Um Power 7 para chamar de seu

U

Anunciado no início desse ano, a IBM Brasil expande sua linha de produtos baseados no processador RISC Power 7 que agora vai do imponente IBM Power 795 capaz de abrigar até 256 núcleos de processamento até modelos realmente compactos como o IBM Power 720 Express (acima), equipado com apenas um soquete para até oito núcleos de processamento.

Esse conceito difere um pouco do que estamos acostumados a ver nos processadores x86, já que o módulo do processador Power 7 (que vai no soquete) pode receber 2, 4 ou 8 núcleos de processamento de 3 GHz, cada um com 256 KB de cache L2 e 4 MB de cache L3.

O sistema ainda anda pode vir com 8 GB a 128 GB de SDRAM RDIMM DDR3 e até oito discos SFF (small form factor) SAS convencionais de 2,4 TB cada ou oito até discos SSD (uia!!!). Ele estará disponível tanto no formato rack de 4U ou no imponente formato torre bem no estilo “Bite me!” da IBM.

De fato, a empresa conta com um modelo ainda menor — o Power 710 Express — disponível apenas na versão rack de 2U mas com capacidade menor de memória (até 64 GB) e disco (73,4 TB).

Completa essa linha os modelos Power 730 Express e Power 740 Express equipados com até dois soquetes dependendo da configuração.

A empresa explicou que a nova linha de servidores Express são voltadas para clientes de empresas de médio porte ou mesmo filiais de empresas maiores que precisem de capacidade local de processamento. Eles são compatíveis com mais de 15.000 aplicativos baseados nos sistemas operacionais AIX (esta por sinal dispondo de uma novíssima versão AIX 7.1), IBM i e Linux com opção de uso do software PowerVM permitindo assim que os clientes consolidem múltiplas cargas em um ou mais servidores.

Esses novos produtos poderão ser adquiridos diretamente da IBM ou dos Parceiros de Negócio da IBM.  Mais informações aqui.

Para os entendedores do idioma bretão segue abaixo uma interessante explicação sobre os recursos do Power 7:

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos