Você já viu um HD SSD?

V

Cantado em verso e prosa pelo mercado, os chamados discos de memória Flash (SSD) já existem a algum tempo no mercado, porém eu nunca tinha visto um em cores e ao vivo. Até agora pouco…

Estava trabalhando num teste com o ThinkPad X300 quando caiu a ficha e me lembrei que o dito cujo vem equipado com um disco SSD de 64 GB (corrigido, obrigado a todos que nos avisaram!), algo que não tinha olhado na última vez que botamos a mão nesse portátil.

Quando eu abri o compartimento do X300, eu vi que ele realmente estava lá: um disco Samsung modelo MCCOE64G8MPP de 1,8″, 64 GB de memória flash e interface SATA II (ou SATA 300), a mesma usada pelos discos convencionais.

O periférico de armazenamento é levemente menor que um cartão PCMCIA, medindo apenas 5,4 x 0,7 x 7,8 cm (LxAxP) e 43 gramas contra  7,0 x 1,0 x 11,0 cm e 120 gramas de um disco convencional de 2,5″:

Assim que eu tiver um tempinho vou rodar alguns testes sintéticos para ver se existe alguma diferença de desempenho entre ele e um disco rígido convencional. Fiquem ligados.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="3421 http://zumo.com.br/?p=3421">comentários</span>

  • Sorte sua, porque eu vou continuar sem ver um ao vivo e a cores. 🙂

    Ps: Corrige a capacidade. No texto você colocou 64 MB. O correto é 64 GB.

  • Um errinho bobo em “um disco Samsung modelo MCCOE64G8MPP de 1,8″, 64 >>MB<< de memória flash e interface SATA II” 😀
    Desempenho entre um HD normalzinho e um SSD existe sim, principalmente na velocidade do acesso dos dados gravados.

  • Desculpa pessoal, o erro foi causado pela emoção de finalmente ter visto um disco de SSD.

    Agora só falta Papai Noel, disco voador e uma nota de 100 reais (ouvi dizer que tem um peixe nela, é verdade?)

  • Prezado Mario,

    Será que é possível medir o consumo de energia. Já li muito em outros blogs mencionando o consumo maior do SSD. Como é possível se não tem partes móveis e mecânicas????

    E parabéns pelo Blog.

  • Oras, que esse teste viria muito a calhar, tiraria definitivamente algumas dúvidas, principalmente em relação à velocidade de acesso e transferência de dados.

    Pois que é muito bonitinho e inspira mais confiança, mas talvez tudo seja apenas questão de design…

  • Resposta para o “dflopes”

    o Consumo dos SSD é de apenas 10% de um HD convencional de 5400RPM, por isso as maquinas mais leves utilizam SSD , pois se consome menos bateria, não precisa de uma bateria com tantas celulas para manter uma autonomia razoável.

    O X300 tem uma bateria de apenas 3 celulas de lítio polímero e tem uma autonomia de até 4.3 horas, autonomia que muita maquina com 6 celulas de lithion Ion gostaria de ter =)

    Abcs

  • que entrada é essa do sata dele… é diferente dos demais…?
    pois estou com um nwrbook positivo mobo red 4050, q tem um hd toshiba identico… q queimou e não axo pra comprar outro.. grato pela atenção, qqer resposta agradeço
    meu mail: sampaiodaniel@ig.com.br

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos