ZTOP+ZUMO

ASUSPRO BU400: Asus aposta em Ultrabook corporativo

Linha profissional da Asus chega ao nosso mercado na forma de três Ultrabooks com chips Intel Core ix com vPro que vão bater de frente com os modelos da Lenovo, HP e Dell.

Apesar de ser mais conhecida por aqui pela sua linha de notebooks, Ultrabooks e tablets para o mercado de consumo, a ASUS Brasil anunciou hoje que também irá oferecer modelos especificamente voltados para o mercado profissional/corporativo da marca ASUSPRO. Ela foi anunciada lá fora no final do ano passado e chegamos a ver um modelo exposto na sua suíte do Trump Tower durante a última CES 2013:

Clique para ampliar

Sob um certo ponto de vista, o ASUSPRO vem de encontro com as novas tendências do mercado corporativo como a “consumerização” ou seja, o uso de computadores pessoais para trabalhar (no sentido mais exato da palavra) nas empresas  — uma estratégia que alguns também chamam de BYOD (=Bring Your Own Device). Isso faz com que o computador deixe de ser uma estação de trabalho da empresa para se tornar uma ferramenta de produtividade pessoal.

Mas para isso, é necessário que os modelos de consumo atenda a certas demandas do mundo corporativo, como maior durabilidade e resistência e recursos de segurança mais sofisticados o que justifica a criação de uma linha de produtos que combine o melhor desses dois mundos.

O primeiro modelo a chegar por aqui é o ASUSPRO BU400, um Ultrabook com tela de 14″ que mede aproximadamente 33,9 x 23,4 x 2,0 cm (LxAxP fechado), 1,64 kg de peso e é baseado no processador Intel Core ix de terceira geração (codinome “Ivy Bridge”) com tecnologia vPro e que, pode vir opcionalmente com a aceleradora gráfica NVIDIA  5200M (com tecnologia Optimus) ou tela touchscreen (yaaay!). Sua bateria interna de 4 células é de 3.585 mAh ou 53 Whrs.

Uma curiosidade desse produto é que ele já vem com 4 GB de SDRAM DDR3 de 1.600 MHz soldado na placa-mãe e um slot para módulo de memória SODIMM o que permite expandir sua memória interna para até 12 GB.

Clique para ampliar

Como era de se esperar de um notebook corporativo, o ASUSPRO foi feito para resistir a vida dura e maus tratos do dia a dia do trabalho. E assim como seus concorrentes como o Lenovo ThinkPad, HP Elite, Dell Latitude, etc. ele vem equipado com teclado resistente a respingos d’água, estrutura em fibra de carbono para proteger sua tela LCD, disco rígido com proteção contra choques e outras medidas de resistência.

No que se refere à segurança de dados, o BU400 vem equipado com chip de segurança TPM (Trusted Platform Module), leitor de impressões digitais e o pacote de tecnologias de segurança Intel vPro, como o Anti-Theft para localizar notebooks perdidos e capacidade de travamento do sistema a distância para prevenir intrusões.

Outra grande sacada do BU400 é vir equipado com um bom número de portas de comunicação e interfaces padronizadas ou seja, nada de adaptadores USB para isso ou aquilo (yaaay!!!).  Ele vem equipado com três portas USB 3.0, um leitor de cartões padrão SD/MMC, porta combinada de som/microfone, porta de rede Gigabit Ehternet, uma HDMI 1.4 e uma VGA (uia!) além de um slot para trava anti-furto padrão Kensington. Internamente ele vem equipado com uma interface Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, bluetooth v4.0 de baixo consumo e webcam HD.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Para o mercado brasileiro, o ASUSPRO BU400 será oferecido em três configurações distintas, todas rodando Windows 8 Pro 64 Bits, a saber:

  • ASUSPRO BU400A-CC177P — Equipado com processador Intel Core i5-3317U de 1,7~2,6 GHz + 3M de cache, 8 GB RAM, aceleradora Intel Graphics 4000, tela de 14” HD (1.366 x 768 pixels) sensível ao toque e 256 GB de disco SSD.
  • ASUSPRO BU400A-W3175G — Equipado com processador Intel Core i5-3472U  de 1,8~2,8 GHz + 3M de cache com tecnologia vPro, 8 GB de RAM,  aceleradora Intel Graphics 4000, tela de 14” HD (1.366 x 768 pixels) e 256 GB de disco SSD.
  • ASUSPRO BU400VC-CZ065G — Equipado com processador Intel Core i7-3517U de 1,9~3,0 GHz + 3M de cache, aceleradora gráfica NVIDIA GeForce 5200M com 1 GB de VRAM, 12 GB de RAM,  e 256 GB de SSD.

Vale a pena observar que a linha ASUSPRO não será comercializada no varejo e sim por meio de seus canais de VAR (Revendedor de Valor Agregado) diretamente para  empresas. Os modelos BU400A-CC177P e BU400VC-CZ065G estão disponíveis nas revendas a partir de julho de 2013 e o preço sugerido fica na faixa entre R$ 6.580 e R$ 7.400, dependendo da configuração. Já o BU400A-W3175G chega às revendas especializadas ainda neste semestre.

A garantia oferecida para a linha ASUSPRO no Brasil será de acordo com a necessidade do cliente, com opções on-site ou balcão para 12, 24 ou 36 meses. Fora isso, a essa família de produtos deve expandir para outros modelos/configurações, o que inclui até modelos mais acessíveis que podem ser produzidos localmente a partir de 2014.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.