ZTOP+ZUMO

Comi Kuma: Troque palavras por expressões de afeto

Experimento de IoT da KDDI utiliza um brinquedo como interface para transmitir sentimentos sem usar voz ou texto.

A KDDI por meio do seu  Instituto Au de tecnologia, revelou nesta semana um novo sistema de comunicação batizado de Comi Kuma (コミクマ). E antes que alguem pergunte — sim é um ursinho de pelúcia:

comi_kuma_hi_there

Para quem não sabe, a KDDI é uma operadora de telecomunicações no Japão e a Au by KDDI é a marca da sua operadora de telefonia celular. E como é de se esperar, tanto ela quanto suas concorrentes promovem pesquisas avançadas cujo objetivo é de prever como serão os sistemas de comunicação do futuro ou mesmo e, quem sabe, até inventar o “próximo smartphone”.

Foi daí que os pesquisadores da Au conceberam a idéia de comunicar-se não por meio de palavras — e sim por gestos e expressões de carinho — que poderiam ser enviados pela internet para o seu destino.

Mas como seria a interface ideal para capturar e transmitir digitalmente mensagens que mal podem ser descritas em palavras? A resposta pode ter sido foi uma prova de conceito originalmente criada para outro projeto (codinome “Warmy”) …

comi_kuma_prototipo

…que foi redirecionada para se transformar no Comi Kuma. A propósito, nosso palpite é que esse nome vem de “Communication” e “Kuma” (= urso em japonês).

comi_kuma_final

Esse brinquedo comunicador vem equipado com por 12 sensores diferentes, que vão de simples sensores de toque e pressão, passando por sensores de movimento/acelerômetros e até um curioso sensor de CO2 montado no nariz (o chamado “Kisusensa”) capaz de sentir a respiração vinda da boca de uma pessoa, o que pode ser interpretado como um beijo!

comi_kuma_sensors

Com isso, essa interface o ursinho é capaz de interpretar as diversas ações do usuário da criança — como afagar a cabeça, dar um abraço e até um beijinho — transformando-as em uma das onze imagens gráficas disponíveis — também chamadas de “stamps” (carimbos) …

comi_kuma_uso

… que é transmitida por meio de ferramentas de IoT pela internet direto para o ursinho receptor…

comi_kuma_conectando

… que apresenta o carimbo numa pequena tela colorida localizada na sua gravata:

comi_kuma_LCD_screen

Desse modo, mesmo crianças muito novas ou pessoas idosas que não conseguem operar um smartphone podem enviar e receber “emoções” à qualquer hora e em qualquer lugar de um modo simples e intuitivo.

comi_kuma_box

O Comi Kuma ainda está no estágio de protótipo, sendo que em janeiro deste ano pesquisadores da KDDI conduziram um teste de campo na cidade de Gojome que fica no distrito de Minamiakita em Akita, cuja a baixa taxa de natalidade combinada com o envelhecimento da população apresentava um cenário muito interessante para testar seu novo sistema.

Assim, algumas famílias receberam e foram ensinadas como usar o brinquedo, sendo que os resultados mostraram que o processo de adoção foi rápido e o seu uso foi rapidamente incorporado à rotina do dia-a-dia. E o modelo de comunicação “stuffed × stamp” tornou mais fácil a comunicação dos avós com seus netos, principalmente se eles estão separados por longas distâncias:

Os pesquisadores da Au também acreditam que seu novo sistema de comunicação também pode ser usado em outras situações e/ou cenários, como melhorar o contato de filhos de casais separados, ou interagir com crianças enfermas que não tem acesso à um smartphone:

comi_kuma_outras_apps

Fora isso, a empresa também considera outros padrões de formato, como uma versão “mini” do Comi Kuma que pode ser pendurado no smartphone e que poderia funcionar “pareado” com outro Comi Kuma remoto, de modo que o movimento do bracinho do ursinho “local” poderia ser replicado no “remoto”, estabelecendo-se assim um novo meio de comunicação:

comi_kuma_outras_apps2

Legal né?

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Rafael Rigues 01/04/2016, 17:53

    Nagano, isso é quase o smarphone da Ranka Lee no Macross Frontier. Serve como “bichinho”/penduricalho de bolsa e comunicador.

    • Mario Nagano 02/04/2016, 06:56

      Entre os pesquisadores da KDDI deve ter um monte de otaku.