Xi3: um desktop com Chrome OS (mmm, e o Brasil nisso?)

X

O pequeno Xi3, o “primeiro Chromium PC” do mundo, começa a ser vendido no próximo dia 4 de julho nos Estados Unidos. Até aí, tudo bem: é, nas palavras da fabricante, o primeiro desktop a rodar Chrome OS do mundo.

Mas tem um pequeno detalhe que o tira da categoria “gadget do dia” simples e básica por aqui e o leva a um momento de curiosidade maior: o bichinho vai ser vendido aqui no Brasil, aparentemente.

Primeiro, o lado técnico: o Xi3, de acordo com as especificações, é um computador modular, com três partes principais conectadas e intercambiáveis (processador, módulo de E/S principal e módulo de E/S secundário). A Xi3 não deu mais informações sobre o que virá no Chromium PC propriamente dito, mas a página de specs do site deles traz mais dados: processadores AMD dual-core (1,8 GHz) ou single-core (1 GHz), 2 GB de RAM, portas e-SATA, USB 2.0, vídeo HDMI/DVI, suporte a DX11 e OpenGL e armazenamento SSD ou em disco rígido. O site da empresa já vende hoje versões do pczinho com Linux e Windows.

Mas o mais curioso do Xi3 é a página, em inglês, Xi3 Brasil, com descrições e fotos de executivos “locais”. “A Xi3 Corporation anuncia a recente expansão para o Brasil, um mercado com crescimento muito rápido”. Não há informações de contato ou um site em português, mas, quem sabe, eles podem vir a ser também os “primeiros” a vender um desktop com Chrome OS por aqui. A conferir…

Mais fotos do Xi3:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos