webOS: descanse em paz

w

Do comunicado oficial da HP, do meio da tarde, envolvendo a possível oferta de compra da Autonomy Corporation:

… A HP também relatou que planeja descontinuar as operações envolvendo os aparelhos com webOS, especificamente o TouchPad e os telefones com webOS. A HP vai continuar a explorar opções para otimizar o valor do software webOS no futuro.

Minhas lembranças da Palm sempre foram boas (do meu primeiro Palm III, depois por um clone IBM, o WorkPad, e um rápido Zire). A empresa não conseguiu se preparar para mudança do PDA para o smartphone, se arriscou com Windows Mobile (eca) e acabou nas mãos da HP, que agora matou o hardware da Palm.

O software? Provavelmente a HP irá vender as patentes para algum interessado e tá bom. E ainda vão dizer que saíram no lucro. E se você esperava por um TouchPad em 2012 no Brasil, tire o cavalinho da chuva.

Como disse Harry McCracken, ex-editor da PC World gringa, “OK, Cisco, matar a Flip dois anos depois de comprá-la por US$ 590 mi não foi uma medida tão bizarra e cara no final“.

Claro que sempre podemos culpar a Apple por fazer tanto sucesso com um produto incrível como o iPad para usar de desculpa para o fim do webOS.

E é a prova de que nem sempre uma compra de uma empresa por outra significa um futuro de sucesso. Fica a lição, Motorola Mobility. E descanse em paz, webOS (espero que a unidade de PCs também não se vá).

Nagano comenta: Para mim, o WebOS é mais uma prova de que nos dias de hoje o mercado não consegue (ou não deseja) absorver mais do que dois ou três sistemas concorrentes, sendo que os menos adaptados são naturalmente eliminados via seleção natural. Vide o exemplos dos consoles de jogos (Xbox x PS3 x Wii), games portáteis (PSP x DS) e SOs de PCs (Windows x Mac OS x Linux).

De fato, acho que o mercado se impressionou mais com a coragem da HP de relançar o WebOS do que acabar com o mesmo.

A propósito, ainda sou usuário de Palm OS, em especial do Palm Desktop (onde mantenho zilhões de anotações). E como meu T3 morreu de falência múltipla de órgãos eu ainda consigo rodar suas aplicações no meu N900, graças ao emulador Garnet VM da Access:

Tudo bem que ele não roda Angry Birds, mas ainda passo horas me divertindo como o bom e velho Taipan em especial com Li Yuen o mafioso local que vive pedindo propina doações para Tin Hau (a Deusa dos Mares) e Elder Brother Wu, o emprestador de dinheiro.

Na versão para Apple II existia um curioso “bug” onde caso você peça emprestado — digamos 10 pratas — para Brother Wu e na próxima jogada devolver muito mais do que vc deve (digamos 10.000 pratas) o agiota começava a te  dever o que foi pago a mais e caso você não resgatasse essa grana, a dívida dele ia crescendo com os mesmos juros extorsivos. Infelizmente essa sacanagem foi corrigida na versão para Palm OS.

Uma versão jogável via web browser pode ser encontrada aqui.

 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos