ZTOP+ZUMO 10 anos!

Vem aí­ um novo iPod Nano

Mockup do novo iPod Nano - ThumbnailA Apple vai realizar amanhã, no Moscone Center em San Francisco, na Califórnia, um evento para a imprensa que tem como lema “The Beat Goes On”, o que deixa claro que o tema é a música. Já há algum tempo os sites de rumores estão fervilhando com especulação e supostas fotos de um “novo iPod Nano”, e a proximidade do evento só faz agitar ainda mais as coisas.

Embora eu normalmente seja bastante cauteloso quanto a rumores sobre produtos da Apple (que acompanho profissionalmente há mais de quatro anos), as evidências são fortes o suficiente para eu apostar minhas fichas no novo Nano. Porquê? Veja só:

  • Supostas fotos (borradas, como de costume) do novo iPod Nano surgiram na Internet há algumas semanas, e o departamento legal da Apple prontamente agiu, contatando todos os sites que as publicaram e pedindo a retirada das imagens do ar. A Apple nunca age assim com imagens falsas.
  • A Uniea, uma fabricante de acessórios para o iPod, anunciou um produto chamado “U-Suit”, uma capa de couro “para o novo iPod”. Embora os fabricantes de acessórios geralmente não tenham acesso privilegiado a informações da Apple (na verdade muitos deles sequer mantém contato com a empresa), é incomum um fabricante anunciar um produto baseado apenas em um rumor. Ainda mais levando em conta que os rumores não mencionam itens cruciais no design de produtos como o tamanho e espessura do novo iPod, posição das portas, diâmetro dos controles, etc. O design da U-Suit casa com as descrições do novo Nano nos rumores
  • Produto em falta: o modelo atual do iPod Nano está em falta em várias lojas e revendas da Apple nos EUA. Segundo o site Ars Technica, algumas revendas foram avisadas de que novos carregamentos do produto devem chegar no dia 6 de Setembro, ou seja, um dia após o evento. “Limpar” as revendas do modelo antigo para fazer espaço nas prateleiras para um novo é uma das práticas mais comuns no comércio.
  • A data: a primeira geração do iPod Nano foi lançado em 7 de Setembro de 2005, a segunda em 12 de Setembro de 2006. O evento de amanhã está no “ponto certo” para uma atualização da linha de produto.

Se os rumores se concretizarem, o visual do novo Nano é algo como na “foto” (ou mock-up, olhem o recorte) aí­ embaixo. Um Nano “gordinho”, mais baixo que o modelo tradicional, com uma tela maior e capaz de reproduzir ví­deo, rodando um novo sistema operacional derivado do OS X, como o do iPhone.

Será essa a verdadeira cara do novo iPod Nano?

Ví­deo e o novo sistema exigiriam mais espaço em disco, pelo menos 8 GB de Flash, o que vai um pouco contra outro rumor, de redução no preço. Mas a Apple já fez mágica com preço de suprimentos e conseguiu vender o iPod Mini com um microdrive de 4 GB mais barato do que o preço do microdrive avulso na época. Nada impede que repita o feito. Eu acredito que o modelo de 2 GB vai ser descontinuado e teremos Shuffles com 4 e 8 GB, talvez um modelo “premium” com 12 GB.

Como de costume vou fazer “liveblogging” do evento amanhã, usando como fonte os vários liveblogs em inglês de veí­culos que estarão presentes. A “festa” começa í s duas da tarde, não percam!