TV Digital aberta pela parabólica: briga de cachorro grande?

T

parabolica

No nosso post sobre o Ginga em conversores legados de TV Digital, rolou um comentário de nosso leitor Daniel Barros sobre sua baixa expectativa de que a TV Digital aberta realmente chegue ao interior do País (e olha que ele mora a 60 km da cidade de Sampa). Isso me lembrou de uma velha histórinha meio sórdida que rolou no ano passado (2008) de que o sinal de SBTVD já estaria pronto e disponível no satélite Brasilsat C2 bastando apenas usar um conversor adequado.

E porque isso não deslanchou até agora? Pelo que entendi, culpa da  de algumas redes de TV e de suas afiliadas que estão embolando o meio de campo, ou seja, uma briga de cachorro grande.

Quem me contou essa história foi meu colega Wharrryssson Lacerda, jornalista e produtor do programa Olhar Digital que fez uma matéria sobre esse assunto e que também foi comentado em seu blog:

TV em alta-definição nas parabólicas?

Sexta-feira, 29 de agosto de 2008 às 13h23

Esse é um daqueles casos difíceis de resolver. Com a chegada das imagens em alta-definição ao Brasil, aparentemente, ninguém se deu ao trabalho de pensar mais profundamente na questão das parabólicas. (…) O problema é que essa definição mexe com vários interesses.

Atualmente, tanto Rede TV! quanto Band já enviam sinal em alta-definição para distribuição via parabólicas (…)  Mas, a Globo, principal emissora do país, resiste ao movimento. O temor é de que a sua rede de estações afiliadas sofra com a situação. Temor justificado: ainda não se sabe quanto tempo exatamente levará para que todas as emissoras e retransmissoras estejam prontas para a TV digital (…)

Leia a nota na íntegra aqui.

Como disse, essa história é meio antiga, mas pela falta de gente falando sobre isso, não sei se esse assunto evoluiu disso.

Quem souber de algo, por favor comente!

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos