Review: fones Sony WI-C200

R

Os fones de ouvido sem fios Sony WI-C200 são uma ótima opção para quem procura ouvir música (ou podcasts) sem usar fios com qualidade e uma grande duração de bateria, com preço em conta.

Sony WI-C200

Os fones foram anunciados no começo do segundo semestre de 2019, mas só chegou às lojas em meado de novembro. É um modelo com Bluetooth 5.0, do tipo intra-auricular, com um fio de 89 cm e um driver de 9mm, pesando apenas 19 gramas. O WI-C200 fica pendurado no seu pescoço, com um cordão, um controle remoto e um contrapeso (que acredito ser a bateria) para deixar seu uso ergonômico. Recebi a versão em branco, mas os fones têm uma versão em preto fosco também.

Sony WI-C200

Uma coisa que eu gosto nesse tipo de fone para uso diário) é que, por ter um fio, você pode “largar” o fone quando encontra uma pessoa ou precisa tirar o fone, sem medo de perder o auricular – ao soltar os dois lados, eles se unem com um ímã (foto abaixo).

É que eu, particularmente, fico meio perdido quando estou ouvindo música na rua com um fone true wireless (como o Samsung Galaxy Buds ou o Sony WF-1000 XM3) e encontro alguém (e tenho que guardar o fone/procurar a caixinha). Eu não vejo o Sony WI-C200 como um fone para atividades físicas. Até dá para fazer exercícios com ele, mas acredito que o fio pode atrapalhar um pouco.

Sony WI-C200

O controle remoto (ou “botão multifuncional”, como descreve a fabricante) traz um microfone embutido que permite ligar e desligar os fones, atender chamadas, controlar o volume e a reprodução de músicas e acessar o Google Assistente (ou Siri). Apesar de o WI-C200 não se conectar ao app Headphones, da Sony, ao ligar o dispositivo uma voz (em inglês apenas) informa que o aparelho foi ligado e qual a porcentagem restante da carga.

Sony WI-C200

A bateria do Sony WI-C200 é excelente: a fabricante promete até 15 horas de duração, e durante meus testes os resultados ficaram próximos ao prometido. Os fones têm um conector USB-C para recarga da bateria, o que é excelente – e segue o padrão de fones da Sony: uma carga rápida de 10 minutos permite usar por até uma hora de reprodução. A carga completa leva em torno de três horas – ou levar os fones para recarga uma vez por semana se você usar em torno de 2,5h – 3h por dia, cinco dias por semana.

Sony WI-C200

Na qualidade do som, os WI-C200 seguem o padrão de qualidade Sony. Tem bons médios e agudos, os graves ficam um pouco a desejar – não espere um “batidão” de graves com um fone pequeno desses (basta reproduzir “Never Catch Me” do Flying Lotus para perceber). Como é um modelo para usar no dia-a-dia, está muito bom para o que oferece, pelo preço que custa. Gostei de ouvir podcasts nele também.

Algo que vale comentar também é que a qualidade de ligações usando o microfone interno do WI-C200 é boa. Usei algumas vezes (tanto no iPhone 11 quanto no Galaxy S10+) e não tive problemas em ser entendido do outro lado da linha.

Sony WI-C200

Vale notar que o principal concorrente do Sony WI-C200 na mesma faixa de preço, o JBL Tune 110 BT, é um modelo mais antigo (lançado em 2018), com duração de bateria prevista em até 6 horas pelo fabricante e sem Google Assistente. Outro concorrente – mais caro, já que tem foco mais esportivo – é o Anker Soundbuds Slim, que eu testei no ano passado.

Sony WI-C200

Fones Sony WI-C200: resumo

Sony WI-C200

O que é isso? Fone de ouvido sem fios com Bluetooth 5.0.
O que é legal? Qualidade do som, bateria dura uma eternidade.
O que é imoral? Não desliga sozinho ao ser desconectado do smartphone, não funciona com o app Headphones Connect da Sony.
O que mais?  Muito leve, tem USB-C para recarga da bateria.
Avaliação: 7,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação
Preço sugerido pela fabricante (e sujeito a mudanças): R$ 199.
Onde encontrar: Sony | Amazon

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos