ZTOP+ZUMO

Zumo de volta ao Japão: CEATEC 2010

Depois do CES 2010 nos EUA e da IFA 2010 na Europa, um terço deste Zumo bota novamente o pé no avião agora na direção da Terra do Sol Nascente para ver a CEATEC JAPAN 2010, uma feira de tecnologia e de eletrônicos de consumo tão legal que até a japonesada vai lá para conferir as novidades.
A CEATEC teve início em 2000 a partir da fusão de duas outras feiras de tecnologia — a COM JAPAN e a Electronics Show — esta última datando dos anos 1960. De um certo modo, trata-se de um evento mais local do que internacional o que torna essa feira ainda mais interessante já que muitas coisas que são mostradas ficam por lá mesmo ou podem demorar um pouco mais para chegar em outras geografias.

De qualquer modo, existe o esforço dos organizadores de internacionalizar o evento com o objetivo de colocá-lo no mesmo patamar de outros eventos como a IFA e a CES.

E como era de se espear de uma civilização pós-industrial, o tema deste ano será a Harmonia Digital — Tecnologia para uma vida ecológica e confortável, que vai explorar uma nova geração de produtos e serviços baseados em tecnologias “verdes”, sustentabilidade e baixa emissão de carbono.

Estaremos indo para lá a convite da Panasonic para ver suas diversas “Eco Ideas” que serão mostradas na CEATEC, o que inclui produtos e soluções tanto para uso doméstico, veículos e até mesmo cidades.  Em uma outra área da feira haverá uma massiva exibição de produtos de áudio e vídeo com destaque para suas TVs de Plasma e câmeras 3D.

E já que estamos por lá, iremos tirar um dia para dar um pulinho em Osaka (cidade natal da Panasonic) para ver a fábrica de TVs de Amagasaki e no dia seguinte o Matsushita Eco Technology Center (METEC), seu centro de reciclagem de produtos e isso é só metade da nossa programação.

Como se trata de um evento organizado p0r japoneses, vai ser uma agenda bastante puxada, com um tempinho certo para tudo o que poderá limitar nosso tempo para mandar notas de lá. Mas de antemão eu acredito que vai ser uma empolgante jornada de conhecimento —  em especial para esse geek de subúrbio.
Disclaimer: O Zumo viaja ao Japão a convite da Panasonic Brasil.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • @easyoko 02/10/2010, 10:53

    Eba. Novidades, novidades!! Hahahah o/

  • Minoru 03/10/2010, 22:08

    ve se consegue dar um rolezinho basico em akiba

  • dflopes 04/10/2010, 13:31

    por favor,

    nao esqueça do video review na akihabara, mostrando quais lojas são obrigatorias

    • henriquem 04/10/2010, 13:53

      david, nao da pra prometer muito… a agenda do nagano tá mega apertada lá em toquio/osaka/etc 🙂

      • dflopes 04/10/2010, 14:34

        ué, ele pretende dormir?! XD

        desculpa, não resisti. Prometo que paro com as piadinhas… 😉

        • henriquem 04/10/2010, 15:03

          diz a lenda que ele não dorme…

  • Celia Oi 05/10/2010, 20:01

    Nem come sashimi…ou negui…cebolinha

  • Marilu_Araujo 07/10/2010, 12:47

    Go, Nagano! Go! \o/ 😀