ZTOP+ZUMO 10 anos!

Windows Vista: 200 cópias (ou mais) vendidas na madrugada


a loucura do pagamento, originally uploaded by henrique martin.

Eu estava incrédulo sim. Quem iria passar a meia-noite num hipermercado para comprar Windows? Pelo menos 200 pessoas fizeram isso por conta do lançamento oficial do novo sistema operacional e do Office 2007.

Descontando os inúmeros funcionários da Microsoft e seus familiares uniformizados, estava bem cheio. Quando cheguei, por volta das 22h35, as senhas para brindes (Office 2007 de graça pros 20 primeiros e teclados de brinde para os 200 primeiros) já estavam no número 109. Uma hora depois, batia nos 171 e, poucos instantes antes da meia-noite, pelo menos 194 senhas haviam sido distribuí­das. Entre 250 e 300 pessoas estavam lá, segundo estimativas dos organizadores.

Quem estava lá para comprar? Nerds e geeks em geral (a maioria), donas de casa (a “tia” da senha 8 furou a fila e quase foi a primeira a pegar sua cópia – mas o genro dela se atrapalhou e ela perdeu o momento de virar estrela dos fotógrafos no local), pequenos empresários (caso da senhora da senha 1 e 3), gente que queria um sistema “melhor pros filhos jogarem e entrarem no Orkut”. Sensacional.

Teve discurso do executivo do Extra (palmas!), do Michel Levy, presidente da Microsoft (mais palmas!), do Steve Sinofsky (executivo gringo da Microsoft que veio pro lançamento – mais palmas, ainda mais porque ele estava com a camisa da seleção de futebol do Brasil), do Alexandre Leite (Gerente de Windows – Brasil). Claro que teve uma contagem regressiva para a “meia-noite” e um corte de faixa oficial simbolizando o iní­cio das vendas. Isso com um atraso de uns dois ou três minutos, as vendas começaram mesmo í  0h04.

Também tinha gente em busca de novos computadores, e os preços iam de R$ 1.699 a R$ 2.799, todos da marca Megaware (deve ser o OEM oficial do Extra, que, curiosamente, é a loja onde mais se vendem computadores no Brasil). Vista, Office e computadores eram parcelados em até 12 vezes.

Constatação: nas prateleiras próximas ao caixa 35 (onde foi organizada a fila e o sr. Henrique, meu xará, mandava as instruções pelo sistema de som do supermercado), o primeiro produto a “sumir” por completo foi o Vista Ultimate, justo o mais caro. Não esgotou, foi só uma questão de momento.

Quando saí­, por volta da 0h30, as 200 senhas tinham acabado. A fila pra comprar estava diminuindo e o movimento da madrugada não deveria ser muito diferente do que são as vazias noites (e ótimas para fazer compras) do Extra Itaim.

Tem fotos no Flickr e ví­deos no YouTube. Agora vou dormir que são quase 3h da manhã.

Update matinal: Me esqueci que tinha gente lá para comprar o Office também. Afinal, era um lançamento simultâneo. Estou esperando os números oficiais (se é que vão divulgar) para comentar aqui.

Update da tarde: 50 cópias do Vista Ultimate foram mesmo vendidas em 10 minutos. E “cerca de 200 caixas” do sistema foram comercializadas durante a noite, segundo o Extra. Amanhã eles devem informar dados mais consolidados.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Cris

    Caramba… não pensei que esse windows ia repercurtir dessa maneira. Nem todas as máquinas aguentam esse super sistema… Muita gente vai comprar sem saber o que vem pela frente.

  • Ricardo

    Vou fazer isso, obrigado Henrique.

  • Guemar

    Show a cobertura!

    Vc respondeu a minha pergunta: será que vai alguém?!

  • Claudia

    Ah, Deve ter sido uma “festa” interessante… hehehe
    Ótima cobertura! 😉

  • Ricardo

    alguém sabe me dizer qual a configuração mínima da máquina para suportar o Windows Vista?

  • henrique.martin

    Ricardo, baixe o Windows Upgrade Advisor (http://www.microsoft.com/brasil/windows/products/windowsvista/buyorupgrade/upgradeadvisor.mspx)
    para saber se sua máquina é ou não compatível com o Vista.

  • Nathan

    Caramba… Realmente é inacreditável … Muitas pessoas foram comprar o Vista , mas o engraçado foi o caso dos “pequenos empersários” do jogos e orkut… Mas para cada doidura uma loucura né…
    Realmente foi uma ótima cobertura,eu sabia desta inauguração e etc… Mas nem imaginava qua haveria tantas pessoas em plena Meia Noite em um Hipermercado para comprar o Vista…

  • Charles.M.Nobrega

    não sei, o porq de tanta euforia, pois como todos sabem nem todas as maquinas estão preparadas para o vista, e nem os programas atuais no mercado.

  • Silvio

    Parabéns pela cobertura do evento.
    O que eu não entendo, é como tem gente que está disposta a fazer este tipo de coisa, perder um tempo pra ir até um supermercado e comprar um SO que não vai rodar na grande maioria dos micros mais antigos, vai ter um monte de incompatibilidade com programas existentes, e por aí afora.
    Isso que é gostar de jogar dinheiro fora !!!
    Bem, existe gente pra todo tipo de coisa, inclusive este, não é?

  • Impressionante, eu não fazia idéia também de quanto esse novo sistema ia vender, mas estou vendo que realmente vai ser muito bom para microsoft.
    Acho que a grande sacada da microsoft foi o marketing, e o quanto isso foi divulgado na mídia. O sistema por si só gerou muito mais mídia espontânea do que o esperado. E isso faz com pessoas comprem o que não precisam. Você fica com aquilo na cabeça e pensa preciso do Vista.
    Eu já fiz um beta teste, e digo com certeza que vou esperar algum tempo para adquirir este sistema.

  • Venho fazendo testes do Vista desde a versão RC1 64, que utilizo até hoje mas pretendo substituir pela versão final em português já em Fevereiro principalmente por causa dos Bugs deste Beta. Concordo que o hardware que o sistema exige não é compativel com o avanço em relação aos sistemas anteriores a não ser pela parte visual. O que, de certa forma, o torna levemente mais lento. Não concordo que a nota dada pelo sistema ao hardware seja embasada no item de menor desempenho e não na média que, no meu caso é o da placa de vídeo gerando um resultado de 4,3 e agora 4,1 depois da atualização da BIOS. Outros itens por exemplo chegam a 5,5. Até onde esse nota pode chegar?

  • karla maria

    Meu Deus tem gente para tudo nesse mundo…passar a madrugada num supermercado para comprar Windows…oh!! e ouvir o bla , bla dos executivos da by Microsft falando “vantagens ” pode até ter ..mais duvido!!
    desde o windows 95 é sempre vamos melhorar …vem versão…mais exigência nos quesitos de hardware enfim… vamos ver no que vai dar … 🙂 posso esta equivocada …mais acho precipitação do pessoal ..não ir pela euforia..
    seja livre use Linux !!

  • Fernando

    Falou-se muito mal do Windows Vista. Eu o comprei e estou gostando. Não percebi muita diferença no desempenho do computador, comparado com o XP de antes. Percebo que parece que há uma cruzada Anti-Windows. Será que esses comentaristas da internet são patrocinados pelo Apple-MAC? Eu estou desconfiado!

  • henrique.martin

    Fernando, é puro radicalismo de gente sem o que fazer mesmo – reclama pelo prazer de reclamar. A Apple não dá dinheiro pra ninguém não, são uns pão-duros 😛

  • Ivan Paulos Tomé

    Belo teatrinho.
    Não é comentário, é que os tontos que compram windows nunca leram um EULA na vida.
    A Microsoft costuma meter o pau no software livre. A cruzada anti Windows é criação da própria Microsoft com preços abusivos, EULAS malucos, corte de direitos de usuários, chantagem de obter um software para conseguir oputro, abandono de plataformas entre outras coisas que todos sabem.
    Eu acho que esswe povo todo foi pago como figurante, por que se depender da realidade. Acho que ninguém iria atrás do SPYVISTASOFT.

    Atestação remota, registro de software, revogação, invalidação, processos, empecilhos, exigência de hardware HDCP, impedimento de virtualização, indisponibilidade de downgrade, perda de licença caso seu computador quebre, fraqueza perante a vírua, trojans e spywares além de rootkits, necessidade de anti-vírus para se usar Sistema Operacional, e exclusão digital para aqueles que não pagam o Vista Original ( Starter Edition, Home Basic são falsos Vista, nem tem AERO ). São marcas regiostradas da Microsoft Corporation.

    Você pode ser taxado duas vezes caso pague por um produto servidor sem saber que tem de pagar pelo acesso também, ( as famigeradas CALS que tem feito tanto a festa do Linux ) você pode ser processado por isso caso a Microsoft ache que sua empresa cresceu e que você tem dinheiro para pagar em grande volume.
    Caso seja um camelô, bem, nunca vi a Microsoft atacar os verdadeiros piratas que em sua maioria são camelôs, não vi nenhum produto apreendido, claro, camelô não tem dinheiro, pra quê processar um camelô se ele não tem como pagar , além disso, os softwares piratas treinam de graça os usuários domésticos para que eles cobrem das empresas “aquele ” Sistema Operacional, Então pra que atacar a pirataria na fonte ? Pra que abaixar o preço para ser competitivo se é mais barato usar a máquina do estado contra o cidadão para obter dinheiro ?

  • não recomedo ainda e cedo estalei em meu pc mais não consigo estalar os drives da placa mãe o visual e lindo mais ainsa os software não e compativel com o vista ainda espera mais um pouco

  • então …
    meu pc tem capacidade pra instalar o vista…
    o que não rola no momento é o preço …
    é fd.caro demais!!!!!!!
    Mas…parabens aos investidores nesta noite
    de doido!!! hehehe*:P

  • enrique

    Eu tive enormes problemas com o Vista a pesar do hardware ser apropiado deu prolemas de compatibilidade dos drivers;do antivirus;do nero 6.0;do skype;internet banking etc.Tive que desinstalar novamente.Ah e o Itunes tambem nao funcionou.

  • Eduardo Ribeiro

    eu tenho um pentium D 3.0 ghz, placa mae intel 945 GNT, 1Gb DDR2 533, 160 hd SATA II, placa de video ATI RADEON serie 1600 DDR 2 256MB …. instalei o VISTA e o PC nao se comportou bem nao … nao existe compatibilidade varios programas e drives que eu preciso usar … ou seja, deve ser muito bem avaliada a necessidade de upgrade para a nova versao .. voltei a usar a boa e velha versao do XP.

Próximo post:

Post anterior: