ZTOP+ZUMO 10 anos!

Via anuncia GPU com DX10.1 para ultra-portateis


A S3 Graphics (empresa da VIA Technologies) anunciou hoje a nova série de GPUs da família Chrome 400 Ultra Low Power (ULP) para dispositivos móveis, a primeira a oferecer suporte para DirectX 10.1 e, conseqüentemente, compatibilidade com a Interface Aero do Windows Vista em netbooks ou mesmo MIDs.

A série é formada por três modelos — os Chrome 430, 435 e 440 — consomem algo em torno de sete watts, o que dispensa o uso de coolers com ventoinha e não sacrificam muito a carga da bateria. Todos dispõe da tecnologia ChromotionHD que oferece o desempenho necessário para os novos padrões de vídeo de alta definição, incluindo o H.264, MPEG-2, MPEG-4, VC-1, WMV-HD, AVS, e AVC.

O modelo mais avançado Chrome 440 suporta até o chamado modo de reprodução de vídeo em 1.080p “mídia playback”, incluindo os padrões Blu-Ray Dual-Stream ou Blu-Ray PIP (Picture-in-picture).

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.