ZTOP+ZUMO

Review: TV Plasma 50” Panasonic P50V20B


Aqui no Zumo somos fãs declarados das telas de plasma. Será que o mais novo modelo Panasonic P50V20B faz jus ao legado de qualidade extrema de imagem?

Tirando o aparelho da caixa, fica claro o empenho no design. Parece que a Panasonic andou de olho na concorrência coreana. Notavelmente, o acabamento do televisor melhorou em relação aos anteriores. Em metal escuro, é um aparelho sofisticado que combina com qualquer ambiente.

O controle remoto é o clássico da Panasonic: simples e funcional. Não tem os requintes dos concorrentes, como iluminação nas teclas, mas é resistente.

A base da TV, que nunca foi o forte do design da Panasonic, aparece reestilizada. Agora, a peça é uma sólida estrutura oval, revestida do mesmo material da TV, e que ocupa pouco espaço. Ponto para os japas.

A TV não economiza em conexões. O painel traseiro é bem completo. Note a conexão óptica de áudio.

Também há uma entrada de rede na parte traseira.

E o painel lateral não deixa a desejar também com o total de conexões disponíveis.

A tecnologia NeoPDP, novo esquema de fabricação dos painéis, é muito boa. Além de um contraste excelente, a tela tem um novo filtro antireflexivo bem prático. O vidro da tela tem um tratamento especial que dispersa o reflexo sem afetar a qualidade da imagem. O mais bacana: o nível de preto que fez as Pioneer Kuro famosas no exterior está presente na P50V20B.

A P50V20B já vem com conversor digital integrado e também sintoniza o sinal analógico aberto e de TV a cabo não codificado. Ela não é compatível com conteúdo 3D, mas a Panasonic já tem um modelo 3D baseado no mesmo painel NeoPDP (que em breve você verá aqui neste Zumo).

Jogar na P50V20B é uma experiência inesquecível. Como tem uma resposta superveloz e uma resolução dinâmica excepcional, os jogos, mesmo a 60 quadros por segundo, ficam bons. E não importa a quantidade de luz dos ambientes, tudo fica lindo. Jogos escuros têm um contraste profundo e definido, jogos mais claros cores intensas e naturais, sem exageros.

Os 600 Hz de velocidade de atualização realmente compensam o investimento. A Panasonic conseguiu manter a resolução dinâmica praticamente intacta. Na prática, não é perceptível nenhum tipo de perda de qualidade com imagens em movimento. Esse é o maior problema das TVs de LCD: são lindos porta-retratos gigantes, mas é a imagem se mover rápido que vira um show de horrores de borrões. Com a P50V20B, a qualidade é consistente, mesmo em altíssima velocidade.

Henrique comenta (e defende): estou com uma LED 3D de 480 Hz aqui em casa. não é tão porta-retratos assim!

O áudio também sofreu uma melhoria bastante significativa. Os alto-falantes, apesar de aparentemente do mesmo tamanho que nas linhas anteriores, soam muito melhor. O som preenche melhor o ambiente e é mais encorpado, apesar dos meros 20W de potência combinados.

A TV também tem um player de mídia integrado. Ele roda substancialmente mais rápido se comparado aos modelos anteriores. Ele é compatível com JPEG, AVCHD, MPEG2, DivX HD, AAC e MP3. Tudo roda muito bem. O único porém: o player é meio temperamental com vídeos baixados em HD. Se não for codificado à risca nos parâmetros do DivX HD, o vídeo não roda mesmo. Em relação aos concorrentes coreanos, essa é a única desvantagem do player da P50V20B. Em nossos últimos testes, os aparelhos topo de linha tiravam de letra conteúdo baixado em HD. Em compensação, a TV de plasma roda macio qualquer conteúdo DivX SD e vídeos de câmeras AVCHD. Apesar de não dispensar um computador como mídia PC, a TV de plasma dá conta de quase todo conteúdo que se quiser, vindo tanto de pen drives, HDs externos USB e até cartões SD de alta capacidade.

Nagano comenta: Falando em videoconferência pela TV, eu me lembro de ter visto no stand da Panasonic na CEATEC 2010, uma demonstração de um sistema de videoconferência em 3D utilizando sua nova camcorder 3D, um console de comunicação com microfone de mesa e uma TV de Plasma em 3D:

 

Conversando com o pessoal da demo, eles afirmaram que não se trata de uma solução baseada em Skype como usada nas TVs de linha e sim de uma tecnologia própria que poderá ser utilizada no futuro em reuniões de negócios, treinamentos, entrevistas etc.

A P50V20B também oferece conectividade com a web. Ela acessa YouTube e Picasa com desenvoltura satisfatória. Até aí, ninguém vai dispensar o PC para acessar conteúdo na TV, mas a tela de plasma tem um trunfo inpressionante: Skype. Pois é, com uma câmera de alta definição, vendida separadamente, a TV vira um videofone bem decente. Sem dúvida, uma solução bem melhor que as dos concorrentes. Pena que a câmera não funciona no PC, mas não dá para ter tudo nessa vida…

Para economizar energia, a TV também tem uma conveniente chave-geral, localizada no painel lateral.

E por falar em energia, o cabo que acompanha a P50V20B é o notório tridente do capeta, como Nagano sabiamente se refere ao odioso novo padrão de tomadas.  Fazer o quê, é a norma…

É uma pena que a impressão negativa das primeiras plasmas ainda esteja na cabeça da maioria dos consumidores – o que é uma besteira se comparada à qualidade das plasmas atuais. A Panasonic conseguiu de novo fazer um aparelho fantástico, que ultrapassa em todos os sentidos qualquer tela LCD iluminada por LEDs que posa de bacana. É uma afirmação arriscada, mas é fato: esse é o melhor aparelho de TV, em sua categoria (50 polegadas), à venda no Brasil. Não faz sentido pagar mais para ter uma tela LED se há uma opção como essa plasma disponível.

Resumo: TV Plasma Panasonic (TC-P50V20B)
O que é isso? Televisor de plasma Full HD com nova tecnologia NeoPDP
O que é legal? Incomparável qualidade de imagem, com contraste profundo (Kuro!), cores vivas e fluidez de imagens em movimento.
O que é imoral? Apesar do poder do player de mídia, ele não roda todos os sabores paralelos de vídeos HD. Se não for AVCHD ou DivX HD certificado, nada feito…
O que mais? Design mais refinado, tratamento anti reflexivo mais eficiente na tela.
Avaliação: 8,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 5.200 (em média)
Onde encontrar: www.panasonic.com.br

 

  • João 25/10/2010, 14:11

    Obrigado pelo review e a referência às Kuro. Mas ela roda o formato MKV? Minha SAMSUNG roda absolutamente tudo!

    • joauricchio 25/10/2010, 14:59

      Pois é, como disse, ela roda DivX e Xvid SD, mas em HD, só o DivX mesmo, certificadinho. É a única coisa que derrubou a nota dela. MKV, no way, pelo menos com os que testamos.

  • Nunes 25/10/2010, 14:47

    Nada Contra Mais Já No Incio Do Texto Fica Claro Que O Gosto Pessoal e A Preferência Declarada Do Pessoal Do Zumo Pelo Plasma Influência Na Análise e No Texto. Por Exemplo: "Esse é o maior problema das TVs de LCD: são lindos porta-retratos gigantes, mas é a imagem se mover rápido que vira um show de horrores de borrões."
    Como o Texto Mesmo Fala Que O Plasma Ficou Com Má Fama Pelos Primeiros Modelos, Esse Problema Que o LCD Tem Com Imagens Rápidas Tbm São Coisas Dos Primeiros Modelos ou Modelos Mais SImples. Modelos Mais Atuais De LCD LED Com Taxa De Atualização De 120, 240Hz Já Não Tem Mais Esse Efeito Borrão;
    Mais Como Falei No Inicio Do Comentário, Tudo é Questão De Gosto. Eu Particulamente Prefiro Em LCD de LED e Tbm Não Vejo Necessidade De Uma TV Tão Grande.
    Acho Que Os Plasmas Tão Vindo Com Tantos Recursos Pra Tentar Abocanhar A Fatia Do Mercado Dos Consumidores Indecisos ou Dos Fãs Declarados De Plasma. Pq Pelo Menos Ao Meu Ver A Preferencia Me Parece Que é Maior Pelos LCDs Visto A Quantidade Sempre Maior Desse Tipo De Equipamento Nas Lojas. Os Plasmas Estão Tentanto Se Sobresair Nesses Modelos Gigantes Pq Aparentemente, Nos Modelos Menores, o LCD Vende Mais.
    Abraços a Todos Do Zumo.

