Windows 8 para ARM (ou WOA): um passeio visual

W

Cada vez que eu vejo alguma imagem do Windows 8 fico cada vez mais intrigado. A Microsoft deu uma prévia de como vai funcionar o novo Windows 8 para processadores ARM, ou simplesmente WOA, para uso principal em tablets. Como já dissemos no passado, já tem fabricante de chip assanhado com a ideia.

E é aí que a coisa pega: Windows 8 em tablets (ARM, claro) tem de tudo para se tornar um bom concorrente para a Apple no mundo dos tablets. Sim, eu sei que até o Win8 ser lançado já teremos um iPad de terceira geração, três anos à frente dos concorrentes. Mas acredito que a experiência de uso simples – e comum – do Windows levada para os tablets será definitiva. Só espero que os fabricantes de hardware não forcem a barra com preços altos, porém.

A Microsoft diz que a experiência de uso entre ARM e X86 (= seu PC) no Windows 8 será a mesma, rodando os mesmos aplicativos que tenham sido desenvolvidos para a nova plataforma. A turma de Redmond diz que o Windows 8 para ARM será mais um membro da família Windows, “e tem um nível alto de itens em comum e alto compartilhamento de código com o Windows 8 (…). Criamos o WOA para permitir a criação de uma nova classe de PCs com capacidades e formatos únicos, apoiados por um novo conjunto de parceiros que expandem o ecossistema que o Windows faz parte.

As telas abaixo foram retiradas de um vídeo oficial de demo do Windows 8 para tablets e, para mim, a experiência parece igual à de um tablet com x86.

Tela inicial de bloqueio do Windows 8:

Digite sua senha…

E essa é a interface Metro:

Com “tijolos” (tiles) que levam às funções e aplicativos, igualzinho ao Windows Phone.

E aplicativos como Paint:

Leitor de notícias:

Organização dos tijolos:

Se precisar, dá para usar a Área de Trabalho convencional do Windows.

E alternar para e-mail (com integração com SkyDrive):

Galeria de fotos:

Calendário:

E os aplicativos do pacote Office 15 (que também terá uma versão de testes este ano):

Word 15:

Excel 15:

PowerPoint 15:

E até o OneNote:

Assim como o Windows 8, o WOA terá acesso a uma loja de apps.

A Microsoft fará um “preview” oficial do Windows 8 durante o Mobile World Congress, no final do mês. E vamos tentar ver de perto!

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos