ZTOP+ZUMO 10 anos!

Um mistério a menos no Positivo Mobo

Alguns exemplares do Positivo Mobo já estão circulando por aí­ para testes, e o blog BadCoffee já tem um em mãos (leia lá as primeiras impressões sobre o portátil).

Lembram que eu questionava o fato de não ter uma tecla Windows no Mobo? Na verdade, ele tem sim: é a tecla… MENU (e é uma versão final do produto). Isso mostra que talvez essa máquina tenha sido projetada independente de plataforma…

Falando em Mobo, o pessoal do Engadget (que nos deu um link por causa do Mobo e outro por causa do Multigame) descobriu que o portátil da Positivo é uma variante do Airis Kira, vendido na Europa (que roda Linux, por sinal, e existe em outras cores).

Perguntei pro pessoal da Airis no Brasil e a resposta foi de que não há previsão ainda de lançar o Kira por aqui. Mas eles dizem que a linha de ultraportáteis baratos já vendeu mais de 200 mil unidades na Espanha (!).

Update 12/05: o Positivo Mobo pode rodar Linux sim (Ubuntu, inclusive).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin