ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Wii Fit: medicina no seu videogame

wii_fit_1

A Nintendo do Japão anunciou na semana passada que irá lançar um serviço “Wii Channel” que permitirá que os usuários do jogo Wii Fit recebam dicas de especialistas de saúde pela Internet. O serviço deve entrar no ar em abril e as aplicações estão sendo desenvolvidas em parceira com a NEC, Panasonic Medical Solutions e Hitachi.

O conceito de “saúde digital” — é um assunto quente faz tempo, ao ponto de empresas do porte da Intel criarem um grupo específico para desenvolver essa nova frente de negócios ao lado de outras verticais, como computação corporativa, computação móvel, casa digital etc. No caso da Nintendo, o Wii Fit será utilizado para coletar/acompanhar dados pessoais (como peso, consumo de álcool ou tabaco) gerando assim uma base de dados que poderá ser analisados por médicos e outros especialistas de saúde, permitindo assim a sugestão de atividades e o aconselhamento de hábitos mais saudáveis para o usuário.

A intenção é que a NEC, Panasonic Medical Solutions and Hitachi ofereçam essa solução para convênios médicos e empresas de saúde.

Mais informações aqui e aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.