Viagem ao centro do Google

V

Google

O Google Brasil tem um novo escritório em São Paulo, agora com o devido tí­tulo de Googleplex. Fica na avenida Faria Lima, do outro lado da rua de onde ficava o escritório antigo. Como em qualquer Googleplex que se preze, dois projetores no hall de entrada dão o tom. Um com as buscas em andamento, outro com viagens aéreas de Google Earth.

Me senti em 1999/2000 ao entrar lá. É como se a bolha nunca tivesse estourado. Sala de almoço/café. Cozinha. Comida grátis em diversos locais. Bebida grátis também. Rede para relaxar. Pufes. Pebolim. Falta um videogame, mas ainda vão comprar. Sala de massagens. Baias. Mini-salas isoladas para falar ao telefone com privacidade. Um equipamento de videoconferência de última geração pra falar com até nove paí­ses ao mesmo tempo. Mais baias, muitas vazias. As contratações não páram.

O andar comporta mais de 120 pessoas, hoje o Google Brasil tem 60 funcionários, um ano atrás eram 30. Os resultados em um ano foram surpreendentes também, 80% além das metas, disse o diretor geral Alexandre Hohagen. E prometem ser maiores em 2007, um “crescimento estimado de 200% em relação a 2006”. Uau.

Os Googleplex pelo mundo disputam qual é o mais bacana. A bola da vez é o Brasil (abriu oficialmente no iní­cio de novembro), o da Austrália também está fresquinho. É a cultura do Google. Igualzinho a 1999 (não sei a razão, mas lembrei da finada Patagon, que tinha até elevador para levar de um andar a outro, na mesma Faria Lima. O falecido Zip.net também ficava por ali). Mas assim é o Google no mundo inteiro, por que razão seria diferente?
Fotos? Não, só em determinadas áreas “seguras”. (Não tirei fotos, tava com o celular errado lá, sem câmera). E não, Hohagen não comenta o caso do Ministério Público. “É assunto pro Google Inc, mas tivemos notí­cias positivas recentemente.”

Hohagen diz que cada vez mais os produtos serão localizados para o Brasil. Foi assim com o Picasa, Google Apps, vai ser assim com o Click2Call (para clientes contatarem empresas via VoIP) e, finalmente, o Google Maps. Sobre o You Tube, não tem o que dizer, porque o negócio é muito recente. Mas que o Google Brasil vende, via rede AdWords, anúncios locais para o YouTube – já aconteceu com Gradiente e Speedy. E se você tem AdWords no seu blog, não vai receber o dinheiro em reais ainda não. Mas eles prometem para “breve” o fim dos cheques em dólar.

Guloseimas Google Brasil-SP em números, por mês:

  • 2 mil garrafas d’água
  • 700 iogurtes
  • 5 mil latinhas de suco e refrigerante
  • guloseimas: o número não é divulgado

fonte: Google

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos