ZTOP+ZUMO

Windows 8 para ARM (ou WOA): um passeio visual

Cada vez que eu vejo alguma imagem do Windows 8 fico cada vez mais intrigado. A Microsoft deu uma prévia de como vai funcionar o novo Windows 8 para processadores ARM, ou simplesmente WOA, para uso principal em tablets. Como já dissemos no passado, já tem fabricante de chip assanhado com a ideia.

E é aí que a coisa pega: Windows 8 em tablets (ARM, claro) tem de tudo para se tornar um bom concorrente para a Apple no mundo dos tablets. Sim, eu sei que até o Win8 ser lançado já teremos um iPad de terceira geração, três anos à frente dos concorrentes. Mas acredito que a experiência de uso simples – e comum – do Windows levada para os tablets será definitiva. Só espero que os fabricantes de hardware não forcem a barra com preços altos, porém.

A Microsoft diz que a experiência de uso entre ARM e X86 (= seu PC) no Windows 8 será a mesma, rodando os mesmos aplicativos que tenham sido desenvolvidos para a nova plataforma. A turma de Redmond diz que o Windows 8 para ARM será mais um membro da família Windows, “e tem um nível alto de itens em comum e alto compartilhamento de código com o Windows 8 (…). Criamos o WOA para permitir a criação de uma nova classe de PCs com capacidades e formatos únicos, apoiados por um novo conjunto de parceiros que expandem o ecossistema que o Windows faz parte.

As telas abaixo foram retiradas de um vídeo oficial de demo do Windows 8 para tablets e, para mim, a experiência parece igual à de um tablet com x86.

Tela inicial de bloqueio do Windows 8:

Digite sua senha…

E essa é a interface Metro:

Com “tijolos” (tiles) que levam às funções e aplicativos, igualzinho ao Windows Phone.

E aplicativos como Paint:

Leitor de notícias:

Organização dos tijolos:

Se precisar, dá para usar a Área de Trabalho convencional do Windows.

E alternar para e-mail (com integração com SkyDrive):

Galeria de fotos:

Calendário:

E os aplicativos do pacote Office 15 (que também terá uma versão de testes este ano):

Word 15:

Excel 15:

PowerPoint 15:

E até o OneNote:

Assim como o Windows 8, o WOA terá acesso a uma loja de apps.

A Microsoft fará um “preview” oficial do Windows 8 durante o Mobile World Congress, no final do mês. E vamos tentar ver de perto!

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Rodrigo Ghedin 10/02/2012, 16:22

    A experiência é quase igual; mais limitada que a de um x86/64. Em tablets ARM, a área de trabalho clássica só servirá, basicamente, para Explorer, CMD, configurações, Office 15 e Internet Explorer (o que é bem bobo, visto que a principal diferença do IE "clássico" para o Metro é o suporte a plugins que… não existirão na plataforma ARM). Outras coisas mais elaboradas, como suporte a virtualização, também ficarão de fora. O bom? Nada de malware e melhor gerenciamento de energia.

    Hoje cedo compilei algumas curiosidades/detalhes do WOA neste post.

    []'s!

    • Higuetari 10/02/2012, 23:07

      Li seu post no Gemind, e aí me veio a questão: se vão chamar esse 'port' de Windows, e vender "Tablets com Windows 8" (Já posso até ver …) não seria confuso ao consumidor descobrir que seu Tablet e PC não funcionam da mesma forma, rodando os mesmos programas e tal, utilizando o "mesmo" SO?

      E outra, o inverso: aplicativos que fizerem sucesso na lojinha para WOA, poderão ser utilizados no x86/64 sem mais problemas?

      Meu problema é com o mesmo nome, para coisas que vão ser diferentes. Esse WOA podia se chamar: "Skylight", ou qualquer outro sinônimo de Windows 😛

      • henriquem 11/02/2012, 10:07

        Thiago, apps feitos pra WOA ou Win8 vão rodar nos dois. Só apps legados do Windows (7 e anteriores) que não rodam no WOA – e talvez aí possa surgir alguma frustração.

    • Kenchikuka 22/03/2012, 12:30

      Meio off, mas…
      No teu post vi li que só da de instalar atraves da Windows Store. Mas e empresas, como fica?
      Muito do mercado de tablets e até smartphones vem de empresas que usam com programas de gerenciamento etc, dentro da propria empresa, eles terão de disponibilizar isso na Windows Store para poder instalar? fica meio estranho isso.

  • dnmessias 10/02/2012, 17:55

    Poxa, tá lindo!

  • leo130 10/02/2012, 20:57

    sei nao o windows phone nao conseguiu brigar com android e iphone
    acho que a microsoft só serve para pcs mesmo(ou nem pra isso)

    • mytzplik 12/02/2012, 10:29

      calma leo130, a MS tem grana de sobra pra nao se afobar, ainda esta cedo pra fazer estas comparacoes.

  • Adriano Lima 10/02/2012, 21:15

    A M$ acertou em cheio com a interface Metro, afinal de metrô se vai mais rápido……
    Agora quanto ao uso, eu testei da outra vez e já tava muito bom (pra uma versão beta).
    Tenho certeza que para aquilo que as pessoas têm feito com um tablet, a versão ARM do Windows8 dá e sobra.
    Só queria que o rumor sobre a execução de jogos do XBOX360 nos PC´s (parrudos) com Windows8 fosse verdade.

  • Luis Felipe Ramos 11/02/2012, 22:42

    A pergunta que não quer calar!!!

    A Microsoft vai querer cobrar quanto para um Win for Tablet!

    Será que vai custar tanto quanto um para PC?

    Será que o consumidor vai querer comprar um Tablet Starter!!!!

    Não sei….

    Não sei…

    O que eu sei é que o Windows para PC é caro!

    :>

    • Ligeirinho 4.0 12/02/2012, 23:12

      Pelo que já vir por aí, a Microsoft quer que os Windows ARM sejam integrados (OEM) as máquinas, sem opção de "Box". O custo do Windows virá embutido no Tablet.

      • TheoKS8 23/02/2012, 11:09

        O quê me leva a crer que o tablet com Windows 8 custará uns R$ 2.500,00.

  • brazlocateli 12/02/2012, 02:25

    Agora a Apple tem um grande concorrente!
    Alguém que pode competir com a ótima experiência do iPad!

    Será que estamos voltando para os anos 80 e 90? Toda a competição entre as duas grandes da informática? Eu queria muito ter vivido nessa época e pelo visto ela esta voltando!
    E isso meus caros, é briga de cachorro grande!

  • RJP 12/02/2012, 10:34

    Micro$oft está cada vez mais irrelevante em certos mercados (mobile) e tendo sucesso em outros (videogames). Vejo a iniciativa c/ curiosidade, mas o seu atraso frente ao iOS e ao Android nos tablets me fazem pressentir um mico. E Windows 8 c/ aquela cara de tablet num desktop comum… Fico pensando como seria meu pai, analista de sistemas aposentado e enferrujado, lidando c/ o W8. Seria desastroso.

    N sei, talvez eu esteja errado, mas ainda acho que o mainstream (celulares e tablets) n tem muito espaço p/ algo além de iOS e Android.

    Em tempo: Alguém sabe o que o Google fez c/ o ChromeOS? Disse num podcast há 3 anos que ele n seria + do q uma curiosidade, n teria relevância alguma. Como Linux fellow, queria estar errado… Estou?

  • sinister 12/02/2012, 15:27

    eu sei q minha pergunta é meio boba mais…….. sera que da para instalar um windows 8 no galaxy note? rodaria bem? pq se ele roda ate na arquitertura ARM, n vejo problemas dele rodar no exynos 1.4 dual core!

  • SINISTER! 12/02/2012, 15:32

    a progreçao de uma arquitetura totalmente dinamica pode ser entrelaçada em num univerço totalmente comandada por um sistema destruitivo e mercenario que podera entrar em ação em poucos instantes! FIQUEM DE OLHO ABERTO!

  • OlharDigital 12/02/2012, 21:06

    Pois bem meus caros amigos, creio que quando chegar a versão Apollo do Wp será idêntica ao W8, o fundo preto não terá mais, sendo assim podendo colocar temas oficiais "compatíveis" com os tijolos, integração total e etc. EU acredito tanto no W8 quanto no WP, serão um adversário direto do iPhone e iPad.

  • McFake 12/02/2012, 21:41

    Já falei que a tradução de tiles para a versão pt-br será PASTILHAS e não tijolos.

    • henriquem 13/02/2012, 06:19

      HAHAHHA purista!

    • The other me 13/02/2012, 07:32

      Pastilha~pasta… boa sacada!

    • dflopes 18/02/2012, 00:01

      eu gostei mais da opção de ladrilhos…

  • Wesley 13/02/2012, 08:43

    Essa interface Metro eu ainda acho meio furada…… nas imagens que divulgaram até agora, os layouts sempre possuem fotos de banco de imagens, o que deixa a coisa com outra cara. Gostaria de ver uma tela (dessa de Headlines, por exemplo) com contéudo "real".

  • MarcelPS 13/02/2012, 15:17

    Só experimentando para dar minha opinião..

  • dflopes 18/02/2012, 00:11

    gosto da abordagem da microsoft, ao tentar voltar ao sistema unificado.
    Com uma integração não vista desde o PPC+Window XP.

    Minha preocução são os preços.
    Vc tem que comprar um windows FULL, Um tablet e um Nokia Lumia.
    E ainda tem os diversos "sabores" do windows, que acho que serão 6 (Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Ultimate e Server/Enterprise)
    Nunca gostei dessa estrategia da MS, mesmo usando PCs a 17 anos (desde 95 e MS-DOS)

    Na Maçã, ainda tem que comprar o iphone e o ipad, mas o MacOs já está embutido no preço do aparelho (e ainda sobra um bom lucro),

  • TheoKS8 23/02/2012, 11:16

    Espero que funcione bem. Estou lutando pra não ter que me acostumar com um OS X, mas a Microsoft não tem me dado muita satisfação.