ZTOP+ZUMO 10 anos!

Twine: guarde este nome

Entra no ar hoje (ainda que beta fechado) o Twine. O anúncio será feito oficialmente durante o Web 2.0 Summit, em San Francisco.

Twine. Ahn?

É a primeira aplicação da Radar Networks, especializada em web semântica – ou o que se convenciona em chamar como Web 3.0. Na prática, dá até para dizer que é a primeira aplicação de web semântica a ser liberada ao grande público.

Do site da empresa:

Web 3.0 se define como a próxima década da web, durante a qual tecnologias semânticas irão ajudar a transformar a rede de um servidor de arquivos global em algo que se parece como um grande banco de dados mundial. Ao tornar a informação mais fácil de entender pelas máquinas, conectável e reutilizável, a web semântica irá permitir ao software e aos sites crescer de modo mais inteligente.”

Lembro de ter escrito sobre web semântica muitos e muitos anos atrás, no distante ano de 2001, na finada (e querida) The Industry Standard. Bons tempos aqueles…

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin