ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Workstation móvel ThinkPad P40 Yoga

[Autodesk University 2015] Lenovo apresenta a primeira estação de trabalho multimodos do mercado que combina a flexibilidade do tablet com a confiabilidade de uma workstation.

A Lenovo aproveitou o Autodesk University 2015 (ou AU 2015 para os íntimos) para anunciar sua primeira workstation móvel capaz de se transformar em tablet — o ThinkPad P40 Yoga — e o Henrique foi lá na feirinha do evento para dar uma olhada na novidade (e tirou umas fotos):

ThinkPad_P40_overall

Segundo a empresa, o P40 Yoga incorpora a confiabilidade e o desempenho de uma workstation com a versatilidade de um sistema “multimodos” que, no caso do Yoga, pode assumir os modos laptop, stand, tenda e tablet:

ThinkPad_Yoga_modos

Sua tela sensível ao toque com suporte a pena eletrônica (ou stylus) incorpora a tecnologia Active ES da Wacom, que oferece 2.048 níveis de pressão sobre sua tela LCD IPS de 2.560 x 1.440 pixels, proporcionando assim um nível de precisão absoluta. De fato, a Lenovo trabalhou em parceria com a Wacom para desenvolver um novo driver que, segundo a fabricante, oferece uma experiência de uso muito próxima da pena sobre o papel, proporcionando assim uma sensação de uso bastante realista.

ThinkPad_P40_stand2

Esse portátil é compatível com a caneta ThinkPad Pen Pro que pode ser adquirida como opcional, junto de pontas adicionais que proporcionam diferentes níveis de feedback táctil para os usuários profissionais.

Fora isso, esse modelo incorpora um curioso teclado que — além de ser retroiluminado — possui um recurso batizado de “Lift’n’Lock“…

ThinkPad_P40_teclado

…cuja moldura onde ficam as teclas se eleva automaticamente quando o portátil muda do modo laptop…

ThinkPad_Yoga_LL2

…. para o modo tablet, impedindo assim que elas sejam acidentalmente pressionadas, aumentando o conforto de uso:

ThinkPad_Yoga_LL3

E, como era de se esperar de uma workstation móvel, o ThinkPad P40 Yoga vem equipado com uma aceleradora gráfica NVIDIA Quadro M500M com 2GB de RAM de vídeo já certificada para rodar uma grande variedade de aplicações gráficas disponíveis no mercado. Além disso, ele vem equipado com um processador Intel Core i7 de sexta geração (codinome “Skylake”), até 16GB de RAM e 512GB de disco SSD.

ThinkPad_P40_lado_esq

ThinkPad_P40_lado_dir

O preço sugerido do P40 Yoga começa a partir de US$ 1.299 e o modelo deve chegar ao mercado americano no início de 2016.

Mais informações podem ser encontradas no hotsite do produto. Especificações completas estão disponíveis aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.