ZTOP+ZUMO 10 anos!

Windows Live, amigo das plataformas

Galeria de Fotos do Vista fala com o Flickr agoraHoje o pessoal do Online Services Group da Microsoft anunciou o lançamento no Brasil da nova versão dos serviços Windows Live. (Live, pra quem não lembra, é o nome novo do velho e bom MSN). É o fim do beta nesses serviços também.

O que tem de novo? Tudo novo. Versão do mensageiro instantâneo, um cliente de e-mail para desktop que vai substituir o Windows Mail no Vista (ou o Outlook Express no XP), uma Galeria de Fotos que também substitui a atual do Vista, um software (Writer) para escrever e publicar em blogs, uma nova barra de ferramentas e um pacote de segurança online OneCare.

Basicamente, é mais um sinal do fim das barreiras entre software no desktop e serviços online. Aqui, tudo se mistura, de uma forma ao meu ver bastante positiva. Explico: os aplicativos para desktop funcionam para publicar na rede social Live Spaces (número enorme: 111 milhões de usuários no mundo, 8 milhões no Brasil – o que teoricamente torna o Spaces a segunda maior rede social do paí­s) e também funcionam em outras:

  1. Writer publica também em blogs com WordPress, Blogger, Live Journal, entre outros (a demo foi com Blogger).
  2. Galeria de Fotos envia imagens direto pro Flickr (é o motivo pelo qual já baixei esse aplicativo) e ví­deos pro Soapbox (faltou o YouTube!). (update 23h: funciona bem!)
  3. Mail, como já faziam seus antecessores, baixa contas POP e IMAP (detalhe para a demonstração ao vivo, que teve como exemplo uma conta… do Gmail!).

O motivo de tanta integração está na diversidade do internauta. Nas palavras de Priscyla Alves, gerente de marketing do Online Services Group da Microsoft, “a gente entende que a vida digital é complexa“.

O foco desse lançamento de produtos é, sem dúvida, atingir os usuários de Windows Vista. A partir de janeiro, diversos fabricantes (HP, CCE, Itautec, Kennex, Megaware, Syntax e muitas outras) devem começar a vender máquinas com Vista já com o pacotão de aplicativos Live instalado.

Se você ainda tem Windows XP, como a maioria dos leitores deste Zumo, uma boa notí­cia: baixe o pacote e seu sistema vai ganhar um novo cliente de e-mail e um software que não existia antes, o Galeria de Fotos. O único que fica de fora para o XP é o pacote de segurança OneCare, com “proteção para a famí­lia” (um complemento para o Controle dos Pais do Vista).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin