ZTOP+ZUMO 10 anos!

Ubuntu: quatro perguntas

Logo do UbuntuO Ubuntu 7.10 chega amanhã. Este Zumo bateu um papo rápido por e-mail com Gerry Carr, diretor da marketing da Canonical.

Veja o que ele tem a dizer sobre o futuro do Ubuntu, multimí­dia no Linux, os recentes processos contra a Novell e Red Hat e mais. E amanhã tem review da nova versão por aqui.

Zumo: Esta é a sétima versão do Ubuntu desde que o projeto foi iniciado. Olhando para trás, o que você considera o maior feito? E para frente, qual o maior desafio para as futuras versões?

Gerry Carr: Cada versão é um grande feito. Mark (Shuttleworth, CEO da Canonical) costuma dizer que tendemos a esquecer o quão difí­cil é lançar uma nova versão sempre dentro do prazo. Cada uma representa um avanço do produto em sua jornada para se tornar a plataforma Linux favorita – e este continua sendo nosso desafio.

Zumo: O sistema de instalação automática de codecs, lançado na versão 7.04, funciona muito bem com músicas em MP3 e ví­deos em MOV/AVI, mas e quanto aos DVDs? Sabemos que por questões legais vocês não podem distribuir a libdvdcss nos EUA, mas os usuários não se importam com as questões legais e só querem assistir a seus filmes favoritos sem incômodos. Logo eles começarão a exigir reprodução de discos Blu-ray e HD-DVD também. Há alguma solução para este dilema sendo planejada? Talvez uma parceria para oferecer software comercial que resolva o problema?

GC: O Ubuntu é uma plataforma livre e é nossa intenção trabalhar com a comunidade de software livre e desenvolvedores de software proprietário para resolver este problema. Este é um assunto delicado, que se complica í  medida em que a base de usuários aumenta, mas estamos fazendo progressos substanciais nesta área, embora não tenhamos nada especí­fico sobre o assunto nesta versão.

Z: O Ubuntu é conhecido por ser uma distro “magrinha”, distribuí­da em apenas um CD enquanto algumas outras distros já estão migrando para múltiplos DVDs. Por quanto tempo vocês acreditam que podem continuar com os CDs? A falta de espaço no disco de instalação é uma preocupação nas versões futuras?

GC: A questão do CD é algo essencial para nós. Podemos incluir instaladores e software adicional online, e não vemos o espaço em disco como um problema para esta ou a próxima versão. Mudar a forma de distribuição seria uma decisão muito séria, que hesitarí­amos em tomar.

Z: A IP Innovation LLC está processando a Red Hat e a Novell por infringir uma patente que basicamente descreve o conceito de múltiplas áreas de trabalho. O Ubuntu contém a mesma “tecnologia” no Gnome, KDE, XFCE e outros gerenciadores de janelas. Vocês temem que logo o Ubuntu seja envolvido em um processo similar? Qual é o plano de ação, caso isso aconteça?

GC: Não fomos mencionados neste processo, então não quero falar sobre ele especificamente. Entretanto, ele demonstra a fraqueza do sistema de patentes norte-americano e o quão isso é ruim para o consumidor.