XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012

X

Sim, devemos agradecer profundamente à criação do projeto One Laptop per Child, de Nicholas Negroponte: sem ele não teríamos netbooks hoje, certo? Sei que criancinhas carentes de algumas partes do mundo já têm seus XO 1.0, e hoje tio Negroponte liberou informações sobre as próximas gerações do laptop XO.

Diz o comunicado oficial da OLPC sobre os futuros XO, em resumo:

XO 1.5: mesmo design do XO 1.0, com processador VIA (em vez de AMD), 2x mais veloz, 4x memória DRAM, 4x memória Flash (não entendi se 4x a mais ou 4x mais rápido). Roda Windows ou Linux, disponível em janeiro de 2010 por 200 dólares a unidade, com preço que varia de acordo com o mercado de memória DRAM e Flash.

XO 1.75: sai no começo de 2011, com mesmo design, proteção emborrachada por fora e tela sensível ao toque de 8,9″. Baseado em processador ARM da Marvell com 2x mais velocidade a 1/4 do consumo de energia. Preço: 150 dólares ou menos. Vai ser um complemento ao XO 1.5, que continuará sendo produzido.

XO 3.0: tudo novo. Sai em 2012, com meta de preço abaixo de 100 dólares. Novo design, uma única peça de plástico flexível inquebrável e sem buracos. Substitui o XO 2.0 (anunciado em maio de 2008), com duas telas como páginas e que não será produzido. Hardware: parecido com o do XO 1.75. Negroponte se diz visionário: “Espero que a indústria nos copie“.

Imagens-conceito do XO 3.0 (parece ter uma câmera e tudo touchscreen mesmo):

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos