ZTOP+ZUMO 10 anos!

Vista SP1 Beta: impressões iniciais

Instalando o SP1

Já se passaram 20 dias desde que instalei o Beta do Service Pack 1 para o Windows Vista. Confesso que, com o Japão e muita coisa pra fazer, não deu tempo de mexer muito e descobrir as novidades do SP1, se é que elas são exatamente visí­veis ao usuário. E, í  primeira vista, não são mesmo. E é a primeira versão do beta, e muita coisa pode mudar daqui pra frente.

A única coisa que notei após a longa instalação – quase uma hora com o computador num modo liga e desliga enorme – foi uma observação no pé da minha tela, junto í  barra de tarefas do Windows. Nada diferente do próprio Vista em versão beta. Um bug a ser relatado: nem todos arquivos .AVI abrem no Windows Media Player (notadamente os DivX, que rodam normalmente no DivX Player).

(Ainda vou checar isso): mover arquivos em um mesmo volume parece que se tornou uma tarefa mais veloz, assim como o PC “acorda” mais rápido quando está em modo sleep – não necessariamente o monitor acompanha esse aumento de velocidade. Durante esta semana vou estudar melhor o SP1 Beta e, assim que tiver melhores resultados, publico aqui neste Zumo. Fique ligado!

Uma observação curiosa: semana passada publiquei uma nota dizendo que já estava disponí­vel uma atualização para o SP1 Beta. Sim, está, mas não para mim. Como assim? Beta testers das versões em inglês, alemão, francês, japonês e espanhol ganharam a atualização via Windows Update mesmo – ou até mesmo foram levados ao SP1 via Windows Update mesmo. Como meu Vista RTM e o SP1 estão em português, no update for you!

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin