ZTOP+ZUMO

Via QuadCore: o primeiro processador de 4 núcleos da Via Technologies

A exemplo do que faz o pessoal de Santa Clara, a Via Techologies adota a estratégia do pegue dois chips pelo preço de um (e leve mais dois cores de brinde).

Depois de ter mostrado o Nano X2 na última CES 2011, a Via Tecnologies resolveu incrementar o seu produto da maneira mais simples e prática possível: juntou dois chips dual-core no mesmo encapsulamento, criando assim seu primeiro processador quad-core.

Batizado de VIA QuadCore, ele é um chip de 40 nm baseado na microarquitetura Isaiah de 32-64 bits e estará inicialmente disponível na versão de 1,2 GHz com 4 MB de cache L2 e barramento V4 de 1.333 MHz.

Segundo a fabricante, esse novo chip incorpora um novo recurso batizado de Adaptive Overclocking, um tipo de “Turbo boost” que pode acelerar dinamicamente o processador para até 1,46 GHz de acordo com a demanda. Com um TDP de 27,5 watts, ele pode ser uma opção interessante para uso em desktops de entrada, all-in-ones, portáteis e mini-servidores.

E assim como o Nano x2, seu encapsulamento VIA Nano BGA2 (2,1 x 2,1 cm) é totalmemente compatível com outros processadores da casa como o VIA Eden, VIA C7, VIA Nano série E e VIA Eden X2 permitindo assim um upgrade rápido em toda a sua linha de produtos — na maioria mini-placas com processador embedded — simplesmente trocando o chip velho pelo novo — o que poderá proporcionar ganhos significativos em aplicações demandem o uso intensivo de multitarefa sem gastar muita energia. Fora isso a empresa afirma que seu QuadCore oferecerá excelente desempenho em ambientes de virtualização, multimídia e sistemas com múltiplas telas.

Mais informações aqui.

 

 

 

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • rubens 12/05/2011, 16:03

    Pena que até chegar ao mercado, os produtos da VIA demooooooooooram.
    E lá vai tick-tock-tick-tock…

    O pior é que a arquitetura do Nano é boa, bem melhor que os in-order no C3/C7 e Atom.
    Mas o bom e velho "design-win" nada 🙁

  • David Augusto 30/10/2011, 01:33

    Eu nunca vi um; esses produtos nunca chema aqui no Brasil, uma pena… queria ter um so para testar 😀

    • mnagano 30/10/2011, 08:32

      Bom, o chip mais parecido com o VIA Quadcore são os Atom Dual Core (2 cores com HT = 4 threads) que equipam placas como a D510MO que, por sinal é montada e vendida no Brasil pela Digitron:

      http://ztop.com.br/2010/06/13/review-placa-mae-in