ZTOP+ZUMO

ZTOP Casa: máquina de lavar da Panasonic faz “fuuuuuuuuu!”

Além dos ferros de passar sem fio (e só quem já teve/tem de passar roupa sabe o quanto os fios são capazes de dar nos nervos nessa situação), a outra novidade por essas terras da Panasonic em linha branca (ou home appliances, se preferir) são as máquinas de lavar roupa. Elas não são do tipo lava-torce-seca-cozinha-dá um trato nos dentes, mas fazem “fuuuuuu” – e isso muito me interessou.

Ok. O “fuuuuuu”, na verdade, se chama pré-secagem a ar e nada mais é do que um jato constante de ar frio bem forte e em alta velocidade ao final da lavagem, após a centrifugação.

O que significa, ao que tudo indica, que a roupa sai da máquina bem mais seca e sem o risco de encolher/estragar etc (conheço gente que tem verdadeiro pânico de secadoras, mas aqui em casa a “santa” acabou substituindo o ferro de passar em praticamente todas as peças, exceto camisas).

Para quem não gosta de secar artificialmente as roupas, significa um tempo bem menor de deixá-las penduradas, o que por si só já é uma vantagem (mesmo quem não é responsável pela roupa em casa fica louco da vida quando uma peça parece não voltar nunca mais para o armário, confesse).

Sem um grande display cheio de controles e informações, os modelos da Panasonic são digitais de um jeito mais tradicional, ou seja, com botões separados para programa, molho etc. Em “tecnologiquês”, isso significa que os modelos são user friendly: não precisa ter nascido com um celular na mão e conta no Gmail para saber o que fazer.

No modelo que vimos, é possível determinar o nível de água (seis opções, de 38L a 98L, em vez do tradicional “baixo, médio, alto”); quanto tempo deve durar a lavagem (a mais rapidinha leva 6 minutos), a centrifugação e a pré-secagem (o tempo máximo é 60 minutos, o que é bastante) e quantidade de enxágues (de um a quatro). Uma necessária trava de segurança deve ser pressionada por 5 segundos antes de a máquina ser posta em funcionamento.

Nagano comenta: Conversando a Panasonic durante a Photo Image Brazil (onde essa lavadora está sendo demonstrada), um representante da empresa disse que, durante os estudos preliminares para trazer esse produto para cá, identificou-se que o consumidor brasileiro tem um certo receio de adquirir uma lavadora com painel digital, principalmente quando os comandos ficam na frente da máquina.

Isso porque, ao retirar a roupa molhada da lavadora, existe a propensão de que respingos da água escorram para dentro do painel e cause algum tipo de pane por curto-circuito. Para eliminar esse problema, a solução encontrada foi de cobrir totalmente a placa de circuito com uma espécie de resina, tornando-a completamente à prova d’água (uia!)

Outro detalhe curioso dessa lavadora é o fato de ela vir equipada com um nível de bolha que é usado para nivelar a máquina perfeitamente na horizontal, o que minimiza as vibrações geradas pelo movimento do seu tambor, tornando assim o seu funcionamento mais silencioso.

Fora isso, um relatório do PROCEL de julho de 2011 informa que as lavadoras da Panasonic são as que consomem menos água e energia entre os modelos top load do seu porte, o que é uma façanha notável se levarmos que esse nível de consumo só se compara aos modelos tanquinho de 6 kg.

Além de escolher tudo isso, o usuário ainda pode determinar o programa de lavagem – a lista inclui opções para limpeza de jeans, roupas delicadas e a higienização, que utiliza água quente e é uma boa para as roupas da criançada.

Assim como nos modelos da LG, as lavadoras da Panasonic não possuem aquele misturador central para “bater” a roupa – a limpeza é feita pelos movimentos do tambor, aliados a jatos de água direcionais (lá fora, a empresa chama esse processo de “fluxo de águas dançantes”) e laterais texturizadas. O demonstrador do equipamento que vimos em uma prévia explicou que são essas laterais texturizadas que “esfregam” a sujeira – e também garantiu que a tecnologia dispensa aqueles “saquinhos” na hora de lavar as roupas mais delicadas. A ver.

Ah. Por falar em “saquinhos”, estes dois pendurados próximos à boca da máquina são o sistema de “filtros gêmeos” para capturar as fibras e fiapos que se soltam durante a lavagem. É bem fácil removê-los para limpeza.

As novas adesões da linha branca da Panasonic estreiam para o grande público no estande da empresa japonesa na Brazil Consumer Electronics Expo, que acontece a partir de hoje – e até quinta – ao ladinho da PhotoImage Brazil no Expo Center Norte, em São Paulo. O preço sugerido da NA-FS14G1 (14 kg) é de R$ 1.799 e da NA-FS12G1 (12 kg) é e R$ 1.599.

  • Kadu 16/08/2011, 16:11

    vocês sabem quanto custa essa máquina e onde posso comprá-la?

    • henriquem 16/08/2011, 16:12

      ainda não, mas vamos falar com a panasonic logo mais e já descobrimos (e atualizamos por aqui)

      • henriquem 16/08/2011, 16:23

        post atualizado com os preços sugeridos (1.799 para a de 14 kg e 1.599 para a de 12 kg)

  • dflopes 17/08/2011, 15:56

    opa, além da geladeria da LG e do ferro de passar wireless…

    hora de trocar a maquina de lavar!

    Mas já fui intimado a procurar uma que seja de eixo horizontal… a pratica ensina que o sistema de tombamento é melhor. Nem me pergunte pq?!

  • @daygolino 18/08/2011, 11:25

    Renata, faltou um vídeo pra gente ouvir o Fuuuuuuu! =)
    Fiquei curioso!

    • henriquem 18/08/2011, 11:28

      hahahah o fuuu foi ideia minha… e a maquina estava sem água na demo 😛

  • Ligeirinho 2.0 18/08/2011, 11:55

    Fui ontem na PhotoImage / BCEE e vi essa máquina de perto (e o ferro também). Muito bacana.

    Eis uma máquina que eu compraria :).

    Ah, do lado da máquina da foto, tinha uma versão transparente mostrando o trabalho da mesma. 🙂

  • Erí 31/08/2011, 20:43

    Sou muito fã da marca Panasonic e Apple.

    • André 09/10/2011, 13:05

      Sou fãzasso da Pana. Tenho uma plasma 42X10 que eu não trocaria nem por uma das LED full HD smart ultra fodástica da vida que estão sendo vendidas atualmente. A imagem da panasonic – em plasma – é incomparável!
      O mesmo acontece com a maioria dos seus produtos… Qualidade indiscutível!

  • Marta 23/10/2011, 23:12

    eu comprei uma dessa hoje, vão me entregar em no máximo 4 dias…estou ansiosa pra ouvir o fuuuuuu…rsrs

    • ANA LUCIA 02/11/2011, 23:21

      Olá Marta,

      Vc já testou sua máquina??? Gostou??? Ela lava direitinho??? Eu fiquei um pouco preocupada dela não ter aquele agitador no centro e não lavar direito…

      Dá notícias para gente!!!!

      Beijos e obrigada…

      Ana

    • katia 10/01/2012, 14:59

      Ela faz fuuuuuuu sim, kkkkkkk

  • Marcio 05/12/2011, 12:33

    É uma pena ela só estar disponível em 110V, aqui em Brasília a tensão é 220V para todas as residências…

  • Emerson 27/12/2011, 22:47

    comprei a minha ontem chegou hoje maravilha de maquina ! valeu o investimento

    • Marcia 19/02/2012, 06:39

      E aí Emerson, o que vc diz da máquina? Ela lava bem?

  • Lilian 13/01/2012, 20:44

    O que me irrita em um eletro, é ser tão automático, não gosto de não ter autonomia no processo, tenho uma cafeteira, que se por engano eu ligo, tenho que desligar da tomada para interromper , e maquina de lavar tenho uma que não consigo interromper o molho no tempo dela. Vi a Panasonic no Center Norte, e estou muito interessada em trocar, embora a minha seja nova..

  • LUCIMARA 31/01/2012, 22:29

    VOU COMPRAR UMA PRA MIM,ESTOU APAIXONADA POR ELA……RSRSRS.

  • Monica 29/03/2012, 22:44

    Fui ao FAST SHOP para ver esta maquina de perto. fiquei apaixonada, ainda mais sabendo que ela é silenciosa.
    Vou querer uma também!…..rsrsrsr

  • Cristina Bastos 02/04/2012, 11:22

    Quero saber quanto a assistência técnica, caso necessite aqui na cidade Sao Jose do Rio Preto.
    Quero comprar uma máquina de lavar, mais sem asssintecia técnica, fico insegura.
    Podem me ajudar a decidir? Obrigada

    • mnagano 02/04/2012, 11:50

      Bom, se a Panasonic está vendendo oficialmente o produto por aqui e com nota e garantia, acredito que assistência técnica eles tem sim.

      No caso de dúvida, consulte o site da Panasonic ( http://www.panasonic.com.br/support/assistant/ind… ) ou entre em contato com o SAC deles:

      Grande São Paulo: 0800-011-1033

      Demais Localidades: 0300-770 1515 (custo de uma ligação local)

      • Cristina Bastos 02/04/2012, 21:06

        Entrei no site assistência técnica há somente em Sao Paulo.
        Por isto a duvida da compra.
        Se der algum problema, onde vou recorrer?

        • mnagano 02/04/2012, 21:14

          Para o SAC?

        • Mauril Mendes 09/05/2012, 08:21

          Bom dia, essa também é minha dúvida quanto á essa Lavadora de roupas da Panasonic, e, inclusive a respeito dos refrigeradores da marca que são sensacionais, mas caso haja algum problema aqui em Campinas, não há assistência técnica autorizada, e, saliento ainda que as assistências em materia de refrigeração e lavadoras de roupas por aqui são péssimas.
          Assim sendo a única alternativa seria contato direto com a PANASONIC – sac.

        • Elisabete Machado 05/07/2012, 06:59

          Olá Cristina também fiquei com esta dúvida quanto a assistência Técnica liguei para a panasonic e fui informada que quando não há assistência técnica na cidade um técnico vai em casa. Não sei como funciona porque ainda não comprei e estou sem saber, porque estou com medo de me arrepender por causa disto.

  • Debora N Faria 24/10/2012, 10:09

    Comprei a minha da GE e nem abri a caixa, qdo conheci a dapanasonic de 14litos EUA colóquio a minha pravender e ainda essa semana vou comprar essa maravilha da panasonic.