ZTOP+ZUMO

YouTube: novo visual simplifica site de vídeos

O YouTube muda de cara nesta quarta (31), para melhor. Finalmente o Google entendeu que um monte de recursos novos inseridos no supersite de vídeos estavam entulhando cada vez mais a página, e a opção foi pela simplicidade. “Quisemos trazer de volta o foco para o vídeo”, promete Shiva Rajaraman, diretor mundial de produto para YouTube.

As mudanças, entretanto, são também de usabilidade. Menus drop-down unificam áreas específicas (número de vídeos do canal, por exemplo), as listas de vídeo ficam mais fluidas na lateral direita (note que o espaço publicitário continua ali). “Lançamos muitos recursos nos últimos dois anos e eles eram forçados a competir um com o outro”, afirmou Rajaraman, em uma conferência por telefone ontem à tarde.

O projeto do novo desenho levou oito meses para ficar pronto, e as novidades vem sendo testadas nos últimos dois meses com usuários selecionados. Agora, “pelas próximas seis semanas, vamos testar novamente as otimizações baseados no retorno dos usuários”, diz o diretor.

Pra mim, a grande mudança aparece no fim das estrelinhas de avaliação de cada vídeo: agora, apenas um “polegar pra cima” ou “polegar para baixo” para mostrar se gosta ou não do tema – e um mais um menu drop-down abre as estatísticas (de quantos gostaram ou não). Comentários mais bem avaliados vão para o topo, mas faço parte da turma que já desistiu de ler comentários sem nenhum nexo no YouTube, então deixa pra lá (não entendo como a audiência do YouTube consegue ser tão… nem aí pra tudo e escreve qualquer besteira).

De qualquer modo, ainda acredito que o YouTube é a grande rede social que o Google ainda não entendeu que é sua… grande rede social – ou por qual outro motivo o site me indicaria amigos/contatos/canais com tanta facilidade?

Screenshots do novo YouTube: um do site antes da mudança, um depois da mudança e um pequeno guia (em inglês) do que mudou. A nova interface passa a valer para todos a partir desta quarta (se não der problema na migração, né?).

Antes:

Depois:

E o guia (clique para ampliar):

:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • @thallaum 31/03/2010, 03:46

    OPA

  • Higuetari 31/03/2010, 23:56

    É, ficou legal a mudança apesar de gostar da descrição do vídeo que antigamente ficava ao lado do vídeo. Agora tem um banner maior de publicidade 😡

    ps: Aqui nem tá entrando o Youtube aliás. Tomara que não seja mais uma da OI/Velox, que já bloqueou o acesso à Twitter e Google só esse mês!

  • rafa 01/04/2010, 03:50

    cadê a url?

  • Adriene 01/04/2010, 11:46

    Cadê a URL, esta tão simplificado que não da para achar nada!!!!!!!

  • lucasarts 01/04/2010, 18:16

    Pô, ficou mais legal.
    O problema é que continua com o fundo branco. É ruim pra ver as imagens escuras com esse fundo brancão…

  • CamilleKerr30 03/04/2010, 07:48

    Do you recognize that this is correct time to get the credit loans, which can make your dreams come true.

  • Joao 13/04/2010, 14:30

    porcaria! antes eu nem via um video caso ele tivesse 2 estralas ou menos, pois era sinal de spam ou video ruim mesmo… sem contar os comenários que agora estão ocultos quanto sua avaliação. achei extremamente ruim essa novas mudanças… perco muito tempo carregando vídeo desnecessários que antes eu poderia ver logo na sua avaliação

  • cledio 14/04/2010, 01:08

    um lixo toooootal prefiro mil vezes o antigo andei pesquisando na net e paresce que ninguem gostou mesmo desse visu ai o pior e que ninguem do youtube consultou os usuarios a respeito da mudança um total descaso com os usuarios… enfi ODEIO O NOVO YOUTUBEEEEEEEEE ARGFFFF 🙁