    • joauricchio 25/10/2010, 15:33

      Veja bem,

      Uma LCD, para encostar na resolução dinâmica de uma plasma de última geração, ou custa um absurdo ou ainda não existe. Testamos continuamente os novos aparelhos que aparecem no mercado e essa constatação da superioridade do plasma não é baseada em meras impressões desatualizadas, mas em testes objetivos que realizamos.

      240Hz é uma piada de mau gosto se levarmos em conta resolução dinâmica, a habilidade da TV manter a resolução com imagens em movimento. É muito melhor que os aparelhos de 60Hz? ô. Mas é o suficiente para conseguir movimento fluido e realista sem apelar para atenuadores que afetam o movimento original do vídeo? Infelizmente ainda não.

      Obviamente que há mais modelos de LCD que plasma, o custo de pesquisa e desenvolvimento é astronômico, e poucas empresas bancaram o jogo. LCD, até pelo ganho de escala, é mais barato de produzir.

      E sim, Plasma só é viável em tamanhos grandes. Em casa mesmo, tive que comprar uma LCD pq no espaço onde instalaria a TV, não cabia nada maior que 32 polegadas…

      Existe uma mística forçada em torno de tela LCD LED que nem sempre vai de encontro com a realidade. São boas? Sim. Melhores que plasma? unn, não. Veja lado a lado uma plasma e uma LCD de mesmas dimensões, rodando conteúdo como filmes e games a 60 quadros lado a lado para sentir a diferença.

      Aqui, apesar de fãs, temos o discernimento de manter distância objetiva na hora de avaliar. Queremos mais é ver um monte de TVs melhores e mais baratas no mercado.

      Mas não caímos no conto do evangelizador, na ondinha do hype ou na desinformação.

      Abração,

    • Daniel 07/12/2010, 14:23

      O tecnologia Plasma tem o preto profundo que a LCD não tem. A minha V20B quando a tela tá toda preta parece que está desligada. O píxel da Plasma tem um tamanho mínimo (0,1 mm creio) portanto não dá pra fazer Plasma pequena (Full HD o mínimo é 42" creio). Quanto ao tamanho da TV, depende da distância ao observador.

      Abraços,

    • Vladimir 30/01/2011, 17:57

      Gosto?Eu diria conhecimento e uso , se vc quer ver um home cinema vc usa plasma , se vc quiser um uso mais casual vc usa uma lcd led ,mesmo com esse 120 ou 240 hz , ainda é artificial e fraco a "taxa de resposta "…
      há uma diferença entre frame-rate(lcd led) e refresh rate(plasma)
      CD 120Hz: FRAME-RATE! Quer dizer que ele exibe 120 quadros por segundo (só as 3D recebem 120Hz na entrada), elas recebem 60 e geram mais 60 de maneira artificial. Entre cada quadro real que ela recebe, ela interpola com um artificial gerado por ela mesma.

      Plasma 600Hz: REFRESH-RATE! Que dizer que a tela pisca 600 vezes por segundo, mas não gera 600 quadros diferentes por segundo! Se ela gerar 120 quadros, o que ela faz é repetir cada mesmo quadro 5 vezes 120 * 5 = 600! Quadro 1, Quadro 1, Quadro 1, Quadro 1, Quadro 1, Quadro 2, Quadro 2, Quadro 2, Quadro 2, Quadro 2….

      Devido o REFRESH-RATE as plasmas produzem gamas de cores exageradamente maiores que as LCD e LEDs.

  • Samuel 25/10/2010, 15:22

    OLHA A PANASONIC SURPREENDEU, O QUE MAIS GOSTEI FOI QUE ELA TROUXE NO APARELHO, PRATICAMENTE TODOS OS TIPOS DE CONEXÕES EXISTENTES, ISSO PRA MIM É O QUE MAIS CONTA NA HORA DE COMPRAR UM TELEVISOR, ATÉ SAÍDA PARA FONE DE OUVIDO ELA TEM, CLARO QUE, QUASE NÃO SE USA MAIS, A GENTE NUNCA SABE QUANDO PODE SE PRECISAR DE UM TIPO DE CONEXÃO COMO A DO FONE DE OUVIDO. PARABÉNS PANASONIC.

  • marky 25/10/2010, 22:38

    ''Mas não caímos no conto do evangelizador, na ondinha do hype ou na desinformação. ''
    É isso aí…
    Parabéns pela análise!

  • Geovane 25/10/2010, 23:26

    O que eu quero saber é quando que vai ser lançado no BR a V25 3d, a Panasonic está muito devagar neste quesito.

  • rubens 26/10/2010, 08:04

    Em um estande de demonstração, vi o cara dar um tapa na tela que deu medo.
    De deixar a criançada jogar Wii sem a alça nos braços.

    Pena que é cinza (já vi gente que, por incrível que pareça, optou pela G11 por causa disso).

    Usar widgets no controle remoto é uma tristeza, e Skype já tem nas "appstores" de algumas outras marcas. Samsung e LG por exemplo. (e a câmera é uma bela facada, quando está disponível…): http://shop.skype.com/intl/pt/webcams/iss-talk-71http://blogs.skype.com/en/2010/02/samsung.html http://blogs.skype.com/en/2010/01/skype_on_your_t

    De qualquer forma, é uma baita TV, provavelmente a melhor imagem que já vi abaixo dos 8.000 reais.
    Só peca pela compatibilidade de arquivos inferior às Samsungs. (DLNA ajuda, mas tem uma série de coisas que incomodam).

    Conexão óptica de áudio não é recurso de praxe?
    E não tem duas entradas coaxiais? (uma pra sintonizadores de tv a cabo antigos, por ex, outra para a antena VHF/UHF)

  • Diego 26/10/2010, 08:08

    Gostei muito do review. Sempre tive muitas dúvidas sobre qualidade de PlasmaxLCDxLED. E agora essa matéria me ajudou bastante. Mas ainda gostaria de saber uma coisa: vou comprar uma tv entre 42" e 50", nesse caso a plasma ainda é a mais indicada (mesmo no caso de escolher 42")?

  • dflopes 26/10/2010, 15:34

    Ótima análise.

    Tb gostei das conexões legadas (2 video componentes + 1svideo ou 3 rca). Além de 4 HDMI (incluindo ARC, mesmo sem precisar, pois tem optico out) e SD Card.

    Só faltou wifi (ou não li direito). Pois levar um cabo ethernet do escritorio até a sala não dá certo – pelo menos aqui em casa (aqui é tudo wifi)

    Fico empolgado com uma plasma, ainda mais pra usar com o ps3, mas ainda é muita areia pro meu caminhão, ops, pro meu bolso!

  • Cézar 27/10/2010, 00:34

    O design da Panasonic continua horrível,perde de todas as outras marcas!Lembra os primeiros modelos de TV slim lançados no início da década.Triste que se encontre review de plasmas feito por especialistas.No mercado nacional só fala de LCD. O modelo de plasma mais vendido atualmente é o da LG "New Plasma",no entanto, não encontrei NENHUM review feito aqui no Brasil.Seria legal se vocês fizessem.

  • Cézar 27/10/2010, 15:14

    Claro que faltou um *não* no meu comentário anterior.É triste que *não* se encontre review de plasmas feito no Brasil.

  • Lucius 28/10/2010, 21:20

    Como esta nova tV se comporta frente a PY50 modelo antigo que já era (é) EXCEPCIONAL?

  • Felipe 30/10/2010, 12:55

    Muito bom o review! Quando vocês farão um do modelo 3D, TCP50VT20B ?

  • Cruz 01/11/2010, 16:08

    Há um comprador contestando no “Reclame Aqui” informando que a TV não possibilita conexão com rede do tipo wireless via adaptador USB. Só via cabo. Isso procede?

    • Daniel 07/12/2010, 15:07

      Conecte via o bom e velho RJ45 com cabinho azul.

  • Caio 11/11/2010, 14:21

    Ótima review!

    Eu penei, mas consegui convencer meus pais a não caírem na conversa de vendedor/metido a entendido e comprarem uma plasma! Agora eles agradecem, he, he, he.

    A tecnologia plasma foi FEITA pra TV, a LCD foi ADAPTADA. Não tem como ser melhor! (Sábias palavras de algum usuário do HTFórum que eu não me recordo o nome.)

  • EU só 20/01/2011, 13:13

    Já vi essa tv…A imagem é boa mas não excepcional.
    Não tem TRUE-MOTION, e o menu de configurações de imagem é fraco. Somente funções básicas. A imagem tem um efeito muito ruim que é a granulação. Como posso explicar..??
    O pixels ficam se alternando formando um efeito que parece tv fora do ar. Não sei dizer se é característico das telas de plasma. De qualquer forma isso não acontece numa LED.
    Quando se entra no menu de funções viera LINK vc precebe nitidamente essas granualçãoes. A imagem não é estática como em um monitor. Vc percebe que os pixels ficam se altenando formando uma granulação em "movimento" o que se assemelha muito com o efeito do canal fora do ar…

  • Eu denovo 20/01/2011, 13:14

    O preto dela não é preto por conta deste efeito.
    Quando se reproduz um filme via porta USB vc não consegue controlar o apecto 16:9 . Ou a imagem fica distorcida (esticada ou encolhida) ou vc estica mais ainda usando o overscan. Em algun modelos de LED LG você controla o aspecto como quiser.
    Só consegui resolver isso quando reproduzi o mesmo arquivo usando o Blue ray da panasonic. Este último permite ajusatar a imagem para caber na tela.
    O que mais me incomodou foi essa "granulação que mais parece um ruído na imagem".
    É isso ai.
    Prefiro não me identificar

  • Thomas 30/01/2011, 14:24

    Olá,
    Eu procurei por vários fóruns por aí mas não consegui encontrar uma resposta direta: o modelo V20B brasileiro tem suporte a DLNA ou não?
    Tentei fazer funcionar com os softwares Mezzmo e Twonky, mas não tive êxito. A TV nem mesmo conseguiu identificar o media server, apesar de toda conectividade IP estar funcionando.
    Se alguém tiver uma experiência positiva por favor dê uma dica.
    Obrigado,

    • Thenard 28/03/2011, 19:19

      Ter até tem… conforme consta no site http://www.dlna.org/home (TC-P50V20B – código de modelo exclusivo do Brasil).
      Porém a Panasonic Brasil preferiu deixar desativado o recurso – chmado de "GINGA", que pode ser habilitado por firmware.

      Estamos todos aguardando PANASONIC BRASIL … ou será que quem comprou a V20 não vai EVOLUIR recebendo atualizações ???

  • Cacau (Carlos) 17/03/2011, 10:33

    Graças a esse tópico, vou comprar uma plasma!
    fazem 3 meses que estou buscando uma tv que atinja minhas expectativas.
    E decidi agora, agora mesmo, pela plasma.
    Eu tinha aquela idéia passada de que plasma "ta véia", a onda agora é LED!! hehehehehe
    Mas como disse, esse tópico salvou minha vida e meu precioso dinheirinho.
    Primeiro que as tvs de plasma estao mais baratas!
    Agradeço ao pessoal do ZUMO, de coração.
    Muito obrigado.

  • Thenard 28/03/2011, 19:15

    Bom… a Panasonic TC-P50V20B é certificada e homologada pelo http://www.dlna.org/home (só pegar o modelo e colocar em SEARCH que lá mostra a certificação – ahhh detalhe este código é exclusivo do mercado brasileiro), porém a nossa GRANDIOSA — Panasonic Brasil — não ativou o recurso ainda por firmwire – estamos todos aguardando a "boa vontade" da mesma o que aqui eles chamam de GINGA… de qualquer forma quando for comprar alguma coisa da Panasonic (por melhor qualidade que tenha) vou ficar atendo. Foi um parto conseguir o adaptador Wi-Fi (wireless) da Panasonic – hoje eles estão vendendo… açgo que a LG "dá" de graça aos seus consumidores… cada marca tem seus prós e contras é o que acho.

  • Muller 02/04/2011, 06:55

    Gostei muito desse reviw, algumas dúvidas foram explicadas. Gostaria de saber se a minha pana que é uma TC-P50s20B perde muito em qualidade e principalmente no nivel de preto ante essa ai? Tenho notado tambem que ela tem essas granulaçoes quando vista de perto tanto nos filmes quanto em imagens estáticas ao olhar fotos. Isso é normal nas plasmas? Outra coisa que tenho percebido sao cenas em que a camera faz movimentos para os lados e a cena ao fundo treme, se tornande desconfortável, oque ocasiona isso? como corrigir? Só assisto filmes blu ray num Philips BDP 3100/78

  • Maurício 15/04/2011, 15:36

    Tenho uma e realmente vale cada centavo!

  • Luciano 24/04/2011, 09:20

    Muller. Tenho uma TC-P50s20B, possui uma excelente imagem, a granulação que vc vê em alguns filmes e fotos é a granulação da película do filme ou imagem (chamado de ruído – iso). Quanto à imagens tremidas pode ocorrer quando a filmagem tem 24 fps. Você verifica esses "detalhes" pq a fidelidade de reprodução desse televisor é fantástica.