VIA mostra placa-mãe x86 compatível com Android

V

A Via Technologies anunciou que vai dar suporte ao sistema operacional Android nas suas plataformas x86. O primeiro produto a incorporar essa estratégia é a nova placa-mãe VIA EITX-3002:

Ocupando uma área de apenas 17 x 12 cm (L x P), a EITX-3002 faz parte de um padrão de formato que a fabricante chama de “Em-ITX” que chega a ser menor que o Mini-ITX (17 x 17 cm) e pode vir equipado com um processador dual core VIA Nano X2 de 1.2 GHz ou VIA Eden X2 de 1.0 GHz com chipset MSP VIA VX900, que incorpora a aceleradora gráfica VIA Chrome 9  HD com suporte para DX9 e aceleração de vídeo para os codecs MPEG-2, WMV9, VC1 e h.264 e resolução de tela máxima de 2.560 x 1.600 pixels.

Entretanto, o que mais chama a atenção desse produto é o número de interfaces e portas de comunicação que a VIA conseguiu espremer nessa plaquinha, entre elas duas portas de rede Gigabit Ethernet, uma SATA 2.0, duas seriais RS-232/422/485 (uia!), uma Paralela (uia! uia!), seis portas USB 2.0, duas USB 3.0 (opcionais), slot para cartão CF e slot para memórias SO-DIMM (DDR3 1066),  saída SVGA e HDMI, som HD e até suporte para telas touchscreen. A placa incorpora um conversor de energia de CC  para CC (DC-to-DC) que aceita entradas de 7 a 36 volts.

Outro detalhe interessante desse projeto é que tanto o processador (o chip menor marrom) quanto o chipset (à sua direita) estão montados na parte de baixo da base o que permite o uso de uma curiosa solução de cooler…

 

… na forma forma de uma grande base metálica com microaletas nas laterais que dispersam o calor sem o uso de ventoinhas, resultando assim numa solução mais compacta e de perfil mais baixo.

Como dissemos no início desse post, o maior atrativo dessa solução é que ela permite o desenvolvimento de novos tipos de aplicações Android que funcionem em outros dispositivos além de tablets e smartphones — como totens de informação, terminais de consulta e auto-atendimento, setup boxes, media center, sistemas embarcados ou computadores de bordo.

E isso sem falar na possibilidade de integrar facilmente essa plataforma a outros dispositivos padrão de mercado que dificilmente interagem com esse SO como discos SATA, rede cabeada, diversos dispositivos USB como scanners ou webcams e até impressoras com interface serial ou paralela, equipamentos por sinal ainda muito populares no mundo da automação comercial.

A empresa também divulgou um vídeo demonstrando a EITX-3002 rodando Android:

Mais informações aqui.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos