Windows 7: rodando no netbook LG X-110

W

netbook_vista_7a

Se a oportunidade faz o ladrão, por que não uma boa nota no Zumo?

Estava eu me preparando para botar o netbook X-110 da LG para rodar os benchmarks aqui na minha bancada quando — a partir de uma conversa com o Henrique — surgiu a idéia de fazer uma experiência: já que o portátil seria formatado para instalar o XP Pro, por que não instalar o Windows 7 para ver o que acontece? Como o hardware desse equipamento é mais ou menos padrão de mercado e o processador Atom um x86 de 1,6 Ghz, a idéia não era difícil de executar.

Espetei minha unidade de DVD na porta USB no portátil e dei partida do sistema com o disco do Windows 7. Para minha surpresa, o processo de instalação aconteceu de maneira suave e sem nenhuma travada. O resultado final pode ser visto na imagem acima.

Como era de se esperar, o Windows 7 não foi capaz de identificar o modem 3G, muito menos a porta Wi-Fi o que pode ser resolvido (na teoria) com a instalação de drivers apropriados do Vista. De resto, tudo identificado e reconhecido pelo sistema , incluindo alguns itens meio manhosos como a porta de rede Fast Ethernet e a resolução nativa da tela (1.280 x 600 pixels).

netbook_7_-sistema_small

Com relação ao desempenho, o sistema se manteve ágil e funcionando nenhum engasgo assim como a interface Aero e os outros programas do sistema. Mesmo assim, o índice de desempenho do Windows não se mostrou muito impressionado com o hardware:

netbook_7_-index_small

O que podemos especular com essa brincadeira é que, se considerarmos que  essa versão “Ultimate” seja realmente o topo da cadeia alimentar da sua futura família de produtos do Windows 7, pode ser que versões mais “leves” como um Home, Business ou até mesmo um Starter Edition (ai meu santo!)  poderiam rodar sem problemas em um netbook. De fato a popularidade desses pequenos portáteis poderia até merecer uma versão própria,  permitindo assim que a Microsoft consiga  finalmente uniformizar sua linha de produtos, aposentar de vez o XP e até faturar um troco extra com alguns upgrades do XP para o 7.

Pode ser que esteja até viajando na maionese, mas acho uma perspectiva interessante.

Deveras.

Mais telas abaixo na resolução nativa do X-110:

netbook_7_explorernetbook_7_-paciencia

netbook_7_-video_2

netbook_7_-video_1

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos