ZTOP+ZUMO

Um passeio (rápido) pela Yodobashi em Akihabara

A Yodobashi Camera é uma mistura de megastore com loja de departamentos especializada em eletro-eletrônicos que oferece uma experiência de consumo no melhor estilo japonês: intenso, diversificado e bem barulhento.

Ontem dei uma passada rápida em Akihabara (ou Akiba para os mais chegados), o famoso bairro de eletrônicos de Tóquio e direção para onde todos os otakus rezam ou desejam passar um dia. É um local onde o turista deve visitar com tempo ou com a lista de compras na cabeça já que, em poucas palavras, é um lugar cheio de pequenas surpresas que, as vezes, não estão muito à vista. E olha que tem muuuita coisa pra ver (e se perder), diga-se de passagem.

Akiba_2013

Clique para ampliar

Sob esse ponto de vista, para aqueles com pouco tempo e apenas uma ideia vaga do que deseja comprar, a melhor alternativa ainda são as grandes lojas, entre elas a Yodobashi Camera que tem uma filial em Akiba e é um tipo de comércio diferente de, por exemplo, uma Best Buy ou Frys Electronics nos Estados Unidos.

Clique para ampliar

Isso porque ao contrário dessas lojas americanas que mais parecem um grande galpão cheio de mercadorias, a Yodobashi (e sua arqui-rival BIC Camera) lembram mais lojas de departamentos com imensos andares dedicados a um ou dois temas como câmeras, computadores, hobby/brinquedos, videogames etc e a ideia é sempre a mesma: oferecer a maior variedade pelo menor preço.

Clique para ampliar

Mas em vez de ficar gastando dedo para falar sobre a Yodobashi, eu fiz um pequeno vídeo de farra quando passei por lá ontem a procura de uma cartela de pilhas Eneloop Disney. Observe algumas coisas nessas cenas, em especial a alta densidade de imagens e propagandas, as mensagens constantes no sistema de áudio e alguns funcionários que promovem suas ofertas no melhor clima de feira livre.

Sem mais delongas:

E vocês acreditam que, no fim das contas não achei as marditas pilhas!?!  😛

DisclaimerMario Nagano viaja ao Japão a convite da Canon, mas todas as opiniões e fotos bacanas são dele.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.