Zumo, 1 ano no ar!

Z

O confeito acima foi cortesia dos nossos colegas da Burson, Thanks!!!

Eita, parece que foi ontem.

Não temos na verdade uma data certa para o “aniversário” do Zumo, mas sabemos que a idéia nasceu no fim de agosto de 2007 (e o domínio registrado no dia 31, para ser exato), em uma reunião num café na rua Augusta – Rigues, Nagano e eu.

Corremos para botar o site no ar, começamos a crescer, fomos pro UOL (maldito CNPJ que demorou a sair!), crescemos mais ainda, publicamos inúmeros posts exclusivos, tivemos a mega-pane do começo do mês passado (inferno astral?) e retomamos tudo de novo (80 mil visitantes únicos por mês não podem estar errados…) Até temos uma “versão em papel”, na coluna Tecnorama, publicada todo mês na Galileu.

Eu, particularmente, acho que esse é o projeto mais divertido que já participei na minha vida editorial (tá bom, no mundo offline teve a The Industry Standard, que morreu rápido, infelizmente). Não temos que nos prender a amarras impostas por chefes malucos (todos nós já passamos por isso na vida). Agora, nós somos os chefes malucos (certo, Nagano?). Aqui é o nosso território – com posts inteligentes e críticos (sim, o mundo precisa disso), e falamos daquilo que mais nos interessa: tecnologia.

Acredito no seu primeiro ano de vida o Zumo conseguiu atingir sua principal meta: ser um blog de tecnologia influente (sem precisar se apoiar em um fórum para sustentar sua audiência como muita gente grande faz por aí), com conteúdo original e próprio, evitando ao máximo ser um copy-paste de blogs gringos (por isso acho ótimo o Gizmodo chegar ao Brasil, por exemplo).

Fugimos dos chavões como o diabo foge da cruz (ha-ha! piada interna, desculpem). Nagano tem suas idéias, eu aprovo na maioria das vezes – e até estranhei porque ele nunca, neste último ano, pensou em fazer um comparativo de chaveadores KVM no Zumo (opa, outra piada interna, foi mal). Rigues, hoje um editor de tecnologia do iG, faz falta. Quem sabe, um dia…

O que importa agora é que estamos vivos, inteiros e comemorando um ano de Zumo, o primeiro de muitos. Agradecemos ao leitor pela audiência diária e um obrigado especial a todo mundo da indústria de tecnologia no Brasil (de CEOs, country managers e gerentes de produto a diretores de comunicação e assessores de imprensa), que nos ajuda todos os dias.  E ao pessoal do UOL, que nos ajuda bastante também!

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos