ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Vem aí­ o “Gibão Valente”

Gutsy Gibbon (algo como “Gibão Valente”) é o codinome da versão 7.10 do Ubuntu, anunciado por Mark Shuttleworth. Com lançamento previsto para Outubro deste ano, esta versão deve trazer novidades nas áreas de instalação não-assistida (útil em empresas onde í s vezes é necessário instalar dezenas de máquinas de uma só vez), servidor e desktop, com a habilitação por padrão do Compiz (também chamado de Composition Manager), software que joga o trabalho de renderizar a interface gráfica para a placa de ví­deo e possibilita efeitos como sombras reais, transparências e transições em 3D.

Shuttleworth também indicou a possiblidade de uma versão derivada, chamada Glossy GNU, composta apenas por software estritamente livre, a ser desenvolvida em parceria com a equipe da distribuição GNewSense.

O cronograma de lançamento especifica uma versão beta em 27 de setembro, um release candidate em 11 de outubro e a versão final no dia 18 de outubro. O projeto tem tradição de seguir í  risca o cronograma, portanto os fãs do Ubuntu já podem marcar seus calendários.

E falando em calendário, o meu diz que uma versão Release Candidate do Ubuntu 7.04 Feisty Fawn deve aparecer na internet a qualquer momento (a data oficial era 12/04), com lançamento da versão final no dia 19/04. Fiquem de olhos bem abertos.