Vai uma câmera 3D aí? (Samsung)

V

Passeando pela PhotoImage Brazil 2010 deu para notar o oba-oba em cima das câmeras digitais e filmadoras 3D. Para mim isso ficou ainda mais claro ao passar pelo stand da Samsung onde ouvi um curioso relato de que diversos visitantes passaram por lá perguntando se a empresa coreana não teria uma câmera 3D e saíram de lá meio desapontados ao saber que ainda não havia nada em seu catálogo (mesmo lá na Coréia).

Isso me fez lembrar de uma coisinha que vi lá na CES 2010 em Las Vegas no começo do ano…

A belezoca abaixo estava escondida num canto escuro (literalmente falando) de uma das dezenas de demonstrações que a Samsung fazia durante a megafeira e que, aparentemente, passou batida. Afinal, todo mundo estava hipnotizado pelas imagens das TVs e telas 3D. Eu mesmo olhei, achei legal, bati umas fotos e fui ver as TVs.

O que me chamou a atenção desse produto é a pouquíssima informação disponível na rede e o fato de as poucas imagens disponíveis aparentemente foram tiradas depois da minha passagem pelo stand, já que alguém arrancou a etiqueta promocional que revelava algumas características técnicas da câmera — mais uma prova de que este Zumo anda um passo à frente da concorrência, mesmo quando a gente não percebe.

Mas de volta a realidade, o que essas imagens mostram é que ela lembra muuuito a Fuji Finepix Real 3D W1 anunciada no ano passado com seu sistema de lentes gêmeas Schneider Kreuznach Varioplan 6,3~31,5 mm / f3,6~4,8 (zoom de 5x),  sensor CCD de 12,2 MP e tela AMOLED 3D. E assim como a Pansonic e Sony já fizeram, esse produto é parte da estratégia de oferecer para o usuário final um ecossistema completo de captura, processamento e reprodução de conteúdo 3D.

Resumindo: a boa notícia que sim, a Samsung tem alguma coisa cozinhando no forno. A má notícia é que aparentemente ninguém por aqui sabe quando vai ficar pronta, o que é estranho para uma companhia que não costuma perder tempo para apresentar suas novidades — de preferência antes da sua arqui-rival coreana.

Zumo in a Box:

E como vai a FinePix Real 3D W1?

Ao passar pelo stand da Fuji Film eu notei que a Real 3D W1 estava sendo mostrada junto com as outras digitais da Fuji, mas sem a pompa do ano passado. Conversando com a porta-voz da empresa fui informado que ela (finalmente) chegará ao Brasil até o final deste ano e que um segundo modelo mais compacto já está no forno.

Henrique comenta: lembrando que a previsão original era final de 2009, está bem atrasado, né?

Uma coisa interessante que vi no stand da Fuji foi demonstração mostrando uma W1 ligada a uma TV 3D da LG. Isso mostra que apesar de ter sido a pioneira nesse mercado, o produto da Fuji mantém compatibilidade com os atuais produtos 3D do mercado.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos