Zenfone 5 nacional recebe atualização para Android 4.4.2 “KitKat”

Z

[Atualizado em 20/10] A uma semana do seu lançamento oficial no Brasil, a Asus libera a versão 4.4.2 “KitKat” para o Zenfone 5 (e depois disso confirmou futura atualização para 5.0 “Lollipop”)

Estava aqui na Zumo-caverna pensando em maldades, quando logo de manhã recebi um aviso pelo smartphone que a Asus liberou mais uma atualização de firmware (ASUS_T00J_WW_USER_1.18.40.9) para o Zenfone 5 (leia nosso hands-on aqui), que substitui a versão anterior (ASUS_T00J_WW_USER_1.16.40.55).

Zenfone_5_new_firmware1

Mas, infelizmente, ela ainda não era a esperada versão 4.4 KitKat (boo!). De qualquer modo, segundo a Asus, essa atualização traz melhorias na qualidade das ligações, corrige alguns bugs na câmera frontal, dá uma melhorada na App de e-mail e no seu sistema de GPS.

Zenfone_5_new_firmware2

O curioso é que passados alguns minutos, apareceu mais uma atualização (ASUS_T00J_WW_USER_1.18.40.10) que, pelo visto, era apenas uma correção que melhora a estabilidade do sistema:

Zenfone_5_new_firmware3

Porém, qual foi minha surpresa quando, minutos depois, o Zenfone 5 começou a baixar mais um arquivo e este realmente era grande (~442 MB)…

Zenfone_5_KitKat_1

… sendo esta sim a esperada atualização para o Android 4.4 KitKat (ou ASUS_T00J_WW_USER_2.19.40.18) (yaaay!) que além de atualizar o sistema operacional, também adiciona novos recursos como suporte para DLNA, novos efeitos de vídeo (modo minitatura, time-lapse) etc.

Zenfone_5_KitKat_2a

Baixado o pacote, basta realizar o procedimento padrão de atualização do sistema…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… o que inclui a atualização de apps…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… e se tudo ocorrer de acordo com o esperado, a versão do novo sistema pode ser vista nas configurações do sistema:

Zenfone_5_KitKat_5

Com isso, a Asus cumpre a promessa de colocar no mercado seu smartphone já com a versão mais recente do Android, melhorando assim o seu posicionamento perante a concorrência que não está para brincadeira, diga-se de passagem.

Ainda em tempo:

A Asus confirmou hoje (20/out) uma informação que já tínhamos ouvido informalmente de que o Zenfone 5 também será atualizado para a nova versão 5.0 “Lollipop”.

Segundo o comunicado da empresa, “A atualização de sistema operacional está prevista para o 1º semestre de 2015, após o lançamento oficial do Android 5.0 e seu processo de homologação técnica por parte da equipe de desenvolvimento de software da ASUS, em Taiwan.

Essa informação vem de encontro com uma declaração feita pela Intel durante o último IDF 2014 de liberar para seus desenvolvedores/parceiros de negócios a versão mais recente do Android — já portada para x86 — em torno de duas semanas após o lançamento oficial do Google, acelerando assim o processo de atualização dos produtos baseados nas suas plataformas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Dough Fisher da Intel garante!

Resumindo: Se a ausência do Lollipop era motivo de apreensão para os atuais e até futuros usuários do Zenfone 5 — vocês já podem relaxar e esperar tranquilos pela atualização — apesar de que, para mim, isso já é meio que paranóia, diga-se de passagem.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos