ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Calculadora de mesa Victor 1280-7 faz Data Relay com o PC

Os resultados obtidos nessa calculadora podem ser repassados diretamente para o computador via conexão sem fio, dispensando assim a necessidade de redigitá-los.

A capacidade de inovar não precisa estar sempre relacionada com tecnologia de ponta, já que muitas vezes ela pode ser aplicada em produtos simples do dia a dia que — com apenas um toque de tecnologia que nem precisa ser muito nova — pode melhorar e muito a sua experiência de uso.

Um bom exemplo disso é a calculadora de mesa 1280-7 da Victor (a mesma fabricante da V14 Personal Financial Calculator For Dummies) que incorpora um recurso muito interessante para o pessoal da área administrativa/comercial/finanças que passa um bom tempo do dia fazendo contas e passando os resultados para suas planilhas e relatórios.

 

Victor_12807_overall

Tecnicamente falando, a 1280-7 é uma calculadora de quatro operações de com 12 dígitos e impressora integrada mais voltada para uso comercial e negócios. Isso porque ela incorpora algumas funções financeiras básicas como cálculo de taxas, porcentagem, cálculo de custo/preço de venda/margem de lucro (informe duas dessas variáveis para obter a terceira), impressão de data/hora etc.

Victor_12807_key_layout

Até ai nada demais, já que muitas calculadoras de mesa fazem isso, só que a 1280-7 também incorpora um recurso chamado “Wireless Data Relay” que é a capacidade de transmitir dados da calculadora para o PC por meio de uma conexão sem fio.

Chique né? 🙂

A primeira vista isso pode até parecer alguma coisa recuperada de algum OVNI que caiu lá em Roswell mas a tecnologia usada é bastante simples: A 1280-7 vem com um dongle USB do mesmo tipo usado em teclados sem fio que, ao ser ligado num PC ou Mac,  a calculadora é reconhecida pelo computador como mais um dispositivo de entrada de dados — ou mais exatamente um teclado numérico — e ela até pode se comportar como tal, o que pode ser interessante para aqueles usuários de notebook que precisam entrar com muitos dados numéricos.

Porém a grande sacada desse produto é que a 1280-7 pode ser usada para fazer suas contas como qualquer calculadora comum e só transmitir o resultado final para o computador por meio da tecla “SEND TO PC” que pode receber essa informação diretamente numa célula de planilha ou campo de algum formulário on-line ou linha de texto num documento aberto.

Victor_12807_send_to_PC

Assim em vez de fazer a conta, ler o resultado e redigitar no PC, isso pode ser feito com apenas um comando o que também minimiza a possibilidade de erros de digitação.

O vídeo abaixo mostra com mais clareza como tirar proveito dos recursos de Data Relay com o PC:

O preço sugerido desse produto nos EUA é de US$ 160, mas pode ser encontrado por menos que isso no varejo on-line como o Amazon.com.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.