Windows 7: instalei pelo pen drive e deu certo

W

hp_mini_7

O sistema operacional: Windows 7 Home Basic RTM.

A vítima: um netbook HP 1120BR com Windows XP Home em português.

O motivo: ver se funciona, usar o 7 como sistema operacional principal, testar a compatibilidade de outros programas sob o 7.

O problema: o netbook não tem um drive de CD externo. Nem eu.

A solução: instalar pelo pen drive.

Fase 1: preparando o pen drive

Materiais necessários:

– Pen drive de 4 GB ou mais.

– PC com XP ou Vista (no Mac tem um esquema no Terminal, mas desencane).

– DVD de instalação do Windows 7 ou arquivo ISO com sua imagem.

Observação: Segui as instruções da própria Microsoft, mas não deu certo na primeira vez. Culpa minha: apressado, só li as regras, mas não vi o vídeo. Me dei mal, depois deu certo.

O que você tem que fazer para preparar o memory key:

– Menu Windows | CMD | Diskpart (o maldito User Control do Vista vai piscar).

– insira o pen drive na porta USB (se colocar antes de abrir o Diskpart ele não aparece e você passa raiva).

– digite disk list. o pen drive, aqui, é o disco 2.

– digite select disc 2 (ou o número que aparecer)

– digite clean | depois create partition primary | depois active (isso cria a partição no pen drive e a ativa para o boot).

– formate o disco: format fs=fat32 quick. Depois disso, o Vista mostrou que o pen drive estava novamente “montado” como unidade externa.

Pronto, a primeira parte do pen drive está OK. Agora, você precisa copiar o conteúdo do DVD de instalação do Windows 7 para ele:

dvd

Se, como eu, tudo que você tiver for uma imagem ISO do disco, vai precisar de um drive virtual como o Virtual CloneDrive para “montar” a imagem no seu desktop e copiar os arquivos. Eu usei o Daemon Tools e foi numa boa. Terminado o processo de cópia de arquivos, seu pen drive está pronto para dar boot no PC e instalar o Windows 7.

Fase 2: instalando o Windows 7 Home Basic

Com o pen drive em mãos, reiniciei o netbook HP e pedi para dar o boot pelo memory key. Funcionou e o instalador do 7 começou a funcionar:

win7hb_01

Uma pequena observação: escolhi o Home Basic para o netbook por acreditar que era a melhor opção (leve, sem frescura) para a máquina, sem frescuras gráficas (Aero) e capaz de abrir vários programas ao mesmo tempo. Poderia ter ido de Starter Edition, mas não quis arrumar encrenca com o Nagano, que quer brincar com o Starter em paz…

O instalador do 7 me perguntou se eu queria um upgrade ou uma instalação limpa. Como o netbook estava zerado, fui sem medo na instalação limpa. O processo todo demorou cerca de 25 minutos com direito a algumas reinicializações da máquina durante o processo. E deu tudo certo:

win7hb_03

win7hb_04

Considerações finais:

O HP 1120 “amou” o Windows 7. O boot demora um pouco, mas não é um problema sério se contar como os programas funcionam bem mais rápido no Windows 7, e esse acredito ser o principal diferencial do sistema operacional da Microsoft (mais a falar sobre o tema em outros posts).

Nenhum aplicativo deu problema para instalar, e o único componente de hardware que não foi reconhecido no netbook foi o microfone (!). Nenhum outro componente reclamou falta de drivers.

Como fez o Nagano, aí vai minha lista de programas instalados até o momento no 1120:

  • Norton Internet Security 2009: OK
  • Microsoft Office 2007: OK (fiz instalação apenas com Word, Excel, PowerPoint e Outlook)
  • Paint.NET: OK
  • Mozilla Firefox: OK
  • Google Chrome: OK
  • Nokia PC Suite: OK (e aceitou o 5800 como modem logo após a instalação do programa)
  • Adobe Reader 9: OK (e identificou o sistema operacional como Windows 7 no site da Adobe: já tenho um software nativo)

Na sequência, o Windows 7 já baixou as primeiras atualizações de sistema (foram 14 numa leva só), com direito ao driver de vídeo da Intel, que passou a aparecer na barra inferior da tela quando religuei a máquina.

Por curiosidade, fiz o velho e bom teste de desempenho da máquina sob o Windows 7. O índice de experiência do Windows foi meio deprimente. Como é uma máquina para internet e textos, desempenho aqui não importa muito:

win7hb_07

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos