ZTOP+ZUMO

TV Digital aberta pela parabólica: briga de cachorro grande?

parabolica

No nosso post sobre o Ginga em conversores legados de TV Digital, rolou um comentário de nosso leitor Daniel Barros sobre sua baixa expectativa de que a TV Digital aberta realmente chegue ao interior do País (e olha que ele mora a 60 km da cidade de Sampa). Isso me lembrou de uma velha histórinha meio sórdida que rolou no ano passado (2008) de que o sinal de SBTVD já estaria pronto e disponível no satélite Brasilsat C2 bastando apenas usar um conversor adequado.

E porque isso não deslanchou até agora? Pelo que entendi, culpa da  de algumas redes de TV e de suas afiliadas que estão embolando o meio de campo, ou seja, uma briga de cachorro grande.

Quem me contou essa história foi meu colega Wharrryssson Lacerda, jornalista e produtor do programa Olhar Digital que fez uma matéria sobre esse assunto e que também foi comentado em seu blog:

TV em alta-definição nas parabólicas?

Sexta-feira, 29 de agosto de 2008 às 13h23

Esse é um daqueles casos difíceis de resolver. Com a chegada das imagens em alta-definição ao Brasil, aparentemente, ninguém se deu ao trabalho de pensar mais profundamente na questão das parabólicas. (…) O problema é que essa definição mexe com vários interesses.

Atualmente, tanto Rede TV! quanto Band já enviam sinal em alta-definição para distribuição via parabólicas (…)  Mas, a Globo, principal emissora do país, resiste ao movimento. O temor é de que a sua rede de estações afiliadas sofra com a situação. Temor justificado: ainda não se sabe quanto tempo exatamente levará para que todas as emissoras e retransmissoras estejam prontas para a TV digital (…)

Leia a nota na íntegra aqui.

Como disse, essa história é meio antiga, mas pela falta de gente falando sobre isso, não sei se esse assunto evoluiu disso.

Quem souber de algo, por favor comente!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Wilmar 04/12/2009, 11:12

    TV digital até agora é miragem no Brasil. Em Curitiba, por exemplo, só a Globo transmite digital, mesmo assim, poucos conseguem captar o sinal. Eu instalei antena uhf apropriada, mas no meu prédio só consigo sinal vhf.

    Lógica do sistema: Globo possui participação na NET; NET vende pacote digital mediano por preços altos (R$ 200,00 +); por quê facilitariam para quem não paga nada?

    • Daniel 04/12/2009, 18:57

      Não concordo com esse justificativa de que a Globo deixa de fazer alguma coisa por ter uma participação em uma empresa de TV paga que revende o sinal que é gratuito.
      Acredito mais no fato de que como o cronograma está adiantado, as retransmissoras e afiliadas não vão correr pra implantar um sistema que é muito caro.
      Fato é que a Globo onde possui filiais e não afiliadas já possui todo o sistema funcionando. (SP, RJ, BH, BSB, Recife)
      Quanto ao problema de falha no sinal, isso leva tempo para que a emissora instale retransmissores em áreas de sombra. (Tempo + $).

      • Caio Pereira 08/12/2009, 10:07

        Daniel concordo com você.
        Inocência de quem acha que em 2 anos o Brasil inteiro estará com transmissão digital, isto requer tempo, equipamentos Transmissores de TV são bastante caros e não são produzidos como pão em padaria, levam tempo, a partir de 2010 já contamos com mais cidades do interior com sinal Digital.
        PS: Ledo engano que quem pensa em Alta definição é apenas ter um sinal digital, para alta definição o buraco é mais embaixo, se a emissora gasta 1 para transmissão de sinal digital ela vai gastar ao menos 3 para produzir conteúdo de alta definição.

        Isto leva tempo e muito dinheiro.

        • marcos 09/12/2009, 11:46

          entao porque a globo nao libera o sinal digital no satelite ou mesmo que suas afiliadas retransmitem o sinal via satelite

  • Edivaldo 04/12/2009, 13:08

    Boa parte dos canais dentro da sky são da Globo… Só isso já diz muita coisa.

  • Alexandre Roma 04/12/2009, 10:18

    TV Digital, moro em Florianópolis que diz ter TV Digital, mais é só para os amigos da Beira Mar Norte, e as praias cadê a TV Digital?
    Nesse caso vc tem que ter NET!

  • Ismael 04/12/2009, 13:30

    "Lógica do sistema: Globo possui participação na NET; NET vende pacote digital mediano por preços altos (R$ 200,00 +); por quê facilitariam para quem não paga nada?"

    Empresa amplamente dominante do mercado não só querendo progredir como claramente se esforçando para barrar qualquer outra, mantendo e consolidando um monopólio.

    Isso me lembra tanto a informática.

    • Daniel 04/12/2009, 19:00

      Monopólio em um país onde existem 8 grandes emissoras de TV? Como o próprio nome diz, monopólio seria se tivesse só uma emissora.
      As pessoas confundem monopólio com concorrência e acham que é culpa de uma emissora ser líder se seus concorrentes não possuem qualidade e não investem em produção.

  • torres 04/12/2009, 14:34

    vamos de AZBOX/PREMIUM, buscar direto da fonte,sinal em HD,SD e SC, e dá uma banana bem grande para os monopolizadores da televisão brasileira!!!

  • Rogério S. Ferreira 04/12/2009, 15:37

    assunto "paralelo", mas nem tanto: alguem viu a materia sobre o IBOPE na rede record…
    se for verdade a globo não é tão lider assim.
    Na materia, justificam os numeros "alterados" devido aos bilhoes de reais em patrocinios.
    Não é só patrocicio, tem todos os esquemas com as retransmissoras do brasil, fora TV a cabo, um ibope "elevado", faz com que as pessoas "respeitem" as vontades da globo…
    inclusive na liberação dos sinais dos satelites.
    imagine a globo(rio) mandando sinal digital para todas as retransmissoras "não preparadas". Ia perder audiencia… mas ai i ibope altera o numero (se for verdade mesmo)

    não são só cachorros grandes, tem muito gato tambem… ehehehehehe

  • Luciano Barros 04/12/2009, 17:49

    Que eu saiba, continua tudo mais ou menos do mesmo jeito. Uma novidade é que a Rede Vida também transmite em HD, mas pouquíssimos programas. A outra, é que Globo está testando um receptor que virá com um GPS embutido, que só decodificaria os sinais da filiada da Globo daquela região. Acreditem, é isso mesmo.

  • Daniel Barros 04/12/2009, 20:59

    Fala Mário, é o Daniel,

    Então eu moro em Atibaia fica a +- 60Km. Aqui o sinal de TV é UHF e a retransmissora é mantida pela prefeitura da cidade. Se não me engano quem cede os equipamentos são a próprias emissoras de TV.

    Aqui no caso da Globo, antes o sinal era de SP, agora é de São José dos Campos (Vanguarda TV do Boninho).

    Acredito que para mandar o sinal digital todos os retransmissores devam ser trocados, mas ai não sei se depende de pressão da prefeitura ou vontade $$$$ das emissoras.

    Quanto a parabólica aberta se abrir sinal digital ai a perda de faturamento das afiliadas vai ser grande..

  • Ligeirinho 05/12/2009, 04:22

    Vou tentar supor alguns cenários.

    Há alguns fatores já cansados de serem repetidos sobre o porque da TV Digital ainda não ter uma boa abrangência:

    1 – Receptores caros: quem não tem dinheiro para comprar nova, provavelmente nem tem para ter um receptor/set-top-box. E para muitos, 200 reais em um aparelho que não sabemos o futuro dele pode ser um mal negócio. Logo, não temos muita audiência para o novo padrão, não temos como ver receptores mais baratos (apesar das promessas do governo falhas) e não temos também como interessar quem não tem TV Digital a ter neste patamar de preço.

    2 – Conteúdo: uma das principais promessas da TV Digital é justamente o multi-conteúdo dos canais. Cada canal pode ter até 4 sub-canais. A TV Cultura, se não me falha a memória ou não estou ignorante, é a única que opera com este tipo de padrão. A Globo nem pensa nisso (apenas usar dois canais: 1 de alta e outro de baixa definição) e os outros canais nem sabemos.
    Além disso, hoje há uma boa migração de telespectadores para internautas, graças ao pouco conteúdo e sem significância para muitos.

    3 – Sinal: pegando o primeiro fator, temos o velho "Paradoxo de Tostines": Não temos sinal pois temos poucos receptores ou temos poucos receptores pois temos um baixo sinal? Não discordo que conteúdo local é bom, mas depende muito. Posso estar errado, mas hoje o mundo quer se unir, senão não existiria a internet.
    O que fariam as afiliadas então? Conteúdo para a internet, oras? O artista vai onde o povo está. Por isso que a RedeTV! e a Band tem o sinal digital na parabólica: elas sabem que se a pessoa quer o conteúdo da emissora principal, elas vão atrás, se elas querem o conteúdo local, elas vão atrás também.
    A Globo é teimosa, conservadora e controladora. Sabe que se perder as afiliadas, perde receita e perde audiência, que para muitos não é importante, mas para ela é.

    • samfortal 11/12/2009, 08:22

      Ligeirinho, você por aqui…

  • Kuki 06/12/2009, 12:23

    Moro em Florianópolis e estamos com problema de sinal. Aqui em casa não está entrando nenhum canal! Alguém sabe de alguma coisa?

  • Alexandre 08/12/2009, 01:23

    Em primeiro lugar, já sabemos que o sinal de tv digital por enquanto é fraco mesmo. Isso é fácil de resolver colocando-se um "booster" (amplificador de sinal) entre a antena UHF e o receptor. O aparelhinho pode ser comprado em lojas de eletrônica que vendem antenas e assemelhados. E é barato.
    Eu, por exemplo, uso um booster interno de ganho de 30 decibéis e pego UHF e TV digital à vontade. E o aparelhinho serve também para os canais de VHF. Uma beleza.
    Espero ter ajudado. Mais detalhes, podem passar-me um e-mail.

  • Alexandre 08/12/2009, 01:27

    O grande problema das cidades maiores é que existe uma
    "cultura" antiga de só se conhecer os canais VHF (2 a 13) e
    quando falamos com as pessoas sobre UHF (14 a 69), elas nem
    sabem do que se trata.
    O governo, em conjunto com as emissoras, deveria promover
    um "apagão" VHF, em data a ser marcada. Isto "obrigaria" o
    telespectador a migrar de vez para o UHF. E não haveria nenhum
    problema, já que todos os televisores continuariam recebendo
    normalmente os sinais, bastando apenas trocar a antiga e pesada
    antena VHF por uma nova e pequena UHF.
    Isso já seria meio caminho andado para a TV digital, pois os
    usuários já estariam familiarizados com o uso do UHF, bastando
    apenas adquirir posteriormente o famigerado conversor pra ver
    tv digital.

  • Alexandre 08/12/2009, 08:37

    Olá Moro noa cidade de Fronteira -MG e ja tenho desde 2005, a TV Digital em minha residencia, graças aos satélites que cobrem o Brasil, que são em torno de 25 (se não estou enganado), tenho hoje 1208 canais de cerca de 15 países em 18 idiomas diferentes, para isso precisei apenas comprar um receptor digital de boa qualidade que custa em média R$200,00 em site de vendas) 3 antenas de banda ku (tipo da Sky) e 2 parabolicas convencionais. Apontando-as para o satelite de seu interesse dá pra receber canais abertos de vários paises que transmitem todo tipo de proramação. Sugiro aos interessados darem uma olhada no http://www.brasilsatdigital.com.br, lá encontraram todo tipo de informção sobr este assunto.

    Abraços a todos.

  • Emilio Rubens 08/12/2009, 16:58

    Concordo contigo Alexandre, pra que se estressar com sinal terrestre, que é uma merda. Quando queimou meu receptor de satélite analógico. Não aguentei um mês assistindo o terrestre, ou seja a RIC (Record) e TVBV (Band), já que RBS (Globo) e SBT nem sinal por aqui. Ai descobri o receptor digital, comprei um por R$ 200 fazer um teste. Apontei para o satélite Brasilsat B4, foi uma festa, mais de 70 canais com imagem melhor do que o analógico. Gostei tanto que comprei um receptor digital HD. Hoje tenho mais de 300 canais FTA dos sats B4, C2, C1, Int805, Int1R, NSS806, C12, Hispasat. Claro que ai a Record faz sucesso, já que não tem Globo FTA.

  • Emilio Rubens 08/12/2009, 17:27

    hehehehehe, a Globo tá perdendo pra Record.
    Vejam, na comunidade “Minha Antena Parabolica” do orkut tem uma enquete e está assim hoje a disputa.

    Qual a rede de TV do satélite Starone C2 você mais assiste?
    Rede Globo 29%
    Rede Record 31%
    Rede TV! 5%
    Bandeirantes 5%
    Gazeta 1%
    SBT 14%
    Nenhuma 11%

    hehehehe, e a Globo ainda quer combater a Record, tendo a Globo seu sinal codificado, e a Record FTA. Azar é dela, só se for no dia de São Nunca.

    • samfortal 11/12/2009, 08:27

      A globo domina no ibope. Isso aí é besteira.

      • Emilio Rubens 30/12/2009, 21:58

        Isso é via terra, pois via satélite não. Veja no digital FTA (Aberto) no satélite Brasilsat B4. Tem umas 60 emissoras de TV Abertas e mais outros canais codificados. Dos abertos tem umas 15 emissoras que são Record e Band rede e filiadas FTA. Agora eu pergunto. Cadê a Globo para concorrer com elas? Os 3 canais da Globo deste satélite estão codificados. Assim como os receptores digitais estão sendo apontado para este satelite. Então quem só tem receptor digital FTA (como eu) vai assistir a Globo? Não. Por isso eu já faz mais de 2 anos que não assisto a Globo, pois ela não envia seu sinal para mim. Azar dela um telespectador a menos.

  • Edivaldo 11/12/2009, 12:07

    Torres.
    Para seu conhecimento o esquema AZBOX/PREMIUM é considerado ilegal, portanto se vc opta por isso é por sua conta e risco, não tente levar outros pra essa encrenca.

    • Emilio Rubens 30/12/2009, 21:33

      Edivaldo, É ilegal quem altera o Firmware dele para receber sinal codificado, como exemplo os canais por assinatura da Telefónica do satélite Amazonas. Este receptor digital vem com firmware para receber os sinais FTA (Abertos) e não os codificados assim como outros receptores digitais da Visiontec, Zinwell, Century e outros que não são usados na pirataria.
      O que muitos estão fazendo, eles estão baixando pela Internet um firmware que abre canais codificados e depois substituem o firmware original do aparelho. Isso sim é ilegal. Muitas emissoras permitem que seu sinal seja sintonizados pelos receptores digitais. Se elas não o quisessem,. elas codificariam seu sinal como as TVs por assinatura.

    • Paulo 13/04/2010, 23:29

      Edivaldo você está enganado.
      Receber canais FTA(free to air-canais abertos) não é ilegal e ter o aparelho AZBOX/Premium não é ilegal podendo ser importado legalmente para receber esse tipo de canal.
      O que é considerado ilegal: utilizar modificações de firmware para cardsharing (compartilhamento de códigos dos cartões ex:SKY…) abrindo o sinal de canais pagos(seria enquadrado como roubo de propriedade intelectual).
      Não é Ilegal: Modificações pontuais de Firmware liberando canais sem cardsharing
      (podem ser consideradas imorais ,mas não ainda ilegais)
      Não há jurisprudência sobre o assunto no Brasil sobre proibição de recepção de sinal enviado via frequencia civil(mesmo que codificada).Por ser enviado por este meio(publico) não pode ser considerado roubo de sinal como no caso da TV a Cabo(meio Privado).A Legislação ainda não é clara sobre o assunto para se proibir a utilização de tais equipamentos.

  • diná nagano 11/12/2009, 17:33

    esta foto é da parabolica que está no terraço????

  • Salomão 15/12/2009, 22:06

    Eu hein, tv aberta com DRM?

  • Jose 05/01/2010, 00:40

    Enquanto existir um monopolio chamado Rede Globo nada mudará, a Tv Digital no Brasil jamais vai para frente, uma vergonha isto. As outras emissoras deveriam lançar seu sinal digital aberto no satelite e pronto, que se dane a Globo, quando ela ver que todas aderiram ela vai ser obrigada a aderir. Chega de se curvar diante da Globo.

    • Emilio Rubens 09/01/2010, 00:41

      José, Já existe sinal aberto no satélite a bastante tempo, basta você comprar um receptor digital e apontar no para um satélite de preferência. O mais apontado é o Brasilsat B4, onde tem uns 60 canais digitais abertos. Tem canais das maiores SBT, Record, Band, e Rede TV.

      Mas se quiser os HDs pode apontar o satélite Starone C2 que tem uns 20 canais digitais abertos. Também tem canais das maiores Record, Band, e Rede TV, e uma filiada da SBT.

      Mas se quiser saber mais sobre satélites quem tem canais digitais entre ai nesse site.
      http://www.portalbsd.com.br/2009/satellites.php
      Ai tem a lista de satélites que são usados na comunicação por satélites.

  • Bartholomeo Sampaio 31/01/2010, 09:44

    A Globo está desenvolvendo uma TV parabólica digital adequada para o modelo de negócio dela e adequada também para o consumidor. O principal ponto: o receptor conterá um GPS e, desse modo, permitirá que se receba a programação local da emissora mais próxima de sua casa, em HD.

    O resto, como o que é feito pela Band e RedeTV, é puro improviso. Isso não é nenhuma novidade, afinal, essas TVs vivem de improviso. A dúvida: vale a pena assistir HD nesses canais, cujos programas são em sua maioria infomerciais e sessões de descarrego?

  • Marcos Silva 01/02/2010, 16:09

    Assistir tv pra que? hoje com a internet para noticias e dvd para filme, pra que tv?

  • Emilio Rubens 02/03/2010, 01:03

    Eu acho que isso ai é puro papo furado da Globo, até hoje ainda não se ouvia falar nada desse tal de receptor, onde tem o mesmo para vender. Enquanto isso os receptores digitais FTA estão bombando. Aqui na nossa região estimasse que já tenha em torno de 20 mil receptores digitais, claro que nesse numero estão os AZ, Probox, Golbox destes muitos usados na pirataria, mas aqui também tem muitos Zinwell, Century, Visiontec, Quasar, Logicasat, Cromus, Telesysten, Orbisat, Plasmatic, Nanosat, SonicView, Feasso, Elsys, Thomson, Visionsat, Amplimatic que recebem sinais digitais e não são usados na pirataria.
    Agora você me pergunta, eu tenho receptor de uma das marcas citadas, portanto eu tenho um receptor digital?
    Não, Pois estes marcas alem de produzirem receptores que recebem sinal digital, também produzem receptores que recebem sinal analógico. Se o teu receptor sintoniza a Globo é analógico. Se o teu receptor não sintoniza a Globo é digital (a não ser que a Globo banca a boazinha, e abre seu sinal).
    Por isso a Globo está perdendo audiência para a Record nos satélites, fato que já foi comprovado em muitas enquetes pela internet.

  • nei neri 26/03/2010, 11:41

    poque então não tira até mesmo o sinal analogico(star one c2)
    ele não transmite também para todo brasil,e mesmo assim nunca atrapalhou as suas (filiadas)
    e GLOBO só vcs mesmo!!!!

    • Emilio Rubens 31/03/2010, 13:55

      Então porque a Globo não coloca seu sinal FTA (Aberto) no digital, enquanto que o as outras já estão FTA no digital a muito tempo?
      Por que ela inventa um receptor digital (TVDR), para receber o seu sinal codificado (Igual TV por assinatura)?
      Não fomos nos que inventamos isso, é a Globo que faz isso.

  • Alex sandro 22/07/2010, 20:53

    ola,vcs poderiam me informar se o atual satelite c2 substituiu o satelite b4 ou o b1?

    • Emilio Rubens 01/08/2010, 17:05

      Um satélite foi susbtituindo outro, o C2 sustituiu o B4.

  • césar lima 09/12/2010, 19:23

    sim o satélite star one c2 hoje ele esta no lugar do sat b4 também conhecido como b1