ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Vista SP1 em português chega em abril

Windows Vista SP1: se tiver drivers problemáticos, não vai instalarO Service Pack 1 do Windows Vista finalmente atinge o status de RTM (quando o software está finalizado e pronto para envio aos fabricantes). O pacotão de correções, ajustes e melhorias do sistema operacional já tem um cronograma oficial de lançamento:

  • Em meados de março, o SP1 será liberado via Windows Update ou download center da Microsoft.com. Essa primeira versão estará disponí­vel apenas em inglês, francês, espanhol, alemão ou japonês. Basicamente, é uma fase em que vai baixar a atualização apenas aquele consumidor que quer ter antes as correções.
  • Em meados de abril, o SP1 chega para os usuários que têm o sistema de atualizações automáticas habilitado no Vista.
  • Usuários do Vista nos demais idiomas, incluindo português, terão acesso ao SP1 só em abril.

Curiosidade mórbida: o Windows Update vai avaliar se o computador tem drivers problemáticos conhecidos. Se isso ocorrer, o SP1 não será instalado automaticamente até que exista uma correção para o problema. Por isso existe a opção de baixar via download center (por sua conta e risco, claro). Logo, se sua máquina for um frankenstein doido com hardwares distintos, vai demorar pra você obter seu SP1…

Em tempo: o Windows Server 2008 também está em RTM. Sai oficialmente no fim de fevereiro, junto com o SQL Server 2008 e o Visual Studio 2008.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin