ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

ZTOP explica: Android 4.0 “Ice Cream Sandwich”

O Google anunciou na madrugada desta quarta-feira em Hong Kong a versão 4.0 do sistema operacional para smartphones Android, codinome “Ice Cream Sandwich”, junto com o Samsung Galaxy Nexus, primeiro a vir com a novidade. Mas o que realmente tem de novo no ICS?

Interface

O visual do Android 4.0 traz uma interface mais limpa e organizada, com uma nova fonte (Roboto) para aplicativos e menus melhorada para telas grandes e de maior resolução. Diz o Google que a ideia geral é tornar ações comuns mais visíveis e a navegação mais simples com o uso de gestos – lembre que o Galaxy Nexus não tem botões físicos na frente do aparelho.

O visual ficou bem parecido com o Android 3.0 “Honeycomb” em algumas funções – como a multitarefa. Teoricamente, o Android 4.0 funde o melhor do Android 2.3.x (smartphones) com o Android 3.0 (tablets) – mas nada além disso foi citado no keynote da madrugada.

As telas iniciais ficaram mais personalizáveis: os widgets podem ser redimensionados ao gosto do clinete, e novos widgets interativos levam funções de apps direto pra tela inicial do aparelho, sem precisar abrir o aplicativo (como e-mail, calendário, música). Me parece mais um aprimoramento do que já era oferecido.

E as notificações, um dos grandes destaques do iOS 5, também foram reformadas e estão mais funcionais, assim como os contatos (incluindo um novo app chamado “People”, com mais e melhores informações sobre seus contatos – e espero que organize muito bem os números, nomes, emails confusos do meu Google Contacts).

Para chamadas, foi inserido o recurso de responder automaticamente por SMS (com mensagens editáveis pelo dono do aparelho).

A tela de travamento do aparelho agora pode ser desbloqueada por toque, com senha e também com a imagem do dono do aparelho, em um novo recurso chamado Face Unlock (a Nokia tem um produto similar ainda em testes, chamado Face Lock,para aparelhos com Symbian Anna).  

Controle de voz

Se o iPhone 4S tem a assistente virtual Siri, o Android 4.0 traz um novo mecanismo de inserção de voz. O microfone fica “aberto” e o usuário fala o que quer, no idioma que quiser (yay!) para ditar sentenças em e-mails e mensagens de textos.

E se der problema e o Android não entender, ele marca as possíveis correções no texto ditado.

Câmera

O software da câmera no Ice Cream Sandwich passou por grandes melhorias e agora inclui filtros, foco contínuo, intervalo zero entre cliques (presente já no Galaxy Nexus), estabilização de imagem para fotos e vídeos, detecção de rostos e geração automática de panoramas. Para uma câmera de celular, é um monte de coisas novas.

A galeria de fotos aprimora o compartilhamento de imagens com um toque e traz um novo layout para os álbuns. Para vídeos, o Google inseriu a capacidade de criar efeitos especiais em tempo real – e é algo que está presente nos chats por vídeo do Google Talk.

E tem um editor de fotos embutido:

Internet e outros

O navegador do Android foi reformulado e agora sincroniza dados e favoritos com o Google Chrome do desktop (algo que já existia no Gingerbread), salva textos para leitura posterior, pode requerer versões completas de sites, e não aquelas adaptadas para celulares e adotou abas, como já ocorre no Gingerbread e no iOS 5 (para iPad).

 

Outra novidade muito bem-vinda (e que os outros copiem desse jeito) é o controle de consumo de dados, mostrado em um gráfico claro e simples. Sim, smartphones comem dados com farinha, e nem todo mundo consegue controlar para não estourar a conta no mês.

Desde o Nexus S (antecessor do Galaxy Nexus), o Google passou a investir em tecnologia NFC (Near Field Communication) em seus aparelhos. No Android 4.0, o recurso Android Beam permite trocar dados entre dois aparelhos com NFC instalado – troca de favoritos, contatos, músicas, vídeos e até mesmo aplicativos sem precisar parear.

E quando sai? O Galaxy Nexus, primeiro aparelho com Android 4.0, tem lançamento previsto para novembro nos Estados Unidos, Ásia e Europa. Andy Rubin, chefão de Android no Google, já disse que o sistema será liberado algumas semanas após o lançamento do Galaxy Nexus para outros aparelhos.

Agora temos que esperar a boa vontade dos fabricantes sobre a atualização de aparelhos recentes (alô fabricantes do Galaxy S II, Milestone 3, Optimus 3D, RAZR!). Acredito que Android 4.0 em smartphones à venda hoje só estará pronto em 2012.

Mais dados sobre o Android 4.0 para consumidores finais e desenvolvedores (assim como o SDK novo) estão no site do Android.

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • O atrix perdeu o posto para o Galaxy Emo (S2), que foi ultrapassado pelo Nexus…

    Essa vida de early-adopter é dura.

    Ainda bem que desisti dela. 😉

    Bem, a equipe de desenvolvimento do android analisou cada ROM modificada, cada SO concorrente (iOs, WP e WebOs) e cada feedback de usuario para colocar tudo de inovador no sistema.

    • Victor

      Hoje você vive só de fazer comentários?

      • ué, não gostou?!

        Não precisa ficar com inveja e comenta tb
        🙂

        Enquanto isso vou comentar no gizmodo, kotaku, pdabr e htforum!
        Depois estudar pro meu doutorado, brincar com minha filha, fazer trabalho voluntario em duas ongs e orientar dois TCCs (graduação).

        Só faz quem pode… ehehehe

      • ah, lembrei de outra coisa,
        mas preciso ajuda do Henrique ou Mr. Nagano para obter essa informação.

        Eu posto (e leio) mais de 90% dos posts do Ztop?

        • henriquem

          acho que sim!

  • Pingback: Saiu o Android 4.0 “Ice Cream Sandwich” « Blog do Edivaldo()

  • Matheus

    O controle de dados ficou excepcional!!!
    Muitos programas avulsos fazem isso hoje, mas nada do que um nativo para fazer melhor!!

    Tá de parabéns!!

    • hugosilva

      uma pena q a cada lançamento android temos q comprar um novo aparelho, haja grana! vou ficando com o iphone, não tenho tanta grana pra gastar

  • eumesmo

    Eu queria um..

  • pedro

    Olá Henrique. Viu alguma informação sobre a atualizacao do honeycomb para o ICS 4.0 nos tablets? A Samsung liberou alguma informacao? Para quem esta na 3.1 (galaxy tab 10.1) Sera que vira update direto p/ 4.0? Obg e parabens pelo blog.

  • meninuigu

    "Sim, smartphones comem dados com farinha, e nem todo mundo consegue controlar para não estourar a conta no mês".

    Mas aquela tática que reduz a velocidade padrão da franquia todo mês, sem cobrar nada a mais, não é praticado no Brasil, então?

  • Nerdsabetudo

    Se a Samsung ate hoje não atualizou meu Galaxy 3 para o Android 2.2, fico sem esperança que os aparelhos mais recentes recebam o Android 4.0. Por esse motivo que meu próximo smartphone com Android será Motorola.

  • Pingback: Review: Asus Slider SL101()

  • Gui…!@

    O nexus s vai receber a atualizacao para o android 4.0??

    • henriquem

      provavelmente sim

  • o galaxy nexus é um celular bom mas o galaxy s2 é superior. agora é só esperar sair o 4.0 oficial e atualizar os aparelhos
    o/

    • hugosilva

      vai esperando…

  • Pingback: Hands-on: Asus Eee Pad Transformer Prime (Tegra 3!)()

  • Pingback: Samsung mostra novo Galaxy Tab 2, com Android 4 [MWC 2012]()

  • Pingback: 15 minutos com Hugo Barra (Android)()

  • Suellen

    O nexus possui roteador ?!