Moscone West e deve reunir mais de 4 mil participantes interessados em conhecer, interagir e aprender o que há — e haverá — de novo nos produtos e tecnologias da empresa de Santa Clara.

Entre as novidades que devem ser mostradas nesse evento, boa parte delas serão voltadas para o segmento de mobilidade e aplicações embedded, como os primeiros SOC (system on a chip) de 32 nm para aplicatões de storage, telecom e até mesmo TV digital (construídos ao redor do Atom), a chegada da plataforma Nehalem nos notebooks (Clarksfield), chips Atom de baixíssimo consumo (Mooreston) e o novíssimo Jasper Forrest baseado no Nehalem-EP (efficient performance). Por causa disso, podemos esperar novos desenhos e padrões de formato para netbooks e MIDs. No segmento de software veremos novas ferramentas de desenvolvimento e Moblin V2.

No segmento de desktops, o destaque deve estar a chegada dos Core i5/i7 com soquete LGA 1156 e controlador de memória dual channel.

Com relação ao Larrabee, existe uma interrogação se haverá ou não uma demonstração pública de um hardware baseado no dito cujo. Num preview do evento conduzido por Stephen Smith na semana passada, eu tive a oportunidade de ir direto ao assunto e perguntar se eles iriam mostrar um Larrabee funcionando. Ele respondeu que a empresa irá mostrar o atual estágio de desenvolvimento do projeto, mas foi evasivo em confirmar se vão mostrar ou não o brinquedo novo.

Isso pode ter alguma ligação com algo que Charlie “bunny man” Demerjian disse em seu blog que uma nova versão revisada (e mais livre de bugs) do Larrabee (stepping B0) foi concluída no mês passado, de modo que os wafers podem já estar assando nos fornos da fábrica, mas pode ser que eles não fiquem prontos a tempo para serem degustados neste evento, mas com certeza estarão nos próximos.

Finalmente, foi confirmado que o keynote de Pat Gelsinger foi cancelado na última hora devido a sua ida para a EMC. No seu lugar escalaram Sean Maloney para fazer o keynote com o tema “Multi-core innovation“.

O Zumo é um dos dois únicos veículos convidados pela Intel para cobrir o evento nesse ano. Como já vinha impresso no saco de papel do armazém do meu pai — “Agradecemos a preferência!”

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Anderson 19/09/2009, 08:56

    Mário,

    por acaso, é você na foto bem ali no canto, agachado?

  • Mário Nagano 19/09/2009, 09:32

    Quem? Aquele mané de óculos vestido com malha azul + detalhes em branco que está segurando uma DSLR Olympus E-510 com lente Digital Zuiko de 14~54mm e flash FL-36 com um rebatedor caseiro feito com embalagem de margarina preso com um elástico feito com câmara de ar de bicicleta reciclada?

    Nope… nunca vi mais gordo. Eu tirei essa imagem da capa da agenda do evento.

    M.

  • Walter Mercado 19/09/2009, 10:25

    Eles estão tirando fotos de wafers de chips? 🙂

    IDF sem Gelsinger, e sem gente se perguntando quando ele vira CEO da Intel é estranho…
    O cara era otimista mesmo quando o P4 levava um couro do K8, antes até de perceberem que o Banias dava um excelente processador de desktop.

  • Marilu 19/09/2009, 20:20

    Oba! Mal posso esperar pelas novidades… 😀 \o/

  • dflopes 21/09/2009, 15:41

    boa viagem…

  • Lucas Jardim 21/09/2009, 21:08

    Viajando desse jeito, vão acabar conseguindo umas férias no vale do silício, com esses milhas!!! huahauhauahauhauha