ZTOP+ZUMO 10 anos!

Vai um robô na cozinha?

robot_arm

Cobrindo o noticiário de tecnologia, posso dizer que já vi um pouco de tudo nessa vida, mas preciso reconhecer que a imagem acima ainda me dá um certo arrepio (brrrr…).

Diversos robôs estão demonstrando seus talentos culinários a nesta semana em Tóquio durante o FOOMA Japan, uma feira voltada para o segmento de tecnologia e equipamentos que manipulam alimentos.

Um bom exemplo é o Okonomiyaki Robot, que prepara a mistura, espalha óleo e despeja a massa na chapa e ainda vira o petisco quando está no ponto. E depois de pronto o robô ainda pergunta se o cliente quer que coloque maionese no topo da comida, como mostra o vídeo abaixo.

A idéia dessas demonstrações é de mostrar a versatilidade dos robôs podem fazer com a programação correta como trabalhar em fábricas ou restaurantes que precisam manipular objetos delicados.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Anderson

    Realmente a imagem é um tanto pertubadora, mas creio que apenas para “olhos ocidentais”, pois o que existe de mangás com esse tipo de imagem, que particularmente considero bizarra (uma mão, creio que feita de silicone, igual a humana) é enorme. O mangá Gummn que foi publicado no Brasil tem várias cenas assim.

  • Douglas Belmonte

    Ele so nao pode saber o sabor do que esta preparando. Com alimentos mais requintados duvido que troquem um chef por um robo, mas nao garanto o mesmo pra redes do tipo mcdonalds.

  • Lucas Jardim

    Aposto que ele cozinha melhor que a maioria de nós!!! =D