ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Windows 8: “up-grade” não importa muito no 3o mercado de PCs do mundo

Aqui no ZTOP, estamos bastante empolgados com a chegada do Windows 8 em setembro e acreditamos que ele vai mudar muita coisa no mundo de PCs e pós-PCs. Mas pelo visto a subsidiária local da Microsoft, somada ao grande varejo de tecnologia, parece não se importar muito com quem precisa comprar um computador agora.

Explico: quem comprar um computador novo com Windows 7 (versões Basic, Premium, Ultimate e Professional) terá direito a atualizar o seu sistema operacional para o Windows 8 Pro pelo valor sugerido de R$ 29 quando o OS da Microsoft for lançado – e essa oferta é válida entre 02 de junho de 2012 e 31 de janeiro de 2013.

Mas, lembre, o Brasil já é o terceiro maior mercado de PCs do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. Então, o que acontece quando você, consumidor esclarecido vai procurar informações no varejo sobre o novo Windows?

Encontra isso aqui escondido atrás da terceira fileira de notebooks (e somente dela) em um dos grandes vendedores de eletrônicos de São Paulo, a FNAC.

De novo, somos o terceiro maior mercado de PCs (com Windows, oras!) do mundo:

Para efeitos de comparação, em Taiwan (mercado de 1,6 milhão de PCs/ano), cada lojinha de computadores (mesmo as menores) tinha esse pequeno stand com folhetos destacáveis – a foto que abre este post.

O consumidor compra seu PC novo, destaca a folha e leva pra casa. Para que pensar em comunicação inteligente (o texto acima mais parece uma ameaça – ou um favor muito grande – para o coitado que quiser atualizar seu Windows) pro consumidor (de novo, do terceiro maior mercado do mundo)? Sorte do comprador que conseguir achar a informação do “up-grade”, né?

E, apesar de o site da Microsoft Brasil não ter nenhuma informação sobre o “up-grade”, a URL indicada (windowsupgradeoffer.com) nas instruções brasileiras abre um site de registro em inglês, mas a parte em português está bem explicadinha.

Nagano comenta: Ei-ta nóis! Dei-xame ver se en-tendi — a partir de junho até o fim de janeiro próximo, qualquer pessoa que comprar um PC com Windows 7 que não seja Starter poderá migrar para o 8 pagando apenas R$ 29. 

Estranho… até onde me lembre, da última vez que a MS fez essa oferta de upgrade de versão nova para os late adopters da versão antiga, isso saia de graça:

http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2009/06/26/atualizacao-gratis-para-windows-7-e-anunciada-por-fabricantes-no-brasil/

Mardita crise americana.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin