TV Digital: seu conversor aceita Ginga?

T

TVDIG_portas

Durante o alomoço de final de ano da Intel Brasil (que aconteceu no mesmo dia do Intel Connecting no WTC) conversei com Américo Tomé, Gerente de Novas Tecnologias e que é responsável pelos sistemas embarcados, UMPCs, etc. Dentre os profissionais da empresa, ele talvez seja o que acompanhou mais de perto a evolução do padrão de TV Digital (SBTVD) no Brasil, desde o desenvolvimento das plataformas e até do software, incluindo o Ginga.

Foi um papinho rápido mas que pode ser de interesse de todos aqueles que já assistem TV digital em casa.

Com a recente notícia de que o governo se movimenta para incentivar a indústria nacional a fabricar conversores SBTVD “populares”com software de interação Ginga embarcado — entre eles a Intel que apresentou sua plataforma de desenvolvimento — eu perguntei  ao executivo se os coversores atualmente no mercado (em especial aqueles já com porta Ethernet) seriam compatíveis com o Ginga.

Sua resposta foi que alguns desses modelos podem não aceitar o novo recurso não por incompatibilidade de hardware/software e sim pela falta de memória, o que só poderia ser resolvido se os fabricantes fizessem um recall de equipamentos e instalassem mais memória em seus conversores.

Com relação ao conceito em si, eu também perguntei se ele acredita no conceito de interatividade. Ele explicou que sim, já que o conceito é muito legal e que poderá cair no gosto do telespectador à medida que as empresas e a indústria de entretenimento comece a colocar suas aplicações no ar.

Ainda em tempo:

Nós também topamos com Alan Markham, designer industrial e gerente de negócios e ecossistema da Intel. Entre um papo e outro, perguntei para ele sobre aquela previsão de que o novo Classmate PC Tablet  já chegou ao varejo.  Ele respondeu que houve problemas na fabricação de modo que o netbook educacional não chegue a tempo para as compras de natal. Mas ele se mantém otimista que o produto possa chegar a tempo para o retorno às aulas no início de 2010.

Nós aqui do Zumo também. 🙂

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos