ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Um Cadillac “movido” a LEDs

Detalhe do farol do Cadillac Escalade Platinum 2009: tudo em LED

A próxima versão do Cadillac Escalade Platinum terá um item de fábrica bem diferente dos demais carros (e SUVs): todo seu sistema de iluminação será baseado em LEDs – tudo, dos faróis í s lanternas, será feito sem o uso de lâmpadas tradicionais. Até então, os carros – tirando edições especiais, como uma versão do Audi R8 – não usavam LEDs (eu odeio ir ao auto-elétrico trocar luz de freio queimada…)

Cada “lâmpada” (ou cabeça de iluminação) no farol acima tem sete LEDs modelo Ostar Headlamp, desenvolvidos pela Osram. Cinco deles geram luz baixa e dois ajudam a complementar a iluminação mais clara, para uso noturno. Os LEDs também ajudam a manter a segurança no trânsito durante o dia, sendo possí­vel manter uma iluminação baixa e constante – que só é possí­vel com esse tipo de tecnologia, segundo a Osram.

As lanternas laterais terão ainda dois LEDs amarelos, para sinalização. O sistema funciona em temperaturas que variam de -40ºC a 125ºC, nas luzes instaladas mais perto do calor do motor.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Mal posso esperar para que a novidade chegue aos populares. Dia desses fui trocar uma lâmpada do carro por conta própria – e provoquei o “shutdown” de todas as luzes do carro. O motivo: a tal lâmpada que queimou tinha 2 filamentos e 2 contatos (era uma 2 em 1) e a que coloquei era do tipo simples. Não poderia dar outra coisa: curto e queima de fusível.