Um passeio pelo MeeGo 1.0 para Netbooks

U

Seguindo uma dica do Henrique (que está lá em Miami aterrorizando no evento da Nokia) eu soube do lançamento da versão 1.0 do MeeGo um novo SO para usuários finais baseado em Linux que está sendo desenvolvido pela Intel e parceria com a Nokia. E é claro que botamos esse bicho pra funcionar.

Baseado no SO Moblin da Intel (construído sobre o Kernel 2.6.33 do Linux), o MeeGo herdou diversos elementos visuais do seu antecessor como a barra superior que dá acesso aos principais componentes do sistema e seu pacote de aplicações fortemente voltado para comunicação, trocas de mensagens, redes sociais, acesso a Internet e multimídia, ou seja, mais do que um simples ambiente de trabalho, o MeeGo assume um papel de um divertido assistente eletrônico que organiza todas as nossas atividades no mundo digital.

Para aqueles que gostariam de experimentar o MeeGo 1.0 for Netbooks ele já está disponível no site da iniciativa em duas versões: uma com e outra sem o navegador Google Chrome e que roda em qualquer pc ou netbook equipado com um processador Intel Atom ou Core 2 com SSSE3 e aceleradora gráfica Intel GMA 950. E por motivos óbvios ele não rodará em equipamentos com gráficos da ATI nem da AMD (duh!).

E como o nossos chapas do BR-Linux comentaram o Intel GMA-500 também está fora dessa lista. Essa aceleradora foi usada em alguns netbooks com tela de 12″ equipados com o notório Atom Z520 como o Dell Inspiron Mini 12 e o Asus 1201HA e que foi desenvolvida pela Imagination Technologies (A PowerVR SGX e o PowerVR VXD) e não pela Intel. Isso explica em parte como esses netbooks eram capazes de processar vídeos em H.264/MPEG-4 AVC e os reproduzir em 720p e até 1080i.

Desculpem nossa falha.

Entre os modelos já testados com o MeeGo estão os seguintes modelos:

  • Asus EeePC 901, 1000H, 1005HA, 1008HA, EeePC 1005PE, Eeetop ET1602
  • Dell mini10v, Inspiron Mini 1012
  • Acer Aspire One D250, AO532-21S, Revo GN40, Aspire 5740-6025
  • Lenovo S10
  • MSI U130, AE1900
  • HP mini 210-1044
  • Toshiba NB302

As instruções de instalação podem ser encontradas aqui. E sim, ele também já está disponível no idioma Português Brasileiro.

Para fazer um teste rápido baixamos a versão com Chrome e instalamos o mesmo num netbook Positivo Mobo 1050 que, de um certo modo tem um certo grau parentesco com o MSI U130. Optamos pela opção Live que roda diretamente e um memory key e, por incrível que pareça, funcionou de primeira. A única coisa que não rolou foi o touchpad de modo que nessa demo usamos um mouse com porta USB.

Como era de se esperar, o MeeGo mostrou ser bastante ágil, apresentando uma interface bastante simples e intuitiva bem ao gosto dos usuários móveis que hoje se divertem com seus iPhones e Androids da vida.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos