ZTOP+ZUMO 10 anos!

Um passeio pelo showcase da HP em Berlim

HP Connecting Your World Berlin 2008 – Enquanto esvaziava minha câmera digital, eu encontrei várias imagens de produtos interessantes apresentados no showcase da HP durante o evento da semana passada em Berlim que valem a pena serem citados. Para simplificar as coisas, não falarei de produtos já destacados em notas anteriores, como o TouchSmart, o 2133 Mini-Note PC ou a linha Voodoo.

Mais detalhes (e monitores, calculadoras, notebooks!) depois do clique:

O MediaSmart TV é uma TV LCD de 47″ Full HD (1080p) que já vem com uma porta Ethernet, permitindo que o aparelho se conecte a uma rede local, trocando informações com PCs e servidores de mí­dia como o MediaSmart Server (com espaço para quatro discos SATA) mostrado ao lado da TV. O software gerenciador de mí­dia foi desenvolvido pela própria HP.

Uma versão menor do MediaSmart Server é o Media Vault mv2100 com espaço para apenas dois HDs e mais indicado para uso geral em aplicações de NAS.

Outra novidade (pelo menos para mim) foi o HP RP5700, um PDV (ponto de vendas) baseado num desktop da HP para uso como caixa registradora em lojas e supermercados.

Mais um desktop replacement do que um portátil propriamente dito, o HP Pavilion HDX Entertainment Notebook PC é tão grande que vem equipado com teclado QWERTY + numérico separado e até um controle remoto na sua base. Ele também vem com receptor de TV analógica e digital. Seu LCD de 20,1″ wide possui uma coluna de sustentação na parte de trás com uma segunda articulação que permite ajustar a tela em uma posição mais confortável.

Inspirado nos modelos clássicos da década de 70 e 80 a HP 20b Business Calculator é uma nova calculadora financeira que tem a dura tarefa de desbancar a boa e velha HP 12C. Ela pode trabalhar no modo algébrico e RPN e note que a tecla “Enter” foi substituí­da pela tecla “Input” para não confundir o pessoal de finanças. Algo que remete í  10b, a primeira financeira da HP.

Outro produto interessante é o HP StreamSmart 400, um módulo capaz de coletar até quatro fluxos de dados ao mesmo tempo e passá-los para uma calculadora para processamento e análise das informações. Mais voltado para o segmento de educação, o StreamSmart 400 pode ser ligado í  diversos tipos de sensores de som, luz, temperatura etc e pode até ser ligado num PC via porta USB.

Pela primeira vez, a HP lança uma linha de calculadoras de uso geral para pequenos negócios e comércio, a chamada linha HP OfficeCalc. í€ primeira vista, nada de mais: visores grandes de até 14 dí­gitos, versão com impressora, etc. Mas conversando com o engenheiro responsável pelos produtos, descobri que essas calculadoras possuem um curioso recurso que acumula, de maneira retroativa, os últimos números e operações realizadas passo a passo, de modo que o usuário tem condições de – no caso de dúvida – verificar quais a contas que ele fez e corrigir alguma informação sem ter que refazer todos os cálculos.

Finalmente, a caçula da linha é a HP QuickCalc uma simpática calculadora na forma de barrinha para contas simples. A grande sacada desse produto é que ele possui um í­mã na sua base, de modo que ele pode ficar sempre í  mão, grudada em qualquer superfí­cie metálica como, por exemplo, na porta da geladeira.

Voltada para uso pessoal e doméstico, a nova linha Pavilion DV vem com um novo acabamento interno metálico em alumí­nio anodizado, tão reluzente quanto uma travessa de inox. Esse é um dos modelos que devem chegar ao Brasil nos próximos meses junto com a linha Compaq, mais voltada para o segmento de entrada.

Um dos destaque do evento, a linha HP EliteBook é o novo topo de linha da empresa para o segmento corporativo, redirecionando a atual linha HP Compaq para o mercado profissional mainstream e SMB. Montado em um gabinete reforçado com liga de magnésio, a HP afirma que seu produto atende í s especificações de durabilidade MIL-STD 810F adotadas pelos militares americanos. Entre as novidades, estão ferramentas de software como o HP QuickLook 2, que permite consultar algumas informações sem ligar o PC, o HP SpareKey e o HP File Sanitizer, que apaga um arquivo de maneira definitiva e segura. Também topamos com um modelo especí­fico para trabalhar com virtualização e como Thin Client.

Baseado na plataforma Centrino 2, o EliteBook foi feito para suportar maus tratos como riscos, quedas e até lí­quidos. Ele agora possui um acelerômetro que protege o disco rí­gido de movimentos bruscos, vem com touchpad e trackpoint, sensor biométrico e até um iluminador de teclado: qualquer semelhança com os portáteis da linha Lenovo ThinkPad não parece ser mera coincidência. Em breve no seu distribuidor HP preferido.

O monitor da direita é o DreamColor, um novo LCD que foi criado especificamente para atender a uma demanda dos estúdios DreamWorks, que precisavam de um monitor de altí­ssima precisão de cores por um preço atrativo, garantindo assim que o verde da pele do Shrek visto pelos animadores do estúdio fosse o mesmo que seria visto nas telas. Segundo representantes da DreamWorks presentes no evento, esse produto salvou o estúdio e provavelmente toda a sua indústria, na medida em que os estúdios de animação não estavam conseguindo encontrar um substituto viável em termos de custo para os bons e velhos modelos CRTs, que simplesmente deixaram de ser fabricados de uma hora pra outra.  Também confirmado para o Brasil.

Em termos de acessórios com a marca HP, pode se dizer que de tudo tinha um pouco: de memory keys a docking stations, de telefones VoIP a molduras de fotos digitais e isso sem falar nas bolsas, mochilas, caixas de som, teclados, fones de ouvido e mouse sem fio, webcam, cartões SD e mí­dias de gravação.

Com certeza, os acessórios para notes chegarão ao Brasil junto com suas respectivas linhas de portáteis, porém nada impede que, com o tempo e a existência de uma demanda, que outros produtos cheguem por aqui a qualquer momento.

Voltado para o mercado corporativo, um protótipo do novo iPaq 910 Business Messenger (a esquerda) pode ser visto e experimentado no evento. Compatí­vel com o padrão GSM quadribanda, 3G, Wi-Fi 802.11g e Bluetooth. A grande novidade desse modelo é o GPS integrado que permite o uso de aplicativos de navegação como o Google Maps ou mesmo desenvolvido por terceiros. Sua tela LCD de 2,4″ possui resolução nativa de 320 x 240 pontos e é sensí­vel ao troque, aceita comandos de voz e já vem equipado com o Windows Mobile 6.1 e câmera de 3 MP com iluminador. Ele também está confirmado para o Brasil.

Apesar de não ter sido visto no evento, o modelo da direita é o iPAQ 610 Business Navigator que também virá para o Brasil e, o mais interessante, também será vendido para o usuário final.

Graças ao uso de um teclado numérico e a tela com orientação vertical,  o 610 é mais fino que seu irmão maior e vêm com um curioso dial circular batizado de Smart-touch Wheel que, aparentemente funciona como o disco de navegação do iPod. Ele também já vêm com GPS + Google Maps, câmera de 3 MP e, segundo a HP Latin America, um preço mais em conta que o 910 (yay!).


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.