ZTOP+ZUMO

Gadget (refrescante) do dia: Ventilador Plus Minus Zero Aileron Fan Y620

Empresa utiliza tecnologia aeronáutica para criar um ventilador mais prático, eficiente, silencioso e econômico.

A Plus Minus Zero (ou simplesmente ±0) é uma empresa japonesa especializada em utensílios domésticos que adota uma filosofia sob medida para os adeptos da chamada “vida simples”, ou seja, segundo suas próprias palavras:

  • Uma forma que é “apenas certa” — Criamos formas que estão ligeiramente alinhadas com as tendências ou estilos de vida do nosso tempo, mas que não são varridas pela moda — ou seja — formas que podem ser usadas por um longo tempo.

  • Um tamanho que é “apenas certo” — Nossos produtos são um pouco pequenos. Nós aspiramos o conforto que vem da medida certa ao contrário da simples ganância pelo maior.

  • Um preço que é “apenas certo” — Nosso objetivo é de ofererecer preços acessíveis que permitam a todos comprarem nossos produtos quando desejado.

Daí a idéia do ±0 (mais o menos zero) ou seja, nada mais e nada menos que o consumidor deseja por um preço bacana.

Porém isso não significa que “gente simples” precise se contentar com produtos despojados e sem graça. Um bom exemplo disso é o Aileron Fan Y620 um curioso ventilador doméstico que incorpora tecnologia aeronáutica para chegar num produto mais prático, eficiente e silencioso.

Desenvolvido em parceria com a Nidec Corp e a MIYAKE Design Studio (e ganhador do prêmio IF Design Award 2015 na categoria Produto), a grande sacada desse ventilador é que suas pás possuem ailerons — ou o que o nosso leitor Telio Oliveira da Silva acha mais correto chamar de wing fence — que são superfícies de controle aerodinâmico muito usadas em aeronaves de asa fixa…

… o que garante que o fluxo de ar se movimente de maneira mais eficente, reduzindo assim o seu consumo de energia. Fora isso, o ângulo dos raios da sua grade frontal é inclinado em 40°, o que também reduz a geração de turbulências que costumam gerar ruídos. Só com essa melhorias estima-se que seu nível de ruído varie de 8~30 dB:

Outra sacada interessante do Y620 é que sua cabeça pode ser inclinada para baixo (-12°) e para cima (até +90°) de modo que o fluxo de ar possa rebater nas paredes ou até ser jogado para cima na direção do condicionador de ar, aumentando assim a propagação do ar fresco ao mesmo permitindo assim a redução da intensidade do seu uso.

Esse ângulo também poder ser usado para ajudar a secar a roupa dentro de casa naqueles dias quentes e úmidos:

Esse ventilador também conta com timer (ligar em 1, 2, 4 horas e desligar em 2, 4, 6, 8 horas), modo silencioso e cum curioso modo de funcionamento “rítmico” que varia automaticamente a intensidade do fluxo de ar (em até 9 níveis diferentes) para criar aquele efeito de brisa. Fora isso, seu ângulo de oscilação pode variar de  30°, 60°, 90° e 120° podendo assim ser otimizado para um maior ou menor número de pessoas num mesmo ambiente.

Ele também possui um sistema de auto-desligamento automático após 16 horas de uso contínuo, o que garante que ele pare de funcionar mesmo que o usuário saia de casa e esqueça o ventilador ligado.

Aileron Fan Y620 mede aproximadamente 31 x 82~108 x 31 cm (LxAxP) pesa 5,2 kg e consome no mínimo 1,7 watt e, no máximo até 38 Watts. Também acompanha o produto um controle remoto sem fio que replica as funções do seu painel localizado na sua base:

Ele já pode ser encontrado na lojinha da empresa pelo preço sugerido de 19.440 ienes (~R$ 547) e além do branco, ele também está disponível nas cores bege e preto chocolate:

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Telio Oliveira da Silva 26/09/2017, 09:40

    Uma correção. Suas pás não possuem ailerons. Ailerons são superfícies móveis.

    • Mario Nagano 26/09/2017, 10:32

      sim o que você falou é verdade. Acho eu que a empresa adotou esse terno mais pelas suas características de controlar o fluxo de ar sobre suas pás de maneira mais eficiente:

      “The fan blades have aileron, with the wing section being based on aircraft wing technology. The shape of the blades ensures that air is efficiently directed; as a result, wastage regarding power consumption is suppressed.”

      Mas na sua opinião, qual seria o termo correto que deveria ser usado no lugar de Aileron?

      • Telio Oliveira da Silva 26/09/2017, 11:14

        Acho que a empresa usou por soar mais legal e ser mais “comercial” .

        Mas isso aí está mais para um gerador de vortex. Acho que esse seria o termo correto.

        Abraço e parabens pelo site. Sou leitor assíduo.

        • Mario Nagano 26/09/2017, 16:11

          Beleza, vou colocar essa observação no post.

          Brigadão pelo toque.

          [ ]s

          M.

    • dflopes 28/09/2017, 13:04
      • Telio Oliveira da Silva 28/09/2017, 14:06

        Olha, eu fiquei na dúvida entre Gerador de vortice e wing fence.. gerador de vortice costuma ficar somente no bordo de ataque. Para bater o martelo sobre o que seria esse dispositivo, somente verificando o projeto aerodinâmico, mas DEFINITIVAMENTE não é um aileron.

  • sigma7777777 10/10/2017, 22:28

    Precisamos de uma Nagano Store para trazer esses produtos ao Brasil kkk

    • Fabiano G. Souza (Nerdmor.com) 27/10/2017, 10:27

      Apoiado!