ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Zumo em 2008 (pequena retrospectiva inspirada e obrigados)

2008_rat


No começo de dezembro, Nagano me pediu pra fazermos uma retrospectiva do ano do rato (2008) — que, pra falar a verdade, foi o grande ano do Zumo (isso porque 2009 ainda não chegou. quer dizer, enquanto escrevo isso, na Austrália já deve ser mais de meia noite, acho).

Como muitos dos nossos amigos no mercado (ou não) de tecnologia sabem, o Zumo surgiu como um “plano B” que começou a crescer, crescer, crescer – e estamos altamente felizes com isso.

A parceria com o UOL, a partir de meados de fevereiro, ajudou a dar um salto enorme na nossa audiência (105 mil visitantes únicos registrados em novembro não podem estar errados – e para um blog feito por jornalistas/técnicos sem apoio de um forum ou da dita “umbigosfera” que só lê/cita/linka coisas de fora, é mais que excelente). (Madu e equipe do UOL Tecnologia, além do pessoal de parcerias e publicidade, obrigados pela força!).

Em julho, grande surpresa: aparecemos na lista dos 10 blogs a concorrer ao Prêmio Comunique-se 2008 e considerado o único a correr por fora, sem o apoio de um grande site.

premio_comunique_se_zumo

Clique para ampliar

2008 foi o ano que fizemos barulho – o quase falido Technorati, que cada vez que vejo me dá uma autoridade diferente, que o diga – Engadget, Gizmodo (EUA e Brasil), Engadget Mobile, Boing Boing Gadgets Liliputing e tantos outros “grandões” lá de fora nos linkaram com tantos posts bacanas – Motorola Q11, Dell Inspiron Mini, Netbooks da Positivo e da CCE, Wii-cover nacional, Classmate PC “Tablet” e seus antepassados e tantos escritos adicionais. Obrigados aos colegas brasileiros que nos apóiam também – mais notadamente o Futuro.vc e o BR-Linux.

Em 2008 o Zumo também ganhou um braço “offline”: a coluna Tecnorama, na revista Galileu. Edson e Hélio, vocês são o máximo.

Ah sim, tivemos uma mega crise em agosto, ficamos fora do ar por uns dias, mas tudo voltou à vida normal.

Um outro obrigado enorme: ao pessoal das empresas de tecnologia, que nos mandam produtos porque confiam no nosso trabalho e conhecem bem a gente — em especial a Dell que nos confiou não apenas um e sim quase todos seus novos notebooks Latitude Série E de uma só vez para um único review (foi no dia da crise, por acaso). Um obrigado enorme pro pessoal de comunicação dessas empresas e um outro obrigadão pro pessoal das assessorias de imprensa, que dão a maior força e nos consideram gente grande (e somos, né?).

Com relação ao que acontece fora da tela do computador, o Zumo também botou o pé na estrada e cobriu diversos eventos locais e internacionais na Alemanha, Coréia e obviamente, nos EUA (Las Vegas, Austin, San Jose e Frisco). Cobrimos até GP de fórmula 1, com direito a entrevista com Felipe Massa. E até fomos (quase) pro espaço, num vôo doido de gravidade zero.

mario_mike

Mike Dell, da Dell Computer: uma das lendas vivas da computação pessoal que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente em 2008.

E, finalmente, um eterno agradecimento aos meus brothers in arms Mário Nagano, que todos os dias fica de olho “no lojinha” e Rafael Rigues, nosso braço técnico-e-salva-vidas-operacional. Sem vocês, Zumo não seria nada. E nem sem os leitores, que comentam, inventam, criticam, botam mais dúvidas na nossa cabeça – a vocês, um excelente 2009 e continuem por aqui.

E o que esperar para 2009?

Uma coisa é certa: vai ser melhor que 2008. Falando pelo Zumo, já começo a pensar em algumas mudanças no layout do site, pra deixar as coisas mais fáceis e simples de usar. O resto – nosso bom humor, nossos bons reviews, nosso jeito diferente de falar do mundo da tecnologia – continua o mesmo.

Ah sim, teremos um enviado especial a Las Vegas – nosso colega André Faure vai dar uma força pra cobrir a CES, agora em janeiro!

Feliz 2009 a todos!


Nagano complementa: Êba, sessão confete. Tô nessa:

Como disse certa vez, se um ano de vida na Web é o mesmo que um ano na vida de um cachorro (algo como sete anos de gente), olhando para as últimas 378 semanas a vida aqui o  Zumo tem sido uma experiência muito legal para os dois cabeças-duras que tocam esse blog com a inestimável ajuda de nossos colegas.

Além de agradecer à todos que o Henrique já citou, também agradeço muito à atenção e audiência de todos os aqueles que gostam do que escrevemos, de todos aqueles que não gostam do que escrevemos e até mesmo daqueles que não estão nem aí para o que escrevemos.

Acredito que a maioria gosta. E para aqueles que pensam o contrário sinto muito. É o nosso trabalho!

Feliz ano do boi (ou 14.063, segundo o calendário canino) .

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Feliz 2009 e muito sucesso pra vocês!

  • Alexandre Scaglia

    Caros Henrique e Mário, parabéns pelo excelente trabalho em 2008. E que neste ano que começa vocês arrebentem ainda mais!
    Abração,
    Ale