ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

5 minutos com Windows Phone 8.1

A Microsoft liberou hoje para desenvolvedores o download da versão 8.1 do sistema operacional Windows Phone. Instalei e gostei muito do que vi nessa versão prévia.

Se você não tem uma conta de desenvolvedor, é possível baixar o WP 8.1 direto da Microsoft de forma simples e direta. Lembre que desse modo você pode anular a garantia do seu aparelho.

Se você quer se arriscar, o  processo é simples: basta se cadastrar no App Studio com sua conta Microsoft e baixar na loja o Preview for Developers. De novo, isso pode anular a garantia do seu Nokia Lumia (e sempre faça backup!). O Preview for Developers baixa as últimas atualizações da Microsoft, sem alterações/novidades em relação ao firmware do fabricante.

No meu caso, instalei no Nokia Lumia 1020. O processo, entre atualizar o WP 8, reiniciar e baixar/instalar o WP 8.1, levou cerca de uma hora. Tudo está funcionando normalmente.

A primeira grande mudança visível – e fui navegando pelo aparelho para ver o que era mais perceptível para escrever aqui – é a existência de uma nova barra de notificações no topo da tela, que mostra o status das redes (4G/Wi-Fi), data/hora, bateria de forma constante (sem desaparecer após um tempo), atalhos para ligar/desligar recursos e notificações de apps, ligações, e-mails e mensagens em geral.

Oh, e a Loja agora atualiza apps sozinha.

windows phone 8.1 - 02

E basta clicar no “X” para limpar as notificações.

windows phone 8.1 - 03

Você pode escolher o que colocar ali também nos atalhos, incluindo contas de e-mail, Facebook Messenger, notificações do Facebook, Skype e Messenger:

windows phone 8.1 - 04

Uma coisa ridícula e que faz muita falta no WP8, agora resolvida no WP8.1, é a capacidade de definir volumes distintos entre notificações/chamadas e sons de apps. Antes era tudo junto, confuso.

windows phone 8.1 - 05

Na parte visual da tela inicial com os Live Tiles, o WP 8.1 permite até seis fileiras de tijolinhos (contra até quatro no WP8). E agora dá para inserir fotos como background dos Live Tiles, para complementar as cores sólidas.

windows phone 8.1 - 06

Aqui, a tela com quatro Live Tiles e com uma foto de fundo (note que alguns ícones mudam seu background):

windows phone 8.1 - 07

E aqui com espaço para seis colunas. Digamos que é preciso fazer uma reorganização… Mas é algo que faz mais sentido nos aparelhos WP8 com tela grande (leia-se Nokia Lumia 1320 e 1520). No 1020, só se eu quiser criar um novo modo de reorganizar meus ícones e, bem, ter que lidar com o transtorno obsessivo compulsivo de achar um meio que me agrade.

windows phone 8.1 - 08

Na novidades do sistema operacional propriamente dito, vale mencionar o espelhamento da tela do smartphone em um monitor/tv externo:windows phone 8.1 - 09

Um modo de sincronização avançado entre dispositivos Windows:

windows phone 8.1 - 10

E um modo um pouco mais organizado para os álbuns de fotos:

windows phone 8.1 - 11

A loja de Apps me pareceu um tanto mais bem organizada:

windows phone 8.1 - 12

E tem até um novo app para ouvir/assinar podcasts: windows phone 8.1 - 13 windows phone 8.1 - 15

As configurações de Wi-Fi agora incluem esse Wi-Fi Sense, uma ferramenta que facilita a conexão com redes conhecidas (e, por exemplo, se eu compartilhar minha rede doméstica com contatos com WP8.1 , eles podem chegar em casa e acessar a rede sem perguntar a senha).

windows phone 8.1 - 16

A busca do Bing ganhou uma busca de itens na região, por mapa (ícone das casinhas no lado esquerdo inferior):windows phone 8.1 - 17

Que, infelizmente, não tem nada em português ainda:

windows phone 8.1 - 21

O principal motivo da atualização (para mim) é poder experimentar o uso da Cortana, a assistente virtual que mistura conceitos de Siri e Google Now para fazer buscas, gerar notificações automáticas, ler mensagens… Mas só funciona com o sistema em inglês como idioma principal e com a região do aparelho alternada para Estados Unidos.

windows phone 8.1 - 18

Apesar de ter trocado o idioma e a região do aparelho, foi preciso ainda baixar um pacote de linguagem em inglês para Cortana funcionar. Caso contrário, ela diz que não fala sua língua.
windows phone 8.1 - 19

Quando o download acaba, olá Cortana. O serviço substitui a busca padrão do Bing no aparelho ao pressionar o botão ‘Buscar’.

windows phone 8.1 - 20

Daí você faz as apresentações básicas:

windows phone 8.1 - 22

Aprende o básico de uso:

windows phone 8.1 - 24

E começa a usar. Para mim, o principal motivo de querer usar a Cortana é esse recurso “Quiet Hours”, nada mais do que uma regra de uso (saudades, Moto X!) comum a Android e iOS que define a interrupção de serviços em determinados períodos de tempo. É ridículo falar isso em 2014, mas fazia muita falta no Windows Phone – e dava raiva ao carregar o aparelho à noite e, sem critério, mantinha sincronizações durante a madrugada e tendo como resultado menos carga na bateria de manhã.

O interessante do “Quiet Hours” é a definição de regras de exceção – pessoas que podem te ligar (e o telefone vai tocar) após o horário de descanso.

windows phone 8.1 - 25

Como Cortana fala inglês, tentei brincar com a previsão do tempo em São Paulo. A primeira tentativa não deu certo, não nos entendemos…windows phone 8.1 - 26

Na segunda eu coloquei o termo “Brasil” para ajudar na localização, e deu certo. Mas tá com temperaturas em Fahrenheit!windows phone 8.1 - 27

Se perguntar “Sao Paulo Brazil in Celsius” ela entende também:

windows phone 8.1 - 28

Isso, claro, é só o começo da experiência com o Windows Phone 8.1 na manhã de hoje. A primeira impressão que passa é que a Microsoft ouviu a reclamação dos consumidores e fez, do seu modo, adaptações para tornar o WP mais ágil e adaptado às demandas do mercado atual de smartphones. Ao comparar o que foi feito no (hoje) superbásico Windows Phone 7 para o 8.1, a evolução é enorme e mais que perceptível.

Vai ser esquisito testar o Lumia 1520 (que está na fila de reviews aqui) com o Windows Phone 8, ou qualquer outro aparelho com o sistema “velho”. O WP 8.1 dá um novo fôlego ao sistema operacional, sem a menor dúvida.

A versão final do WP8.1 estará disponível “nos próximos meses” para o consumidor final, de acordo com a Microsoft, em novos aparelhos (como o Lumia 930) e com uma atualização por download para demais smartphones – algo que depende de mercados, operadoras e localização.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Fernando

    nessa versão dá pra colocar apps e games na memo sd?

    • Henrique Martin

      não sei ainda, pq. o 1020 não tem slot SD. MAS diz o WP Central que sim: http://www.wpcentral.com/windows-phone-81-features

      “App and Game data stored on SD cards
      Apps on SD Cards are only allowed from ONE originating phone. If it detects that apps from another phone are installed on the SD Card, then it will ask to delete those first”

    • Denis Padua

      É possível

  • Nozue

    Henrique, eu sou suspeitíssima pra falar porque AMO o WP. Pra mim, é – de longe – o melhor OS pra dispositivo móvel no mercado. E essas mudanças já me deixaram contente…

  • Ta ficando legal esse WP!

  • Henrique Martin

    1) não testamos o HTC One por aqui (é marca non-grata pela sacanagem que fez com o Brasil), então não tenho números pra comparar.
    2) aquele número do G Pro 2 não é de um review oficial, foi alguém que instalou no MWC e rodou e eu só fotografei. como não tenho um aqui agora, não dá pra comparar também.
    3) amamos benchmarks, mas não dá pra ser o principal motivo de compra. ajuda a separar as laranjas das bananas… 🙂