ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

YouTube agora mede dados demográficos

Tela do YouTube Insight

O YouTube colocou no ar hoje mais recursos para sua ferramenta Insight, lançada no fim de março, que mede a audiência dos ví­deos exibidos em uma conta. Agora, os usuários podem contar com informações demográficas detalhadas sobre a origem de suas visitas.

É um desafio interessante que surge para o Google: com o YouTube e outras demais ferramentas/serviços, como tornar todas as contas integradas e interoperáveis? Isso já acontece – com o Blogger, por exemplo -, mas outras, como o Feedburner, ainda estão isoladas (apesar de já permitirem o uso de anúncios AdSense nos feeds). Meio óbvio dizer que uma dúzia de engenheiros do Google deve ter isso quase resolvido uma hora dessas.

Além de tornar únicos os logins em seus sites, há ainda a questão da implementação do OpenID, que vai tornar a coisa bem mais fácil para o usuário. Baita tarefa pro CIO do Google, né?

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin