ZTOP+ZUMO

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014: dia 1

Começou na última quinta-feira (30) em São o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. Até 9 de novembro, os visitantes que forem ao Pavilhão do Anhembi poderão ver de perto máquinas dos sonhos, carros-conceito com novas tecnologias e atualizações de modelos que estamos acostumados a ver pelas ruas do País.

Este ZTOP visitou o Salão no primeiro dia dedicado à imprensa, a fim de saber o que as montadoras estão preparando para o mercado brasileiro e qual será o futuro da tecnologia embarcada nos veículos. Também anotamos atrações que merecem a visita.

Marilu comenta: Esta é a primeira visita do Ztop a um Salão automotivo. Ao longo dos próximos dias, você poderá ver os textos e vídeos do Fabio Koiti. A escriba aqui também postará alguns textos e uma boa porção de fotos. A intenção é comentar os destaques sob o ponto de vista Ztop e dar alguns pitacos básicos sobre aquilo que, na nossa humilde opinião, tem potencial para agitar o mercado brasileiro.

Participamos de 16 das 18 coletivas de imprensa marcadas para o primeiro dia e o que vimos vai deixar muito fã de carros feliz.

Primeiro dia: O dia dos SUVs de massa

No faixa dos carros de série mais acessíveis e que em breve estarão no mercado, Honda, Jeep e Peugeot apostam alto em modelos SUV (sport utility vehicle ou suburban utility vehicle) para conquistar o público fã de “carros aventureiros urbanos com mais espaço”, como Chevrolet Tracker, Ford EcoEsport e Renault Duster.

A Honda apresentou no Salão o aguardado HR-V, que, segundo a montadora, deve chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2015. Ainda sem preço definido, o HR-V virá com tração dianteira, motor 1.8 i-VTEC (o mesmo do Civic) e transmissão CVT. A montadora japonesa produzirá o HR-V na fábrica de Sumaré (SP), onde atualmente são montados Fit, City e Civic.

HR-V_01a

 

HR-V_02a

Apesar de o design exterior encher os olhos, não pudemos ver de perto o interior do HR-V. As duas unidades mostradas vieram com vidros escurecidos e o staff do stand não permitiu a abertura das portas para vermos o painel do carro.

Logo depois da coletiva da Honda, foi a vez da Peugeot apresentar seu novo SUV: o Peugeot 2008. Segundo a montadora, o modelo começará a ser vendido a partir do primeiro semestre de 2015. O 2008 será produzido na unidade de Porto Real (RJ) e compartilhará a mesma plataforma do 208.


Peugeot2008_02a

 

Tudo muito bonito. Tudo muito bacana. Mas, além de não exibir o interior do carro, a Peugeot não revelou detalhes sobre motorização e câmbio do 2008. Preço então, nem sinal.

Marilu comenta: Honda e Peugeot, do que adianta levar os carros ao Salão e fazer tanto mistério com o interior dos modelos? A gente até entende a história de não revelar preços, pois há muitos fatores envolvidos. Mas não mostrar o carro todo é muito feio. Como diria Nagano-San: Buuuuu…

E para fechar o primeiro dia, no quesito SUV mais acessíveis, a Fiat Chrysler Automobiles apresentou o simpático Jeep Renegade, que será fabricado em Goiana (PE) e tem estreia prevista para o início de 2015. A montadora aposta na tradição da marca Jeep e na oferta de tração 4×4 para diferenciar o Renegade de outros SUVs do mercado.

O Jeep Renegade será comercializado em três versões: Sport, Longitude e Trailhawk. De acordo com a montadora, o consumidor poderá escolher entre duas opções de motor, três tipos de câmbio, três tipos de tração e equipamentos extras.

Jeep_Renegade_01a - divulgacao

 

Jeep_Renegade_02a - divulgacao

 

 

No quesito propulsor, o Renegade virá com motor flex 1.8 E.TorQ ou motor diesel turbo 2.0 MultiJet II com 170 cv e 35,7 kgfm. A fabricante oferecerá ainda as opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis ou de nove marchas. A tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4, de dois tipos.

Os preços do Renegade não foram divulgados, mas, pelo menos, foi possível ver o interior do carro e até mesmo entrar nele.

Se você pretende comprar algum modelo desse segmento, vale a pena esperar 2015. A briga será boa e quem tem a ganhar com a concorrência acirrada é o consumidor.

Fique de olho aqui no ZTOP para mais novidades do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014.

Serviço

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP

  • Dia 30/10 das 14h às 22h com entrada permitida até às 21h
  • De 31/10 até 08/11 das 13h às 22h com entrada permitida até às 21h
  • Dia 09/11 das 11h às 19h com entrada permitida até às 17h

Para informações sobre ingressos, visite: http://www.salaodoautomovel.com.br/

Marilu Araujo escreve sobre TI desde 1997. Atuou em publicações especializadas, como PC Magazine Brasil e ZDNet Brasil. Escreveu para Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Trabalhou do outro lado da mesa, em agência de comunicação. Neste Ztop+Zumo, vai falar também sobre tecnologia embarcada em carros e em outros veículos. No Twitter: @mariluaraujo

  • Adriano De Lima 03/11/2014, 13:25

    Que beleza de jipe!

  • Eliezer 04/11/2014, 19:42

    Dia 05/11 to lá…

  • dflopes 05/11/2014, 01:40

    Devo ser um consumidor em extinção. Prefiro uma perua, tem tanto espaço quanto um SUV e mais estabilidade. Se quisesse fazer trilha, compraria uma Bandeirantes, Agrale (old school) ou Troler (modernoso) . Se tivesse uma fazenda, iria de Hilux ou L200. Mas como meu caminho é escola dos filhos, trabalho, ong e clube, optei por uma das raras SW do pais.